Escrita por: Rodrigo Neves.
Ogre Designer’s Edition é um jogo colossal no quesito apresentação e componentes. O objetivo deste overview será apresentar o que vem dentro da sua caixa e terá uma proposta equivalente a um unboxing.
Sinopse do Jogo:
Ogre foi o primeiro jogo do designer Steve Jackson, autor da franquia Munchkin e do Zombie Dice. Originalmente publicado em 1977, tornou-se sucesso como seu primeiro "Microgame", e hoje em dia é considerado um clássico. É um wargame de combate tático, oficialmente para dois jogadores, porém existem regras avançadas para o modo solo e partidas multiplayer em equipes.
Mais de 25 anos depois de seu lançamento original, Ogre foi relançado via Kickstarter, em uma versão denominada "Designer’s Edition". Esta nova versão possui uma caixa gigantesca e literalmente muitos... muitos quilos de componentes. O jogo conta com 5 boards gigantes, mais de 500 contadores de unidades em full-color, além de 72 Ogros e edifícios, representados por modelos em 3D.
Segundo seu desenvolvedor, Ogre Designer’s Edition ainda é fácil de aprender e rápido para jogar. O jogo básico leva apenas meia hora. Sem contar que com os mapas geomorphing e as centenas de novas sobreposições, são possíveis um número ilimitado de cenários. Atualmente o jogo se encontra OOP. Para mais informações sobre o projeto, é possível visitar o site oficial da Steve Jackson Games: http://www.sjgames.com/ogre/products/ogre6e/
Componentes:
Ogre Designer’s Edition é um jogo absurdamente gigante, pesado e espaçoso. Certamente é a maior caixa de boardgame que tive oportunidade de conhecer. Com 12,7 kg e dimensões de 61.0 x 50.8 x 17.1 cm, este “monstro” faz caixas de outros jogos considerados grandes, parecerem com fillers.
Interessante é que, mesmo com uma caixa gigante destas, não sobrou espaço interno para estas cartelas de tokens, miniaturas e contadores. E olha que são dezenas delas. A solução adotada pela Steve Jackson Games foi, no mínimo, inusitada... as cartelas vieram por fora da caixa, mas embaladas no fundo, dentro do plástico.
Junto por fora da caixa do jogo, vieram dois cartazes grandes, apresentado em detalhes um “Ogre” e tutoriais de montagem das miniaturas.
Abrindo a caixa do Ogre, vemos o capricho desta edição de luxo. De cara encontramos dois inserts imensos, com divisórias identificadas, para as unidades do jogo. Eles acondicionam muito bem a todas as miniaturas e ainda sobra bastante espaço disponível para futuras expansões.
Por baixo destes inserts para miniaturas, encontramos os boards do jogo, manual e um outro insert fantástico para organização e armazenamento dos tiles e contadores do jogo, que são mais de 500. O aproveitamento do espaço é louvável. Um trabalho caprichado.
O jogo ainda conta com 5 tabuleiros divididos ao meio, totalizando 10 metades dobráveis. Cada uma destas partes possui características únicas, e podem ser combinadas entre si, gerando uma grande quantidade de boards diferentes. Pela proposta, nota-se que o emprenho com a jogabilidade foi nota 10.
As mais de 30 cartelas de tokens, peças e partes das miniaturas, vieram todas embaladas com muito esmero e capricho, individualmente separadas por papel vegetal para melhor proteção. Particularmente achei esta demonstração de cuidado algo diferenciado, que aponta o interesse da empresa em oferecer uma experiência única para o seu produto.
E por sinal... não posso me abster de mencionar... quando digo que são muitas cartelas de contadores, não é exagero. O tempo gasto para destacar tudo isto, além de organizar e classificar, é digno da grandiosidade do jogo. Prepare-se para colocar a prova toda sua paciência e força de vontade neste momento.
Entretanto, nada se compara com o trabalho de destacar e montar as 72 miniaturas que acompanham o jogo base. São tanques, barcos, torres, estações, reatores e muito mais. Elas são relativamente fáceis de montar, depois que se pega o jeito... mas são tantas... Ainda bem que tanto os cortes quanto o material de fabricação são de bastante qualidade.
Ao final de todo o trabalho de montagem, o resultado obtido encantará e recompensará aos amantes de wargames e miniaturas. As minis são muito bonitas, cheias de detalhes e bastante coloridas. Um excelente trabalho de arte e modelagem 3D. Vale mencionar, que apesar de serem feitas de papel, após a montagem, elas passam um sensação bastante honesta de robustez e qualidade. Porém demandará um cuidado extra do dono para com sua conservação.
Depois de tudo devidamente destacado e montado, é simples de organizar os componentes nos inserts. As identificações são fundamentais para agilizar setup antes da partida, e guardar tudo novamente à caixa no final do jogo.
Avaliação:
Ogre Designer’s Edition é um jogo de luxo, com proposta e acabamento épicos. Logicamente não é possível tecer comentários sobre sua jogabilidade, apenas abrindo a caixa e organizando os seus componentes. Mas é possível sim, se avaliar algumas características, e realizar algumas ponderações sobre ele.
Em primeiro lugar, aponto o tamanho e peso do jogo uma faca de dois gumes. Apesar destas características monstruosas o munirem como um jogo desejado, diferenciado e muito chamativo, estas medidas absurdas fazem deles o jogo mais complicado de transportar que já conheci. Será preciso muita disposição física e transporte adequado para levar este jogo a um evento ou a casa de um amigo para jogatina fora. É recomendado para quem tem pré-disposição em receber seus amigos em sua própria casa, para uma partida de Ogre.
Posso estar enganado, mas pela variedade de peças, mapas e unidades de combate, Ogre Designer’s Edition deve ter uma rejogabilidade absurda! Sem contar que existem peças para alteração de terrenos, regras básicas, solo e avançadas, é um jogo com potencial para oferecer muitas hortas de diversão.
O luxo, capricho e qualidade dos materiais são condizentes com a proposta dele. Só a experiência de abrir e organizar o jogo já encanta. É aquele tipo de jogo que tem tudo para se tornar facilmente um dos “queridinhos” da coleção de qualquer um. Agregando ao visual matador, o fato de que ele não possui dependência de idioma, e segundo o desenvolvedor, que suas regras são fáceis e as partidas rápidas, estimo que seja um bom candidato a ver mesa com frequência. Basta agora que ele seja um bom jogo... mas esta será uma análise que deixarei para um próximo overview, focado em apresentar as regras e avaliações do jogo básico.
Para finalizar, incluirei algumas imagens retiradas do Boardgamegeek, que ajudarão a dar uma melhor noção da brutalidade e monstruosidade do Ogre Designer’s Edition: