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O Mercado Não É o Facebook

  • Mortohero
    130 mensagens MD
    avatar
    Mortohero24/06/16 09:55
    Mortohero » 24/06/16 09:55

    Excelente texto.

    Fui até um evento a pouco tempo e eles estavam sorteando alguns jogos, eu e a minha esposa perguntamos como fazia para participar e a resposta foi: vocês tem que compartilhar uma postagem no Facebook. Nem eu nem ela temos Facebook.

    Ou seja, duas pessoas que foram até o evento não podiam particiar da promoção pois não possuiam Facebook.

    2
  • Nilberto
    395 mensagens MD
    avatar
    Nilberto24/06/16 11:21
    Nilberto » 24/06/16 11:21

    Mortohero::Excelente texto.

    Fui até um evento a pouco tempo e eles estavam sorteando alguns jogos, eu e a minha esposa perguntamos como fazia para participar e a resposta foi: vocês tem que compartilhar uma postagem no Facebook. Nem eu nem ela temos Facebook.

    Ou seja, duas pessoas que foram até o evento não podiam particiar da promoção pois não possuiam Facebook.


    Inclusive esse tipo de promoção fere as políticas do facebook, existe uma clausa específica pra isso dizendo que nenhuma ferramenta do facebook pode ser usada para fins de sorteio, seja compartilhar, curtir, comentar, etc.
    Mas tem muitos que ainda fazer promoções assim... fazer o que né :silly:
    PS: inclusive nos primeiros eventos aqui em Rio Preto também fizemos, mas logo vimos que não era permitido e paramos... 

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor24/06/16 12:33
    professor » 24/06/16 12:33

    Mortohero::Excelente texto.

    Fui até um evento a pouco tempo e eles estavam sorteando alguns jogos, eu e a minha esposa perguntamos como fazia para participar e a resposta foi: vocês tem que compartilhar uma postagem no Facebook. Nem eu nem ela temos Facebook.

    Ou seja, duas pessoas que foram até o evento não podiam particiar da promoção pois não possuiam Facebook.


    Já fiquei de fora de muita coisa por não usar o Facebook. Outro dia uma menina falou pra mim (abismada) que se eu não possuo um perfil no Facebook eu simplesmente não existo. 
    Eu não tenho o menor parâmetro para falar do que acontece ou não no Facebook a respeito do hobbie ou do mercado mas o Lucas tem toda razão. Essa ferramenta de interação social não é significativa para medir quaisquer tendência ou comportamento de mercado, quando isso tange aos jogos de tabuleiros e jogos de cartas. Quem segue o Facebook como termômetro mercadológico está fadado ao fracasso. Eu até arriscaria dizer que um estudo feito com base no banco de dados da própria Ludopedia possui muito mais relevância do que do Facebook. 

    1
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio24/06/16 13:37
    joaoclaudio » 24/06/16 13:37

    professor::
    Mortohero::Excelente texto.

    Fui até um evento a pouco tempo e eles estavam sorteando alguns jogos, eu e a minha esposa perguntamos como fazia para participar e a resposta foi: vocês tem que compartilhar uma postagem no Facebook. Nem eu nem ela temos Facebook.

    Ou seja, duas pessoas que foram até o evento não podiam particiar da promoção pois não possuiam Facebook.


    Já fiquei de fora de muita coisa por não usar o Facebook. Outro dia uma menina falou pra mim (abismada) que se eu não possuo um perfil no Facebook eu simplesmente não existo. 
    Eu não tenho o menor parâmetro para falar do que acontece ou não no Facebook a respeito do hobbie ou do mercado mas o Lucas tem toda razão. Essa ferramenta de interação social não é significativa para medir quaisquer tendência ou comportamento de mercado, quando isso tange aos jogos de tabuleiros e jogos de cartas. Quem segue o Facebook como termômetro mercadológico está fadado ao fracasso. Eu até arriscaria dizer que um estudo feito com base no banco de dados da própria Ludopedia possui muito mais relevância do que do Facebook. 

