lucas_ferra::Dia galera, ontem eu joguei o game com 2 novas expansões que comprei, e me frustrei um pouco por ter ficado muito tempo procurando os tiles, acho que de 3 horas de gameplay, 30 minutos foi procurando KKKKK.
Vocês organizam de algum jeito em que fica muito mais fácil para achar os tiles? Levando em consideração as expansões
Olá, caríssimo amigo.
Não tenho certeza se eu interpretei sua dúvida da forma correta, mas vou compartilhar contigo a forma como eu faço e que, para mim, vem funcionando bem.
No meu caso, tenho o jogo base com todas as expansões, sem insert e sem organizador. E procuro organizar os tiles da mesma forma que o jogo instrui que o jogadores organizem as cartas: seguindo a ordem alfabética. Embora os tiles do Mansions sejam um pouco mais específicos que os tiles do Jornadas na Terra Média (que são nomeados apenas com uma letra e um número, A1, A2...), vejo que essa solução é eficaz. Então, na hora de organizar o jogo no momento da preparação (e até na hora de guardá-lo) deixo sempre os tiles do mesmo tipo (beco, corredor...) juntos, buscando também respeitar a numeração (corredor 1, corredor 2). Pela minha experiência, assim funciona tranquilamente. Quanto ao assunto das expansões, ao organizar o jogo dessa forma que mencionei, procuro separar os tiles por expansão. Ou seja, separo todos os tiles de uma determinada expansão em um bloco, seguindo esse esquema de tipo e numeração. Vale lembrar que os tiles de cada expansão são marcados com um símbolo específico, justamente para facilitar a diferenciação e identificação.
No mais, vejo que a experiência auxilia também. Aos poucos, depois de algumas partidas, você já vai saber intuitivamente como identificar o tile que você procura, vai lembrar até do tile que fica do lado de trás. Mas..., se nada disso der certo, existe um documento no BGG com a lista de todos os cenários do jogo e os tiles utilizados em todas as variações daquele cenário (pode servir de referência para afunilar mais a quantidade de tiles que você precisará inspecionar até achar o certo).
Espero ter contribuído de alguma forma.
Abraços!