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Explorando o Cerrado Brasileiro

Biomas - Cerrado
  • avatar
    Tintreiro17/05/24 22:51
    avatar
    Tintreiro
    17/05/24 22:51
    99 mensagens MD

    Estou vindo aqui, para destrinchar um pouco do que é o jogo Biomas: Cerrado, um projeto independente, que ganhou vida graças a um projeto cultural de minha cidade.


    Já sou jogador, ilustrador e designer de longa data, e sempre gostei de tentar fazer os meus jogos, e até hoje não havia lançado ou chegado até um produto final, mas isso muda agora.


    Venho apresentar para vocês o meu jogo, e como ele funciona, e em breve haverá um vídeo de regras dele também por aqui.


    Como amante e praticante da Pixel Arte, coloquei todo esse aspecto visual em meu jogo, então chega de embromação, e quem quiser saber mais do que eu faço só fuçar no meu  insta, tem de tudo um pouco por lá: http://https://www.instagram.com/tintreiro/



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c5094_2m4vca.jpg


    Biomas: Cerrado, é um jogo para 2 jogadores, com uma duração média de uns 40 minutos em seu modo básico, e uns 50 minutos no modo Avançado.



    É um jogo Familiar, com mecânica principal de Coleção de Componentes e Seleção de Ação Simultânea. 



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ee728_2m4vca.jpg https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/616ca_2m4vca.jpg https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0dd9c_2m4vca.jpg


    No jogo iremos basicamente coletar cartas de tipos iguais para montar conjuntos, elas serão divididas em 3 tipos, animais, frutos e árvores, ( e Lendas, mas isso é avançado, e falaremos disso mais para frente), cada um desses tipos estarão dividido em 6 raridades de estrela, a raridade é o que dita a quantidade de cópias que a carta terá, quanto mais raro, menos cópias.


    As cartas mais raras, as de 5 estrelas e 6, terão uma pontuação extra, caso consiga baixar ela entre os seus conjuntos.



    Para adquirir essas cartas, cada jogador deverá andar com seu meeple pelas Cartas de Cerrado, que são essas grandonas com 3 divisórias, tais cartas permitirão ter acesso as cartas de mesmo tipo e raridade representadas, e todas elas serão de estudo único, algo que será sinalizado por um cubo de sua cor, impossibilitando de ser pego uma carta de um local que já tenha um cubo seu ou de outro jogador nela ( haverá uma regra, e cartas de efeitos que poderão burlar isso, mas falaremos posteriormente também.).


    Os locais sempre terão os 3 tipos, e a quantidade de estrelas nela sempre serão iguais, ou seja se uma Carta de Cerrado tiver um espaço bem raro, seus outros espaços serão mais comuns, vale ressaltar que para o setup do jogo, ele usará uma quantidade inferior do total, dando assim uma dinâmica de rejogabilidade seja por sua localização ou por estar ou não em jogo, isso irá impossibilitar dos jogadores contarem cartas, (mas algumas cartas de ações do modo avançado, permitirão ter acesso a informações antecipadas e privilegiadas dos locais).


    Cada jogador terá uma quantidade igual e limitada de cubos, ou seja, deverá pensar bem em quais cartas pegar, pois sem cubos, não se pegam mais cartas.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c3679_2m4vca.jpg https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/63852_2m4vca.jpg https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7c329_2m4vca.jpg


    O jogo contará com uma carta de Primeiro Jogador, aonde em seu verso irá detalhar a forma de se pontuar no jogo, ela terá outras utilidades que serão descritas mais para frente.


    Para se definir o primeiro jogador, fica a critério dos.jogadores a forma, aonde o manual irá sugerir um JokenPô ou Par ou Ímpar para isso.


    O jogo irá contar com Cartas de Perícia, que basicamente são recompensas, para o primeiro jogador que conseguir alcançar o que elas pedem, 3 conjuntos de cartas de algum tipo igual, como por exemplo Frutos, Árvores e Animais, e uma mais simples de 3 conjuntos, mas um de cada tipo, na qual conquistados uma vez, fica a carta com aquele jogador, para o resto da partida.


    E por ultimo e nem por isso menos importante, cada jogador terá seu Baralho de Rotinas, que serão compostas por 9 cartas e ambas serão idênticas, essas cartas serão usadas pelos jogadores para definir sua iniciativa, seus movimentos e quantidade de cartas que consegue estudar no turno que se inicia.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/596f2_2m4vca.jpg   


    E vamos para o Setup do jogo:


    1 - Embaralhamos todos as Cartas de Cerrado, as grandonas, e montamos uma gride de 5 x 3, é recomendado fazer essa montagem com as cartas de lado, pra facilitar a visualização para ambos jogadores do que cada carta oferece.