    Desculpe discordar, mas uma pesquisa com base no fórum da Ludopedia cai no mesmo problema do Facebook. A ludopedia tem 16.000 usuários cadastrados, já a boardgame Brasil tem 14.000. Mas quem participa do fórum, tirando algumas exceções são basicamente as mesmas pessoas. 
    Quem já participou de qualquer fórum da Internet sabe que dentre os cadastrados, você vai ter um universo bem finito de pessoas que participam ativamente. Chuto que tanto aqui, como lá por alto deva ter umas 200 pessoas q comentam com alguma regularidade. Passou disso tem a galera que só lê e é um número bem maior e que não sei se dá para mensurar. 
    Eu mesmo passei por todo esse processo, passei muitos anos registrado e aparecia de vez em quando para pesquisar alguma coisa. Daí as pesquisas ficam mais frequentes, você acha o fórum, passa a ser leitor e para virar comentarista é um abismo. 

    0
  • Groo
    488 mensagens MD
    avatar
    Groo24/06/16 13:55
    Groo » 24/06/16 13:55

    Nem 8 nem 80, né senhores? :( 

    Citando um dos comentários lá do facebook, "Facebook hoje, no Brasil apenas, tem quase 100 milhões de usuários. No País o número de pessoas usam a internet é algo bem próximo disso (pouco maior apenas). Considerar que quem jogar jogos de tabuleiro não estivesse também dentro deste número é complicado". (né?)

    As grandes empresas investem cada vez mais no social media e pesquisas nas redes sociais como Facebook, Twitter, etc para conhecer seu público alvo, estes ambientes possibilitam uma pesquisa de mercado espontânea que nenhum outro método possibilitava até então, cases de enorme sucesso como os da Netflix (no Facebook e Twitter) são apresentados e estudados em faculdades...

    Falando em jogos de tabuleiro, os posts das páginas do facebook da Galápagos, Devir, Grow, etc tem muuuuito mais curtidas e comentários que os mesmos posts disponibilizados nos fóruns particulares dessas empresas, fora o fato de que quem abre o facebook já dá de cara com as divulgações delas, sem precisarem lembrar de visitar seus sites.

    Sinceramente, eu respeito que algumas pessoas não curtam as redes sociais pela forma como as informações são passadas e as discussões acontecem, tudo muito rápido, com validade muito curta, mas a realidade (mesmo fora das redes sociais) é essa atualmente, ou pelo menos caminha cada vez mais para isso. Taxar de "fracasso" a utilização das redes sociais como termômetro mercadológico não só é remar contra a correnteza, mas, creio eu, pode ser um equívoco com poder de definir o sucesso ou fracasso de um novo produto, principalmente nos casos em que uma divulgação mais ampla e cara (MUITO MAIS cara) em TV, rádio, revistas, etc não é uma opção viável (caso dos jogos de tabuleiro).

    Enfim, acho que há que se separar os gostos e implicâncias pessoais das tendências de mercado ao se discutir este assunto. ;)


    4
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira24/06/16 14:11
    rafa.soliveira » 24/06/16 14:11

    Concordo plenamente, acho que nenhuma dessas ferramentas de interação social servem muito como parâmetro, pois elas acabam atingindo apenas um determinando grupo, que é apenas uma parcela de um grupo muito maior.

    Mesmo aqui acontece isso, se a gente fazer uma pesquisa perguntando o que o pessoal da Ludopedia pensa sobre Munchikin provavelmente o resultado será bem negativo e terá varias pessoas que nunca comprariam, mas mesmo assim é um jogo que sai expansões todos os anos, quer dizer ele vende e se vende o pessoal que adquire esse jogo não frequenta aqui. Pode-se dizer algo parecido sobre Magic, eu não tenho duvidas que Magic deve ser um dos jogos mais vendidos do Brasil, porém não há discussões aqui sobre este jogo. Aqui na Ludopedia e o mesmo pode se dizer no BGG, mesmo que todos tenhamos gostos diferentes e nossas divergências, acabamos concordando em muitas coisas, o que é algo benéfico, contudo não pode ser usado como um termômetro de mercado, pois atinge apenas uma parcela especifica do Hobby, não o Hobby como um todo.

