GabrielAlmeida::eduardodtb::GabrielAlmeida::jgfcunha::fabiomoon007::E se todos os influencers parassem de produzir conteúdo?
Absolutamente nada.
O que aconteceria com o mercado?
O que aconteceria com as editoras?
Arrisca um palpite?
acho que o alcance do hobby seria ainda menor do que já é.
os influenciadores ajudam a divulgar jogos e criar hype. Isso ajuda a vender jogos.
Hoje em dia, jogos que não são amplamente divulgados, tendem a ficar encalhados nas lojas. Não porque sejam ruins (podem até ser), mas porque tem outros mais "recomendados" pra você olhar primeiro.
ainda acho que os influenciadores fazem um pouco do que as pessoas não querem fazer, seja ler o manual dos jogos, pesquisar e comparar com outros.
Caso não houvessem influenciadores, as editoras e lojas precisariam de outra forma para fazer essa divulgação. Pode ser que daqui a alguns anos a onda dos influenciadores passe, mas hoje, na minha opinião, essa é a forma mais efetiva de aumentar o alcance dos produtos, principalmente em um público mais jovem.
a questão é, PARA OS JOGADORES (e não para editoras): por que essa ânsia por tornar o hobby uma parada gigantesca? qual é o problema em ser pequeno? já adianto que tornar o hobby mais acessível por meio da redução de preços decorrente da competitividade causada pela entrada de mais players no mercado não é uma realidade. quem está aqui desde o início da década passada sabe que, por mais que antigamente tínhamos menos opções, os jogos eram muito mais baratos do que são hoje.
Como assim, cara?
Quantas lojas que vendem board games e fazem jogatinas tem na sua cidade? Agora conta quantos campos de futebol society e lojas esportivas.
E escala abaixa preço sim. Por essa razão Uno custa R$ 10 e Trio custa R$ 50. Você citar um "antigamente era muito mais barato" é igual em qualquer mercado. Um carro popular há 10 anos não custava nem metade do que custa um hoje, isso é escrotice de mercado e do capitalismo como um todo em qualquer segmento. Mas novamente, maior escala favorece (e muito).
Eu concordo com você. É verdade que antigamente BGs eram mais baratos pq tudo era mais barato, sim. Mas isso não muda o fato de que a Galápagos, editora que praticamente monopoliza o mercado, pratica os preços que quiser já há muito tempo. E não tem popularização do hobby que possa frear isso no horizonte próximo. A GROW, que é a GROW, desistiu do mercado.
A GROW não desistiu do mercado, ela desistiu de tentar trazer jogos mais caros e robustos, já que no fim ela viu que a margem de lucro dela não compensava o trabalho. Ela continua no mercado de jogos de tabuleiros, mas com os jogos de sempre que vendem bem o suficiente para ter em qualquer loja de brinquedo, custa menos pra ela produzir e a margem de lucro deve ser maior.
Da mesma forma que a Papergames desistiu de jogos mais robustos para se concentrar nos partygames e jogos familia.