REVIEW DO CARDGAME DE CONSTRUÇÃO DE BARALHO BARBAROSSA
Sinopse do Jogo:
Barbarossa está situado num cenário ficcional da Segunda Guerra Mundial, em que meninas bonitas militares alemãs correm contra Moscow para derrotar o mago malvado Stalin.
O jogo usa o mecanismo de construção de baralho, onde cada jogador começa com um pequeno baralho de cartas de recursos e, durante o curso do jogo deve-se comprar cartas da reserva aberta para construir um baralho para jogar. O objetivo do jogo é conquistar Moscow. Se Moscow cair o jogador com mais pontos de vitória será o vencedor. Pontos de vitória são adquiridos por conquistar cidades diferentes e / ou posições estratégicas durante o jogo. Toda vez que você ataca uma cidade, cartas de eventos de um baralho de evento são comprados.
Como todos os jogos de construção de baralhos da Arclight, as ilustrações são fornecidas por artistas famosos de fanzine japoneses.
Componentes:
O jogo é composto por 1 manual de regras e mais 315 cartas, sendo 10 cartas de guias de referencia, e 305 cartas de jogo. A cartas de Barbarossa tem uma arte inspirada em animes japoneses com temática Ecchi com garotas em poses provocantes e trajes com apelo sexual.
Faq:
- Zona de guerra: É a área onde ficam todas as cartas do jogo disponíveis para compra.
- Deck: É o baralho do jogador.
- Descarte: Cemitério do jogador.
- Mão: É a mão de cartas do jogador, se começa com 4 cartas na mão e se compra novas 4 cartas todos os turnos, no final de cada rodada as cartas que o jogador não baixou da mão irão para o descarte, o jogador pode guardar uma das cartas que sobrou na sua mão para o turno seguinte ficando com até 5 cartas na mão no próximo turno (1 carta guardada +4 cartas da compra de todo turno).
- Play Zone: Toda carta tem um custo de Tatic Points que variam entre 0~2 para poder ser baixada da mão, as cartas que são baixadas vão para a play zone onde seus efeitos são ativados, depois de ativar os efeitos das cartas na play zone, elas vão para o descarte ou para a linha de frente.
- Linha de frente: Algumas cartas tem um efeito extra que só pode ser ativado quando esta carta está na linha de frente, as cartas na linha de frente podem ativar seus efeitos uma vez por turno sem nenhum custo de pontos táticos, depois de ativarem seus efeitos elas são viradas de lado para descansarem não podendo mais ativar seus efeitos nesse turno, no turno seguinte elas voltam ao normal podendo utilizar seus efeitos novamente, sempre que uma carta vai para a linha de frente ela vai virada de lado só podendo ativar seu efeito no turno seguinte.
Supply Points: É como o dinheiro do jogo, usado para comprar cartas da zona de guerra para o seu deck.
Draw Points: Cada draw point ganho no turno permite puxar mais cartas do seu deck para sua mão naquela rodada.
Tatic Points: São os pontos necessários para baixar uma carta da sua mão para a Play Zone, se começa com 1 Tatic Point por turno
Attack Points: São os pontos necessários para se batalhar contra as Site cards.
Reinforcement Points: Cada reinforcement point que você tenha permite que você compre uma carta por turno da zona de guerra para o seu deck, você começa com 1 reinforcement points por turno.
Victory Points: São os pontos de vitoria do jogo.
Cards:
Barbarossa possui 6 tipos diferentes de cartas, e elas são;

São as únicas cartas que custam zero pontos de tatica para serem baixadas da mão para a play zone, elas são a sua fonte de renda no jogo lhe proporcionando supply points para que você possa comprar cartas para melhorar seu deck.

São as principais cartas que compõe seu deck, todas custam de 1 a 2 pontos de tática para serem postas da mão na sua play zone, muitas das army cards possuem um segundo texto com o fundo amarelo, essas cartas podem serem postas na sua linha de frente.
Exemplo: Na imagem abaixo a carta "Grenadier regiment" possui dois textos de efeito um com fundo branco e outro com fundo amarelo, ao se gastar o ponto de tática necessário para baixa-la da sua mão para sua play zone você ganha o bônus no texto em branco +1

, depois disso você poderá optar por manda-la para o seu descarte ou para a sua linha de frente, caso a mande para a linha de frente ela devera ser posta virada de lado indicando que está exausta e só poderá ativar seu efeito em amarelo no próximo turno. No turno seguinte depois de descansada ela poderá utilizar seu efeito em amarelo uma vez por turno.

