Alguns autores fazem sucesso por se repetirem: Uwe Rosenberg, Alexander Pfister, Simone Luciani, Shem Phillips... Você vê claramente no novo jogo que tem muito do jogo anterior. Seja uma combinação de mecânicas/mecanismos, seja pelo reaproveitamento de elementos do jogo, ou por desenvolverem "série de jogos". Lá fora parece que isso é muito bem aceito. Tanto que a propaganda do Wyrmspan é essa (apesar um jogo de ser um outro autor).
Aqui (na Ludopedia) me parece ser ligeiramente diferente. Além dos que não se importam com jogos parecidos, talvez tenha um pouco de mais força a rejeição de jogos muito parecidos ao aparecer times (um que torce para o azul de chocolate, outro, pro azul verde; outro ainda, pro azul azul) e jogadores que defendem a absurda ideia de que jogo tal é "killer" de outro ("eu nunca mais vou jogar Agricola porque eu tenho o Caverna"; ou pior "se você quer jogar Terra Mystica, jogue Projeto Gaia, que é muito melhor!").
Dito isso, eu não vejo um posicionamento tão diferente assim do Wingspan e do Mariposas no BGG e aqui (Family: 2 e 438 lá e Expert: 19º e Família: 187º) ou nos rankings gerais (25º e 1441º lá; e 19º e 607º aqui). Especialmente, porque o ranking dos dois fóruns são muito influenciados pelos votos de jogadores que preferem jogos pesados, enquanto o mercado prefere jogos festivos.
Mariposas é um jogo gostoso de jogar, visualmente elegante, dá para colocar crianças jogando, MAS não acho que cause um deslumbramento para muitos jogadores. E vocês fazem um excelente serviço ao trazê-lo pro cast para despertar interesse da galera daqui!