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Gostamos especialmente de jogos sandbox: jogos que permitem aos jogadores seguir qualquer um dos vários caminhos diferentes para a vitória. Por esse motivo,
Xia: Legends of a Drift System é um eterno favorito. A maioria dos jogos sandbox são competitivos. É relativamente raro encontrar um jogo sandbox que seja totalmente cooperativo e, da mesma forma, jogável como jogo solo. Surje então o
Project EOS Rise da Random World Games: um jogo com tema espacial que usa mecânica de alocação de trabalhadores. Os jogadores estão em uma corrida contra o tempo (ou seja: uma contagem regressiva para o final do jogo) para chegar ao refúgio, mas têm ampla escolha sobre os caminhos que seguem.
A premissa do jogo de James K Baker é que há um evento de extinção intergaláctica que se aproxima rapidamente. A Terra foi avisada com antecedência sobre isso e os 1-4 jogadores são a tripulação de uma nave que busca um refúgio único no planeta. Se jogar com quatro jogadores, cada um assumirá o papel de Comandante, Piloto, Engenheiro e Especialista em Combate. Você precisa gerenciar sua própria seção, mas tomará decisões coletivas sobre o que a nave deve fazer. Jogue com menos de quatro e precisará duplicar algumas ou todas as funções da equipe, mas será mais rápido e fácil chegar a um acordo sobre as ações. Isso significa que
Projeto EOS Rise funciona bem como jogo solo, mas gostamos especialmente dele com dois jogadores, cada um encarregado de duas funções da tripulação, pois isso oferece espaço para debate sem prender os jogadores em discussões excessivas ou deixar um jogador dissidente de lado.
Embora seu objetivo final seja chegar ao planeta refúgio antes do cataclismo intergaláctico, vai querer treinar e aprimorar as habilidades de sua tripulação e atualizar as capacidades de sua nave, pois isso o ajudará em sua busca. Pode caçar FRBs (‘Fast Radio Bursts’), pode visitar locais para coletar recursos valiosos e pode realizar missões paralelas de coleta e entrega pelos benefícios que elas lhe trarão. Existem naves alienígenas por aí e você entrará em conflito com elas, mas até que ponto buscar ativamente a batalha depende de você...
Há muito o que aprender antes de se familiarizar com
Project EOS Rise, mas uma das belezas de qualquer jogo cooperativo é que não precisa ter todos os jogadores totalmente cientes de todas as regras antes de começar: os jogadores estão sempre trabalhando juntos para que possam ajudar uns aos outros com omissões ou gafes. Na verdade, as regras sugerem que um jogador assuma a liderança como “facilitador do jogo”. É uma abordagem sensata ao lidar com um jogo relativamente complexo, mas precisa garantir que esse jogador realmente ‘facilite’, em vez de assumir o controle do jogo como jogador alfa e deixar os outros jogadores como meros peões espectadores. Tal como acontece com Xia, há muitos lançamentos de dados (principalmente dados personalizados de seis lados), portanto, um elemento de muita sorte, mas isso só aumenta a tensão de adrenalina do jogo. E, esteja avisado,
Projeto EOS Rise é difícil de vencer: na maioria das vezes enfrentará o esquecimento coletivo antes de chegar a esse porto seguro. Mas se achar que já domina o jogo, poderá aumentar ainda mais o desafio...
Projeto EOS Rise oferece ampla capacidade de repetição, não apenas pelas múltiplas opções que os jogadores podem escolher, mas porque a preparação é variada para cada partida. Em vez das peças aleatórias mais comuns usadas em jogos sandbox, Projeto EOS Rise usa um tabuleiro convencional para representar o universo, mas a população desse tabuleiro é aleatória usando d20 e d6 para alocar tudo a um setor e galáxia atribuídos. Pode ser inicialmente demorado, mas funciona.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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