    2 - Cada jogador escolhe sua cor, pega seu Meeple, seus cubinhos e seu baralho de mesma cor de Rotina, e uma carta de Primeiro Jogador para cada.


    3 - Se define o primeiro jogador, e com isso um ficará com a carta de Primeiro Jogador virada pra cima e o outro virada para baixo.


    4 - Feito isso, ambos jogadores irão colocar seus meeples na carta central, e em seguida revelar todas as cartas adjacentes na ortogonal a esse espaço (as cartas deverão obedecer uma orientação em comum, para facilitar isso, em seus cantos inferiores direito, haverão uma pequena seta de guia, para que assim todas as cartas, sempre apontem para a mesma direção).


    5 -  Se separa em vários montes e colunas todas as cartas de Estudo, separadas em uma linha haverão as cartas de mesmo tipo ,e por coluna suas pilhas com raridades.


    6 - Próximo as cartas de Cerrado, se faz uma fila com as Cartas de Perícia, aquelas que pontuam o jogador que completar o que pedem em seus conjuntos baixados.


    7 - E por ultimo cada um embaralha seu Baralho de Rotina, composto de 9 cartas, e compra 3 cartas para sua mão.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5f548_2m4vca.jpg  https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4b025_2m4vca.jpg


    E começamos assim a partida...



    Cartas de Rotina


    Cada jogador irá escolher simultaneamente sua Carta de Rotina, e a deixará ela virada para baixo, próximo a sua carta de Primeiro Jogador, quando ambos as revelarem, se define suas ações e a iniciativa na rodada, nesse momento a Carta de Primeiro Jogador irá servir de desempate, para caso haja a situação de ambos os jogadores escolherem a mesma carta.

    Como vemos no exemplo acima na qual ambos os jogadores escolheram a Carta de Rotina de 3 Luas, sendo assim quem detêm a Carta de Primeiro Jogador será o primeiro.


    As Cartas de Rotina irão definir a que fase do dia, seu Estudioso acordou, para ir ao Cerrado estudar a fauna e flora.

    Sol sempre será o mais cedo e mais forte, mediano será a Tarde e o mais fraco será a Noite. 

    ( Um dos modos avançados irá bagunçar isso um pouco, mas falaremos disso depois).


    Caso ambos jogadores escolham cartas de mesma fase do dia, será quem foi mais cedo dentro dessa fase, elas serão divididas com 3,2 e 1 ícones, quem tiver a maior quantidade irá jogar o turno primeiro, por exemplo 2 Luas vs 3 Luas , o jogador com 3 Luas partiu no começo da Noite, então ele irá jogar primeiro.


    A informação seguinte, as setinhas das cartas, elas servem pra que você saiba a quantidade de movimentos que o Meeple irá fazer, variando de 1 a 6 movimentos, dependendo da carta.


    Os movimentos deverão ser feitos na ortogonal, cada Carta de Cerrado tem 3 espaços, e cada espaço que você entrar, irá gastar um movimento.


    Não é permitido transitar pelas cartas fechadas, excluindo a Carta Central.


    Não será permitido transitar por um espaço ocupado por outro Meeple, excluindo a Carta Central.


    Cada espaço só pode ser ocupado por um Meeple, e cada espaço só pode ter um cubo de alguma cor nele.


    Os cubos de outros jogadores não impedem seus movimentos, somente o Meeple.


    Você não é obrigado a gastar todos os movimentos que sua Carta de Rotina permite.


    Obs: O jogo terá uma ação especial que poderá ser feito antes dos movimentos, caso já tenha Cartas de Estudo em sua mão, o jogador poderá descartar ela de volta para as pilhas, para assim voltar um cubo de sua cor de qualquer lugar para a sua mão, essa ação tem o intuito de evitar alguns bloqueios por terminar a rodada em um espaço já esgotado, ou as vezes com o intuito de trocar uma carta de sua mão, por outra de outro tipo, por exemplo descarta uma carta de fruta para liberar um espaço de animal que deseja pegar.



    E por último temos o valor de Estudo, que serão as quantidade de cartas que você poderá pegar em seu turno, pelos espaços que iniciou, terminou ou transitou em seu turno, variando de 1 até 3 cartas por turno seu.


