Não tenho experiência com outros 4x, e acredito que pra quem já tem familiaridade com esse tipo, talvez o Northgard deixe a desejar, mas acho que seria o mesmo que comparar um Euro 4,7 de complexidade com outro 2,1... a proposta é ser mais leve, simples é rápido, e não transmitir a mesma experiência.
Mas o foco do meu comentário aqui é na questão do deckbuilding, pois com essa mecânica eu já tenho um pouco mais de vivência. Nas primeiras partidas eu tive a mesma frustração que alguns destacaram (a mecânica desaparece no jogo), mas hoje após mais de 10 partidas e ter ele como preferido do meu grupo, posso garantir que o Deckbuilding é muuuito presente e com certeza vai definir quem leva a partida.
Embora sejam poucas as cartas adicionadas ao deck (7 obrigatórias e 2 opcionais) elas vão para o topo do deck (ou para à mão, no caso das específicas de cla) garantindo que já estejam disponíveis no turno seguinte, diferente de outros com a mesma mecânica, que dependendo da rodada, talvez você nem use a carta comprada.
Além disso, saber gerenciar as pedras para comprar cartas no momento certo, faz com que você tenha controle sobre o "timing" da rodada, agindo após os outros jogadores já terem gastado suas cartas (ações), é garantindo maior controle do mapa.
E nem preciso dizer que "limpar" o deck é extremamente importante, para garantir que você não vai ficar repetindo as ações básicas do jogo, que são extremamente limitadas, mas sim ações mais fortes, que vão direcionar você para uma estratégia mais bem definida.
Se não viram o deck building no jogo, recomendo experimentar um pouco mais!!! E vale destacar que ele mais sobre conquistar fama (fazer pontos), do que sobre combates