MatosCaio::a fusão reflete uma falha no design do jogo, a maneira talve menos ruim de resolver um problema estrutural serio do jogo, que é a ausência de "catch up mechanism". O jogo é uma corrida por pontos onde quem fica pra trás não tem absolutamente nenhuma chance de correr atrás. Como o jogo não tem eliminação de jogadores (hoje em dia pega mal prum ameritrash colocar eliminação de jogadores no design), significaria a pessoa que tá atrás passar 1-2h jogando so pra cumprir tabela, como coadjuvante. A fusão foi criada como maneira de colocar eliminação de jogador na partida, mas sem declarar abertamente
O problema na minha opinião é que foi implementada de maneira atabalhoada, e em muitas ocasioes termina tirando dois (e não apenas um) jogador da partida. Se a distancia de pontos pro ultimo e penultimo colocado for grande, na hora da fusão o penultimo colocado vai perder uma quantidade grande de pontos, o que vai efetivamente elimina-lo também.
No livro de cenários existem cenários sem fusão. Dá pra jogar sem fusão sem fazer gambiarra nas regras, mas na minha opinião o ultimo lugar não vai se divertir nem um pouco 
Não acho que e falha de design do jogo. Você tem a mecânica de ganhar pontos ao perder unidades no combate (semelhante a outros jogos do autor), como também a fusão do jogo ser outra ferramenta para o catch up. Quanto a distância de pontos ser muito grande, sim, pode ser um punitivo para o penúltimo lugar, mas isso seria da própria mecânica como um incentivo a ninguém ficar para trás. Se num jogo onde a presença de sorte e NULA (e são poucos jogos assim), é um beneficio pra quem está na frente, e uma punição para quem está atrás. É só aprender jogar em torno da possibilidade de fusão, o que só vai aprender com mais partidas.
Quanto a eliminação de jogadores (ela ocorre de forma aberta no 4º conflito do jogo). O que faz com que o(s) observador(es) eliminados esperem pouco até a resolução do game.
Quanto a classificação de Euro x Ameri, já acho muito datada. O Ankh em essência e um Eurogame (até mais do que muitos por ai). O jogo segue a tendência
"streamlined, well-balanced play," de muitos euros por ai. Se for pra se manter nesses termos, diria que ele se encaixa em um Híbrido semelhante a Cyclades, Kemet, Blood Rage, Rising Sun, Mare Nostrum, Chaos in the Old Word, Eclipse, Heat, Smallworld, Mage Knight, Starcraft board game, etc.