     Você não é obrigado a pegar a carta em cada primeiro espaço que passar, entre seus movimentos poderá escolher o que quer pegar, mas nunca excedendo o limite que sua carta impôs, por exemplo se ela permite que você ande 5 casas, mas pegue 2 cartas, entre esses 5 espaços você irá pegar somente 2 cartas. 


    Cada carta que seu Meeple Estudar, ele irá buscar nas pilhas a correspondente, e a colocar em sua mão, em conjunto você irá colocar um cubo de sua cor naquele local.


    Não há limite de cartas de Estudo em sua mão.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7e63a_2m4vca.jpg https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/17e75_2m4vca.jpg


    Publicação de Estudos



    No final de suas ações em seu turno, cada jogador poderá fazer uma e somente uma, publicação das cartas que coletou mais as que estão em sua mão, se quiser e se puder.


    Para isso o jogador deverá montar um conjunto de 3 cartas do mesmo tipo, podendo elas serem todas iguais, ou todas diferentes, assim como nos exemplos acima.


    Cada conjunto desse lhe renderá 5 pontos no final do jogo, e caso dentro deles tenha uma carta de 5 estrelas, (+ 1 ponto) ou uma de 6 estrelas (+2 pontos).


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/63852_2m4vca.jpg 


    Reivindicando Carta de Perícia 



    Após publicar, caso tenha alcançado 3 conjuntos de cartas de um mesmo tipo, ou 3 conjuntos, um de cada tipo, você poderá pegar uma e somente uma, no fim do seu turno.


    Cada carta dessa irá lhe render 1 ou 3 pontos a mais no fim do jogo, e conquistada uma vez, não poderá ser roubada por outro jogador.


     https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/596f2_2m4vca.jpg   


    Revelando Carta de Cerrado



    Ao fim da rodada, depois de ambos jogadores terem feito seu turno, o jogador que está com a face para cima da Carta de Primeiro Jogador, irá escolher sem olhar uma das Cartas de Cerrado viradas para baixo, para virar ela para cima, para ser feito isso é importante seguir as seguintes regras:


    1 - A carta tem que estar adjacente ortogonalmente a alguma carta aberta, ou seja as pontas das diagonais, não podem ser escolhidas no começo.


    2 - A carta Central de Cerrado, nunca será aberta.


    3 - Escolhida a carta, o jogador a vira, e a coloca na orientação correta, igual a das outras na mesa, ele então vira sua Carta de Primeiro Jogador para o seu verso, e assim o adversário vira sua carta também, agora na próxima rodada, o outro jogador terá a vantagem nos empates de Cartas de Rotina, e ele que irá escolher qual Carta de Cerrado será revelada.


    Obs: É importante e estratégico saber que sempre o primeiro espaço de cada Carta de Cerrado sempre terá a opção mais rara nela, e o seu último a menos rara.

     

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    Fim de Partida



    A ultima rodada do jogo é definida após a ultima Carta de Cerrado for revelada, tornando a rodada seguinte a última. 


    Contagem de Pontos


    E por fim chegamos ao fim da partida e para sua contagem de pontos, para assim definir o Estudioso mais renomado da Região!


    Os pontos serão definidos da seguinte forma:


    - 5 Pontos por cada conjunto baixado -


    - 1 ou 2 pontos  por cada carta de raridade 5 ou 6 em seus conjuntos baixados - 


    - 1 ou 3 pontos por Cartas de Pericia conquistadas - 


    - 1 Ponto por cada Carta de Estudo que permaneceu em sua mão, não importando a raridade -


    Nos exemplos acima temos: 


    Jogador Amarelo - 23 Pontos ( 20 por conjuntos baixados, + 1 por uma carta de 5 estrelas em seus conjuntos, + 1 por sua Carta de Perícia, + 1 Por carta em sua mão).


    Jogador Verde - 29 Pontos ( 20 por conjuntos baixados, + 3 por um carta de 5 estrelas e outra de 6 estrelas em seus conjuntos, + 3 por sua Carta de Perícia, + 3 Por carta na mão).


    Desempates


    Caso haja empate, existem 3 critérios para solucionar isso, caso nenhuma resolva, a partida termina empatada.


    1 - Mais cartas de 6 estrelas em seus conjuntos baixados.


    2 - Mais cartas de 5 estrelas em seus conjuntos baixados.


