Bom, depois de muitas partidas nesse jogo, penso que se você jogar do jeito que está pensando, como: "vou combinar só cartas verdes, vou jogar muitas guildas, vou focar no militarismo", sua chance de perder será grande.
Entenda que 7 Wonders é um jogo reativo. Não dá pra jogar só olhando seu jogo, tem que ficar atento ao que seus vizinhos estão fazendo. Não adianta pegar aquela carta boa pra você e deixar passar as excelentes para o jogo dos vizinhos, então, olho neles. Esse é o 1°conselho.
Para maximizar seus pontos e aumentar suas chances de vitória, não dá pra ignorar as matérias primas ou o acesso a elas. A 1a era do jogo não é para marcar pontos. É para montar a base de sua economia com cartas de matérias ou amarelas que te ajudem no comércio. Negligenciou a 1 era, perdeu o jogo, simples assim.
A partir da 2 era, com sua base estabelecida, o foco é em pontos. Portanto, faça contas o tempo inteiro. Veja quantos pontos vai fazer com cada carta e jogue a melhor. Nesse ponto, não interessa muito qual cor de carta. Pontos é o que importa.
Na última era, não deixe passar cartas verdes pra quem só focou jogo nelas, não deixe passar aquela guilda que vai dar 15 pontos pro adversário, ou vai perder. Em resumo, use cartas fundamentais para o adversário para fazer seus últimos estágios da maravilha, caso ainda não o tenha feito.
Não há receita de bolo pronta e achar que dá pra seguir o mesmo roteiro toda partida só porque deu certo na outra, vai te deixar frustrado rapidamente. Em resumo, faça contas o jogo todo. Eu ganho mais pontos com essa carta? Jogue-a. O adversário vai ganhar muito com essa carta? Ou jogo a carta pra mim, ou faço maravilha ou na pior das hipóteses, descarto-a pra ganhar dinheiro. Não dê de mão beijada a galinha dos ovos de ouro pro adversário.
Quanto mais jogar, mais vai conhecer as cartas e buscar nelas as melhores combinações para o seu jogo, naquele momento.