    No Facebook é outra coisa, lá é algo altamente volátil, caótico, acaba sim tendo uma mistura, mas não chega a ser algo que beneficia o hobby e muito menos que chegue a representar uma coletividade para que seja usado como tendências do mercado. Lá serve muito para catar informações, as vezes para tirar duvidas, mas de resto é algo que não participo muito.

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor24/06/16 14:24
    professor » 24/06/16 14:24

    Sem querer se chato, acho que a conversa tá rumando pro:

    (     ) SIM. Eu acredito no Facebook.
    (     ) NÃO. Eu não acredito no Facebook.


    Acredito até que eu possa discordar de terem discordado de mim em alguns aspectos sem necessáriamente contradizer (ou ter intenção de) o que argumentaram.

    Vejamos o seguinte: Quem etá no Face e quem está na Ludopedia? Existem um grupo de pessoas comum aos dois universos. E existem grupos que pertencem a apenas um dos dois universos. Claro que no Face a visibilidade é muito maior dado que lá, o numero de usuários é muito maior. Eu pergunto: Qual é o nível de dedicação desses usuários à comunidade? 

    E o mesmo vale para a Ludopedia: A quantidade de pessoas que participam ativamente é muito menor do que o número total de usuários. Porém o perfil dos usuários dedicados aqui é muito mais representativos, e eu não estou falando das pessoas que produzem conteúdo. Verifique o número de visualizações mensais da Ludopedia. Quem visualiza é por que tem interesse em alguma coisa. No Face quem visualiza um grupo, comunidade ou sei lá como chamam ou queiram chamar já está no Face e não entra no Face exclusivamente para visualizar esse grupo/comunidade. 

    Uma pesquisa bem feita deve levar em consideração não o número total de usuários, nem tampouco os usuários que logam ou postam alguma com determinada frequência.  A pesquisa deve levar em consideração pessoas que se enquadrem em determinado perfil, que equivale ao seu público alvo.

    Em meu caso não se trata de curitir ou não essa onda que chamam de rede digital social. Mas volto a falar: Se você acha que  pelo simples fato de que 14.000 pessoas curtiram a imagem do seu produto numa página do Facebook você vai vender 14.000 cópias eu tenho certeza que sua concorrência iria soltar fogos de alegria. 

    Diferente de uma visão apocalíptica acredito que existe ainda muita tipo de marketing ou presença comercial que pode se aproveitar das redes sociais. O que não dá pra fazer é achar que são elas que ditam as regras.

    edit: Conheço jovens de 13 e 14 anos, professores e professoras que não participam da Ludopedia e ou de grupos de gamers no Facebook que começaram a comprar jogos de tabuleiro por que gostaram dos jogos que eu levo nas escolas onde trabalho. E para uma pesquisa superficial ou estratégia de marketing essas pessoas são anônimas. Você vai na Cultura e vê um monte de gente que nunca jogou um um jogo de tabuleiro moderno babando pelas caixas de expostas. 

    Então eu concordo com o Lucas mais uma vez, vale muito mais apenas você dar ouvido a quem entende do assunto do que tomar por base as curtidas do Face.

    0
  • MOITA1980
    997 mensagens MD
    avatar
    MOITA198024/06/16 14:29
    MOITA1980 » 24/06/16 14:29

    Groo::Nem 8 nem 80, né senhores? :( 

    Citando um dos comentários lá do facebook, "Facebook hoje, no Brasil apenas, tem quase 100 milhões de usuários. No País o número de pessoas usam a internet é algo bem próximo disso (pouco maior apenas). Considerar que quem jogar jogos de tabuleiro não estivesse também dentro deste número é complicado". (né?)