    3 - Mais cartas que sobraram em sua mão.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fe521_2m4vca.jpg    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8916f_2m4vca.jpg    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/11199_2m4vca.jpg


    Modo Avançado


    Esse modo é basicamente pequenas expansões/módulos que você poderá adicionar ao jogo, para assim deixa-lo mais complexo e estratégico.


    Eles podem ser selecionados em separado ou todos juntas, excluindo as Cartas de Metas que para entrarem no jogo, obrigatoriamente devem ir junto com as de Mérito.


    Cartas de Mérito


    Serão divididas em dois baralhos de 4 cartas, um da caneta prata e outro da caneta dourada, serão colocadas próximo as Cartas de Perícia no Setup, viradas para baixo.


    Elas serão cartas de ação de uso único, que poderão ser conquistadas após um jogador baixar um conjunto, ele então irá pegar todo o baralho, inicialmente as douradas, olhar todas secretamente, e escolher uma para sua mão, em seguida devolve o restante virado para baixo.


    Essas cartas permitirão ser anexadas com Cartas de Rotina, a partir da rodada seguinte, ao serem usadas elas ficam baixadas, para mostrar que já foram usadas, pois todas são de uso único, mas no final da partida, cada carta dourada lhe renderá 4 pontos, e a prata 2 pontos adicionais, não importando se ficarão em sua mão ou jogadas.


    A resolução delas serão feitas na ordem de iniciativa, que será definida pelas Cartas de Rotina, e poderão ser usadas no começo ou fim de seu turno em alguns casos.


    Cartas de Meta


    Serão cartas de objetivo, divididas em 3 dificuldades, fácil que lhe rende 1 ponto, média que lhe rende 2 pontos, e difícil que lhe rende 4 pontos.


    Elas serão colocadas acima das Cartas de Perícia, e serão separadas em pilhas pelas suas dificuldades, e depois revelada cada topo de suas pilhas.


    No fim do turno de cada jogador, se ele puder, poderá completar uma das cartas de Meta e pegar para sua área de jogo, mesmo que tenha completado mais de uma, deverá escolher somente uma, feito isso se revela a próxima carta daquele topo imediatamente.


    Elas só podem ser jogadas em conjunto com as Cartas de Mérito, pelo fato de um dos tipos de objetivo, fazer menção pela quantidade de Cartas de Mérito que conquistou na partida.


    Cartas de Lenda


    Serão cartas referenciando Lendas Urbanas do Centro - Oeste, para o jogo elas serão de um quarto tipo, que funcionará como um Coringa para baixar conjuntos, elas também possuíram raridade 7, e irá lhe conceder 3 pontos adicionais, ao jogador que baixar ela em algum conjunto seu.


    Sua carta de Local será sorteada no começo da partida, cada partida sempre terá somente uma carta de Lenda presente.


    No setup deverá ser ter um cuidado extra, ao todo são 15 Cartas de Cerrado, e você irá selecionar 14 delas, posicionar a Carta Central e suas adjacentes e revelar elas, somente depois disso você irá pegar a Carta de Cerrado de Lenda e adicionar as outras já escolhidas, baralhar, e terminar de montar o resto da gride 5x3, sendo ela a decima quinta carta, isso é feito para evitar que ela esteja entre as 4 cartas iniciais.


    A carta de local além da Lenda, terá dois espaços, que ao por cubo você não pegará cartas de Estudo, mas fará uma ação especial, cada Lenda tem uma ação diferente.


    E ao ser revelada a iniciativa do jogo inverte, a Noite fica mais forte, depois a tarde e a manhã fica a mais fraca.


    Isso irá permanecer no jogo, até que todos os espaços da Carta de Cerrado da Lenda sejam preenchidos por cubos de jogadores, vale uma regra especial aqui também, cubos dessa carta não podem ser retirados depois de colocados, e um mesmo jogador pode ter no máximo 2 cubos dele nessa carta.


    E encerramos essa jornada pelo Cerrado, no fim do mês (junho 2024) esse jogo será lançado em um evento cultural de minha cidade, Goiânia, e as cópias sobressalentes estarão a venda por aqui, para quem tiver o interesse, em breve haverá um vídeo de unboxing para que vejam o resultado final do produto, todas as fotos que estão nessa postagem inclusive, já são de sua versão final, o jogo não será vendido em lojas, devido a pequena quantidade de cópias produzidas.


    Agradeço quem teve o interesse e chegou até aqui, e uma boa criação de jogos a todos...

     












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