Nada foi mais frustrante do que comprar o
War: Império Romano e ver que as peças diferentes (legião, cavaleiro e catapulta) nada mais eram que quantitativos diferentes de legiões (1, 3 e 5 respectivamente).
WAR é um jogo que fez parte d infância de muitos, mas parou completamente no tempo em relação as inovações em regras. Tornou-se o grande inimigo (da maioria) de quem curte board game, mas quando lançou o Império Romano muitos acreditaram que poderiam ter melhorado o jogo. Só que nada foi feito efetivamente (exceto a redução no número máximo de jogadores, de 6 foi para 4) e o jogo continuava o mesmo e, apesar da redução do máximo de jogadores, as partidas ainda eram extremamente longas e chatas.
Foi então que eu resolvi que o jogo tinha que mudar, pois tinha potencial para isso. Influenciado pelas regras do
Risk (Revised Edition), - pai do WAR - lançado pela Hasbro aqui no Brasil em 2008/09, e pelos jogos de RPG, mudei a disposição das peças e as suas regras, além da forma dos objetivos dos jogos:
PEÇAS DIFERENCIADAS:
Cada jogador poderá ter, no máximo, 10 Generais e 10 Catapultas (simultaneamente) no jogo. As peças diferenciam-se do seguinte modo:
- Legionários (vale 1 legião): são peças comuns, atacam e defendem com dados normais, não podem se unir para formar outras (Catapultas ou Generais) e movimentam-se um território por vez;
- Catapultas (valem 3 legiões): são peças especiais, podem se desmembrar em 3 Legionários (mas não formam Generais), não podem ser formados por agregação de Legionários ou Generais, atacam e defendem com dados normais, acrescentam +1 no dado de ataque (de menor valor válido) e de defesa (no maior valor válido), é limitada a uma por território, são derrotadas como 1 legião e movimenta-se um território por vez. Em ações de batalha, a Catapulta somente será destruída por último (exceto quando estiver atacando e um General estiver comandando o ataque, se assim o jogador quiser);
- Generais (valem 5 legiões): são peças especiais, não podem se desmembrar em Legionários ou Catapultas, não podem ser formados por agregação de Legionários ou Catapultas, atacam e defendem com dados especiais (de oito lados), não pode haver mais de um general em um território, são derrotados como 1 legião e movimenta-se até dois territórios por vez. Nunca o General poderá ser a única peça do território, exceto quando ao final de uma batalha em que conquiste um território e seja a única peça remanescente (neste caso, assim que o jogador dispor de novas legiões, deverá colocar uma junto ao General solitário).
DIFERENCIAÇÃO NOS DADOS DE ATAQUE E DEFESA:
O nº máximo de dados: de ataque são 3 dados vermelhos normais (+ 1 dado vermelho especial, se houver General no ataque); de defesa são 2 dados amarelos normais (+1 dado amarelo especial, se houver General no território defensor). Esse nº se mantém mesmo que se tenha mais peças envolvidas na batalha.
OBJETIVOS:
NÃO há objetivos individuais.
São 10 objetivos abertos a todos na mesa, ao lado do tabuleiro, são comuns a todos os jogadores (diferem dos objetivos individuais do jogo).
Os 10 objetivos abertos são:
1 - Controle 18 territórios*;
2 - Controle a África Setentrional;
3 - Controle a Ásia Menor;
4 - Controle a Europa Ocidental;
5 - Controle a Europa Central;
6 - Controle a Europa Oriental;
7 - Controle a Península Itálica;
8 - Controle o Oriente Médio;
9 - Dominar 10 territórios em uma única rodada*;
10 - Possuir os 10 Generais no tabuleiro*.
Dos 10 objetivos abertos, 3 serão de posse permanente (com asterisco), do 1º jogador a conquistá-los, até o final do jogo, ou até que seja eliminado do jogo. Caso seja eliminado do jogo, o jogador deverá entregar seus objetivos conquistados (os de posse permanente).
Os 7 objetivos de controle de regiões só ficarão em posse dos jogadores enquanto eles controlares as respectivas regiões, ou seja, assim que perderem o controle da região perdem a carta-objetivo.
O jogo termina quando um jogador possuir 3 objetivos abertos conquistados (em qualquer combinação), em sua posse ao mesmo tempo.
Com essas alterações o jogo ganhou em estratégia, diminuiu o fator sorte (que ainda está bem presente, mas bem menor pela proporção máxima de dados de ataque e defesa - 3x2), e ganhou em dinâmica, pois desde que adotamos essas regras (house rules) o jogo mais longo foi de 2 horas.
Sei que com essas regras, ainda sim, o WAR Império Romano não pode se comparar aos outros jogos modernos, mas pela nostalgia vale a pena repaginar e tentar melhorar esse jogo.
Ps.: Posso enviar aqui para o Redomanet o manual de regras da casa (house rules), com os objetivos abertos e diagramados para impressão, se houver necessidade ou interesse do pessoal aqui. Pois como não é o manual original do jogo, sei que há restrições aqui no site.