    As grandes empresas investem cada vez mais no social media e pesquisas nas redes sociais como Facebook, Twitter, etc para conhecer seu público alvo, estes ambientes possibilitam uma pesquisa de mercado espontânea que nenhum outro método possibilitava até então, cases de enorme sucesso como os da Netflix (no Facebook e Twitter) são apresentados e estudados em faculdades...

    Falando em jogos de tabuleiro, os posts das páginas do facebook da Galápagos, Devir, Grow, etc tem muuuuito mais curtidas e comentários que os mesmos posts disponibilizados nos fóruns particulares dessas empresas, fora o fato de que quem abre o facebook já dá de cara com as divulgações delas, sem precisarem lembrar de visitar seus sites.

    Sinceramente, eu respeito que algumas pessoas não curtam as redes sociais pela forma como as informações são passadas e as discussões acontecem, tudo muito rápido, com validade muito curta, mas a realidade (mesmo fora das redes sociais) é essa atualmente, ou pelo menos caminha cada vez mais para isso. Taxar de "fracasso" a utilização das redes sociais como termômetro mercadológico não só é remar contra a correnteza, mas, creio eu, pode ser um equívoco com poder de definir o sucesso ou fracasso de um novo produto, principalmente nos casos em que uma divulgação mais ampla e cara (MUITO MAIS cara) em TV, rádio, revistas, etc não é uma opção viável (caso dos jogos de tabuleiro).

    Enfim, acho que há que se separar os gostos e implicâncias pessoais das tendências de mercado ao se discutir este assunto. ;)



    Tenho que concordar com o Groo.  O artigo vai em oposição ao pouco que estudei na graduação e no mestrado sobre marketing em redes sociais.  Acredito que a Ludopedia seja uma ótima ferramenta, mas acaba agregando somente o pessoal já iniciado.  Não dá para comparar como ferramenta de divulgação com o Boardgames Brasil.  Inclusive lá mesmo quase todos os dias vejo mais e mais pessoas que não conhecem a Ludopédia, eu devo ser o campeão em recomendar listas daqui.  

    1
  • Groo
    488 mensagens MD
    avatar
    Groo24/06/16 14:37
    Groo » 24/06/16 14:37

    Eu não falei dos 14.000 usuários da BoardGames Brasil nem dos 16.000 usuários da Ludopedia, Professor, eu falei das plataformas em si. Tanto este fórum aqui quanto o grupo BG Brasil (ou qualquer outro) do facebook são grupos alimentados pelos board gamers mais aficcionados, que são uma enorme minoria.

    O que eu coloquei foi justamente que: considerando-se o público que apenas lê ocasionalemnte o que é publicado sobre o assunto e o público geral com potencial para comprar um board game, as redes sociais e provedores de mídias sociais tem maior abrangência que um fórum específico sobre o assunto. Eles já estão lá, que seja vendo outras coisas, e de repente "esbarram" na sua divulgação.

    A Ludopedia é importantíssima, principalmente pela parte do banco de dados sobre board games, mas como divulgação geral não dá para excluir ou minimizar o potencial das redes sociais e provedores de mídia social. ;)

    0
  • vgfelix
    159 mensagens MD
    avatar
    vgfelix24/06/16 14:42
    vgfelix » 24/06/16 14:42

    professor::Sem querer se chato, acho que a conversa tá rumando pro:

    (     ) SIM. Eu acredito no Facebook.
    (     ) NÃO. Eu não acredito no Facebook.



    Tenho uma impressão um pouco diferente sobre o rumo da discussão:

    (     ) SIM. Eu acredito no Facebook como ferramenta de divulgação.
    (     ) NÃO. Eu não acredito no Facebook como ferramenta para design de jogos.

    Minha opinião é de que ambos os pontos de vista estão corretos. 
    Uma rede social é mais eficiente como ferramenta de divulgação do que um fórum especializado, pois atinge um público mais amplo interessado no assunto. Além disso, a rede social tem ferramentas que facilitam a divulgação até para pessoas que não estão interessadas no assunto, e que podem vir a se interessar. 
    No entanto, o público mais especializado me parece mais adequado para oferecer opiniões bem fundamentadas sobre o assunto.

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