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  3. WAR: Império Romano
  4. House Rules para WAR Império Romano

House Rules para WAR Império Romano

WAR: Império Romano
  • avatar
    PATCH_BSB16/10/14 14:34
    avatar
    PATCH_BSB
    16/10/14 14:34
    509 mensagens MD

    Nada foi mais frustrante do que comprar o War: Império Romano e ver que as peças diferentes (legião, cavaleiro e catapulta) nada mais eram que quantitativos diferentes de legiões (1, 3 e 5 respectivamente). 


    WAR é um jogo que fez parte d infância de muitos, mas parou completamente no tempo em relação as inovações em regras. Tornou-se o grande inimigo (da maioria) de quem curte board game, mas quando lançou o Império Romano muitos acreditaram que poderiam ter melhorado o jogo. Só que nada foi feito efetivamente (exceto a redução no número máximo de jogadores, de 6 foi para 4) e o jogo continuava o mesmo e, apesar da redução do máximo de jogadores, as partidas ainda eram extremamente longas e chatas.


    Foi então que eu resolvi que o jogo tinha que mudar, pois tinha potencial para isso. Influenciado pelas regras do Risk (Revised Edition), - pai do WAR - lançado pela Hasbro aqui no Brasil em 2008/09, e pelos jogos de RPG, mudei a disposição das peças e as suas regras, além da forma dos objetivos dos jogos:


    PEÇAS DIFERENCIADAS:

    Cada jogador poderá ter, no máximo, 10 Generais e 10 Catapultas (simultaneamente) no jogo. As peças diferenciam-se do seguinte modo:

    - Legionários (vale 1 legião): são peças comuns, atacam e defendem com dados normais, não podem se unir para formar outras (Catapultas ou Generais) e movimentam-se um território por vez;

    - Catapultas (valem 3 legiões): são peças especiais, podem se desmembrar em 3 Legionários (mas não formam Generais), não podem ser formados por agregação de Legionários ou Generais, atacam e defendem com dados normais, acrescentam +1 no dado de ataque (de menor valor válido) e de defesa (no maior valor válido), é limitada a uma por território, são derrotadas como 1 legião e movimenta-se um território por vez. Em ações de batalha, a Catapulta somente será destruída por último (exceto quando estiver atacando e um General estiver comandando o ataque, se assim o jogador quiser);

    - Generais (valem 5 legiões): são peças especiais, não podem se desmembrar em Legionários ou Catapultas, não podem ser formados por agregação de Legionários ou Catapultas, atacam e defendem com dados especiais (de oito lados), não pode haver mais de um general em um território, são derrotados como 1 legião e movimenta-se até dois territórios por vez. Nunca o General poderá ser a única peça do território, exceto quando ao final de uma batalha em que conquiste um território e seja a única peça remanescente (neste caso, assim que o jogador dispor de novas legiões, deverá colocar uma junto ao General solitário).



    DIFERENCIAÇÃO NOS DADOS DE ATAQUE E DEFESA:

    O nº máximo de dados: de ataque são 3 dados vermelhos normais (+ 1 dado vermelho especial, se houver General no ataque); de defesa são 2 dados amarelos normais (+1 dado amarelo especial, se houver General no território defensor). Esse nº se mantém mesmo que se tenha mais peças envolvidas na batalha.



    OBJETIVOS:

    NÃO há objetivos individuais. 

    São 10 objetivos abertos a todos na mesa, ao lado do tabuleiro, são comuns a todos os jogadores (diferem dos objetivos individuais do jogo). 
    Os 10 objetivos abertos são:

    1 - Controle 18 territórios*;

    2 - Controle a África Setentrional;

    3 - Controle a Ásia Menor;

    4 - Controle a Europa Ocidental;

    5 - Controle a Europa Central;

    6 - Controle a Europa Oriental;

    7 - Controle a Península Itálica;

    8 - Controle o Oriente Médio;

    9 - Dominar 10 territórios em uma única rodada*;

    10 - Possuir os 10 Generais no tabuleiro*.



    Dos 10 objetivos abertos, 3 serão de posse permanente (com asterisco), do 1º jogador a conquistá-los, até o final do jogo, ou até que seja eliminado do jogo. Caso seja eliminado do jogo, o jogador deverá entregar seus objetivos conquistados (os de posse permanente).


