Post original: https://www.boardseyeview.net/post/pioneer-rails
Os jogos "rolar e escrever", "virar e escrever", provaram ser populares entre as editoras e o público. Pode pensar que com tantos no mercado podem ter ficado mais do mesmo, mas, com
Pioneer Rails, Matthew Dunstan e Jeffrey D Allers criaram um jogo "virar e escrever" em quatro rodadas com um tema forte e charme suficiente para torná-lo um favorito instantâneo da equipe do Board Eye View.
Como sempre, cada um tem sua própria folha para escrever. O jogo vem com dois blocos grossos de folhas dupla face (dois layouts diferentes para cada um dos dois designs e com focos do Velho Oeste ligeiramente diferentes para cada design). As folhas do mapa podem inicialmente parecer preenchidas, mas são bem simples. A caixa também inclui quatro lápis grossos e uma borracha, embora, como acontece com todos os jogos deste tipo, sempre recomendamos laminar algumas folhas para que possa reutilizá-las com canetas de limpeza a seco.
Observe também que a contagem de jogadores não está limitada a quatro: pode jogar este jogo com qualquer número de jogadores, e todos os jogadores jogam simultaneamente, então não há tempo de inatividade e jogar com, digamos, seis ou oito jogadores não faz o jogo mais complicado do que jogar com dois. Há também um modo solo.
Para dois ou mais jogadores, existem algumas cartas de objetivo compartilhadas e usará três das 21 fornecidas. Elas dão pontos por completar os objetivos indicados, com o dobro de pontos indo para o jogador que for o primeiro a completar cada objetivo.

De acordo com o tema, a partida é jogada com um baralho reduzido de cartas do Velho Oeste (apenas 10, Valete, Dama, Rei e Ás nos quatro naipes). A cada turno, três cartas são reveladas e o jogador ativo no turno escolhe uma para usar; os outros jogadores fazem uso simultâneo de qualquer uma das outras duas cartas. Registra o valor da carta que está usando em sua ficha com o objetivo de fazer uma mão de pôquer com pontuação alta ao longo de cada uma das cinco rodadas que compõem cada partida. O naipe é usado para determinar qual rede ferroviária você está estendendo (as folhas do mapa têm um hexágono inicial marcado com cada um dos naipes das cartas): você desenha três trilhos que se estendem do naipe escolhido ou do final de um trilho daquele naipe que desenhou anteriormente. Ganhará pontos quando suas redes ferroviárias ligarem cidades e fizerem fronteira com vários hexágonos locais. Alguns hexágonos precisam ter trilhos ao longo de apenas uma borda para pontuar, mas outros exigem trilhos em duas, três ou até quatro bordas...

Com arte de Javier González Cava, a Dranda Games fez um ótimo trabalho com a produção de
Pioneer Rails, e não há dúvida de que o evocativo tema do Velho Oeste acrescenta muito ao apelo deste jogo. Adoramos a jogabilidade simultânea e rápida e o fato de o jogo e seus critérios de pontuação serem bastante intuitivos. Gostamos especialmente das cartas de aplicação dupla: muitas vezes colocam nos jogadores o dilema de se concentrar na classificação ou no naipe. Tal como acontece com a maioria dos jogos virar e desenhar, os jogos Pioneer Rails são principalmente um solo multijogador, mas há espaço para interação no jogador ativo escolhendo uma carta para negar a um oponente uma mão de pôquer de alta pontuação.

Além dos dois designs de folhas de mapa com seus diferentes layouts e requisitos de pontuação, o jogo também vem com algumas mini expansões, incluindo um baralho de cartas de dono da empresa que atuam como cartas de evento que são compradas no início de cada rodada para modificar as regras de pontuação apenas para aquela rodada. Isso ajuda a apimentar ainda mais o jogo, e o faz sem aumentar significativamente a complexidade.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.