Você as compra e as utiliza do mesmo jeito que as army cards, a diferença é que essas cartas só podem ser utilizadas uma unica vez, depois de as utiliza-las elas voltam para a zona de guerra sendo necessário compra-las novamente caso queira utilizar seus efeitos novamente, deve-se se utiliza-las com sabedoria já que as perdemos após o uso.

As cartas de suporte são um pouco diferentes, você embaralha todas elas juntas em um deck (deck de suporte) e vira apenas uma de cada vez, sempre que uma carta de suporte for comprada, uma nova carta é virada do deck de suporte ficando disponível para compra. Elas dão bônus e efeitos especiais para o seu exercito.

As cartas de evento são embaralhadas assim como as cartas de suporte no deck de eventos, só que diferente das cartas de suporte onde a carta de cima do deck fica exposta, as cartas de eventos ficam viradas para baixo, e somente quando uma cidade é atacada que uma carta de evento é ativada e seu efeito somasse as defesas da cidade tornando as batalhas contra as cidades mais difíceis e imprevisíveis.

São as únicas cartas do jogo que podem ser atacadas, para derrota-las os jogadores precisam ter no turno em questão a quantidade de ataque points igual ou superior a defesa da carta (ícone vermelho no topo a direita).
Preparação:
Na imagem abaixo temos um exemplo de como preparar sua zona de guerra
Note que as cartas estão alinhadas de acordo com seu custo de compra para facilitar o uso.
Agora nessa segunda imagem temos um exemplo de como ficara a mesa do jogador.
Como podem ver existe o deck, o descarte, as cartas na mão, as cartas que foram baixadas na play zone, e as cartas da linha de frente, sendo que as cartas da linha de frente viradas de lado são as que estão exauridas nesse turno.
Combate:
Durante o seu turno você poderá apenas uma vez declarar combate contra as site cards antes que seu turno termine, existe 3 tipos de sites cards (Fortified Hill, Strategic position e Citys) que você pode atacar.

Essa é a Site card mais fraca, com apenas 3 pontos de combate você vence ela, depois de vence-la ela vem para a sua linha de frente e você poderá mais adiante descarta-la para diminuir a quantidade de pontos de combate necessários para se derrotar uma site card mais forte (como uma cidade por exemplo), cada Fortified hill que você descartar diminuirá em um ponto de combate necessário para se derrotar a site card que você estiver atacando.

Essa é um pouco mais difícil de derrotar, sendo necessários 7 pontos de combate para isso, você poderá descarta-la depois para reduzir em até 2 pontos de combate necessários para se derrotar a site card que você estiver atacando, só que essa carta diferente da Fortified hill ela lhe dá 1 ponto de vitoria

, portanto nem sempre é bom descarta-la já que você perdera seu ponto de vitoria caso a descarte.

Diferente das outras site cards que são todas iguais, as cartas de cidade são diferentes entre si, elas dão pontos de vitoria diferentes assim como tem diferentes valores defensivos, elas também são a principal fonte de pontos do jogo e são bem difíceis de conquistar porque além da defesa alta elas também quando atacadas ativam uma carta de evento que se soma a defesa delas.
Elas são embaralhadas e vai se comprando a carta de cidade de cima do deck para atacar, sempre que uma cidade for conquistada a próxima é revelada, sendo Moscow sempre a ultima cidade do deck.
Fim do jogo:
O jogo sempre termina após algum jogador conquistar a cidade de Moscow que deverá sempre ser a ultima do deck, após o termino do jogo deverá se somar todos os pontos de vitoria referente as cartas que os jogadores possuem em seu deck, descarte e linha de frente aquele que tiver mais pontos será o vencedor.
Avaliação:
Barbarossa é um cardgame de construção de baralho com uma temática forte, bastante recomendado para quem curte animes japoneses e também é fã de fatos históricos da segunda guerra mundial.
Quanto a sua mecânica apesar dele ter muitas características de deckbuilds como Dominiun ou Tanto Cuore, ele possui uma grande inovação que é o sistema de combate, onde você ao invés de apenas montar um deck enorme para que conceda pontos de vitoria, em Barbarossa você além de montar seu deck você deve também montar uma linha de frente composta por cartas de batalha que lhe permitirão derrotar cidades para adquirir pontos, e nesse quesito que mora a originalidade do jogo em relação a outros deckbuilds do tipo.
Bom ainda não joguei muitas partidas para opinar melhor, mais o pouco que joguei me agradou bastante, portanto recomendo o jogo para quem está atrás de um bom deckbuilding.