    Os 7 objetivos de controle de regiões só ficarão em posse dos jogadores enquanto eles controlares as respectivas regiões, ou seja, assim que perderem o controle da região perdem a carta-objetivo.


    O jogo termina quando um jogador possuir 3 objetivos abertos conquistados (em qualquer combinação), em sua posse ao mesmo tempo.



    Com essas alterações o jogo ganhou em estratégia, diminuiu o fator sorte (que ainda está bem presente, mas bem menor pela proporção máxima de dados de ataque e defesa - 3x2), e ganhou em dinâmica, pois desde que adotamos essas regras (house rules) o jogo mais longo foi de 2 horas.


    Sei que com essas regras, ainda sim, o WAR Império Romano não pode se comparar aos outros jogos modernos, mas pela nostalgia vale a pena repaginar e tentar melhorar esse jogo.


    Ps.: Posso enviar aqui para o Redomanet o manual de regras da casa (house rules), com os objetivos abertos e diagramados para impressão, se houver necessidade ou interesse do pessoal aqui. Pois como não é o manual original do jogo, sei que há restrições aqui no site.


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  • MOITA1980
    981 mensagens MD
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    MOITA198016/10/14 17:10
    MOITA1980 » 16/10/14 17:10

    Interessante dá para dar uma turbinada neste jogo.  Da safra nova de WAR, tenho este e o Batalhas Mitológicas que considero bem superior aos demais, especialmente se usar as regras "opcionais".  A invocação de deuses e pontos de fé ficou bem interessante.  No entanto, acho que faltou ousadia da Grow em chutar o balde, especialmente em diferenciar os poderes dos monstros mitológicos.

    0
  • PATCH_BSB
    509 mensagens MD
    avatar
    PATCH_BSB16/10/14 17:17
    PATCH_BSB » 16/10/14 17:17

    Faltou mesmo, mas já foi uma enorme evolução para a Grow colocar dados d8 em um jogo consagrado no mercado brasileiro. Sabe o que é pior? Eu já conheci umas pessoas que jogam o Batalhas Mitológicas sem a regra alternativa, pois acha melhor sem elas... Eu acredito que é preguiça de ler as regras novas...

    Ah sim, eu tbm fiz adaptações ao Batalhas Mitológicas para melhorá-lo... Os objetivos abertos fazem muita diferença!

    0
  • rodrigues
    35 mensagens MD
    avatar
    rodrigues08/12/15 14:02
    rodrigues » 08/12/15 14:02

    ai cara esses oobjetivos abertos???? aonde sao colocados??? 

    0
  • rodrigues
    35 mensagens MD
    avatar
    rodrigues08/12/15 14:03
    rodrigues » 08/12/15 14:03

    como entram em jogo os generais?

    1
  • wilbertf
    981 mensagens MD
    avatar
    wilbertf08/12/15 16:49
    wilbertf » 08/12/15 16:49

    Tente aproveitar também algumas regras do Conquest of Empire.

    0
  • PATCH_BSB
    509 mensagens MD
    avatar
    PATCH_BSB08/12/15 19:51
    PATCH_BSB » 08/12/15 19:51

    rodrigues::ai cara esses oobjetivos abertos???? aonde sao colocados??? 

    Ao lado do tabuleiro, onde todos possam vê-lo.

    0
  • PATCH_BSB
    509 mensagens MD
    avatar
    PATCH_BSB08/12/15 19:52
    PATCH_BSB » 08/12/15 19:52

    rodrigues::como entram em jogo os generais?

    Os generais são os cavaleiros.

    0
  • EduBarba
    41 mensagens MD
    avatar
    EduBarba31/08/16 21:56
    EduBarba » 31/08/16 21:56

    Também fiz uma versão diferente, pelos mesmos motivos. Eu chamo de WAR Invasões Bárbaras. As regras são inspiradas no Angus e os combates são parecidos com o Cyclades. 
    Postei o manual na página do jogo WAR Império Romano. Não precisa saber jogar nem o Angus nem o Cyclades.

    2
  • TheIndian77
    1 mensagens MD
    avatar
    TheIndian7722/08/19 23:59
    TheIndian77 » 22/08/19 23:59

    Tem como me enviar as regras? 

    0
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