clebercastilho::Acho legal pra caramba quando a galera discute um assunto, cada um expondo seu ponto de vista e experiências.
Mas o foda é quando essas diferenças viram motivo de zoação e chacota. Pow, chamar o cara de doente?
Cada um joga seus jogos como quiser, não?
Eu mesmo jogo solo, jogos que tem esse modo, quando não dá pra juntar a galera, não vejo problema nisso.
Eu entendo seu ponto e concordo com você, não acho certo a pessoa zoar ou fazer chacota ou até chamar de algo pejorativo só porque é diferente do que ela faz. Dito isso, tenho uma ressalva quanto ao que o autor do artigo defende: acho que ele está exagerando. Bastante. Você há de concordar que querer que
todo bendito jogo coop lançado por aí tenha um modo solo é um tremendo exagero. Existem mecânicas que só funcionam como deveriam se o jogo tiver mais de 2 jogadores, mesmo coop. Por exemplo: Mansions of Madness. Ele é um coop solável. Mas uma das mecânicas dele tem que ser solapada (insano traidor) pra poder funcionar. Fora os jogos que realmente precisam de informações fechadas para ter "graça", como trouxeram a tona. Claro que há exceções, por exemplo o The Lost Expedition, que tem um modo solo que tem uma adaptação para as informações fechadas, mas o jogo fica ligeiramente diferente.
Por outro lado, eu não sou ninguém pra julgar o exagero dos outros, afinal jogo até alguns competitivos de maneira solo e deixo o jogo "acontecer" sem assumir nenhum lado e jogando por todos. Com as adaptações e expectativas certas, você consegue jogar até competitivos determinísticos de maneira solo, tipo xadrez, mas você pode jogar contra diferentes engines (alguns tabuleiros tipo o DGT Centaur já vem com uma IA no tabuleiro físico), você pode estudar/analisar posições, variantes de aberturas, finais, combinações e uma penca de outras coisas, tudo sozinho, mas nunca vai conseguir jogar contra você mesmo, pois essa sugestão de "esquecer" as informações fechadas e não poder utilizá-las é bem forçada em qualquer modalidade de jogo, tanto coop quanto competitivo. Como eu disse ali pra cima: dá pra jogar par ou ímpar sozinho?
Enfim, eu acho que o pior de tudo é que a premissa de que todos os jogos deveriam ter um modo solo obrigatoriamente criaria restrições ou então acabaria que os modos solos seriam inferiores aos modos "normais" de jogos que tentassem trazer uma mecânica inovadora, pois não poderiam incluí-la de maneira completa.
Claro que tudo isso dá pra se resolver de uma maneira simples ao se aplicar a máxima: nem todo o jogo foi feito pra todo mundo.