Tuor_Raptor::Perfeito!
Eu jogo utilizando a sua linha de raciocínio. Primeiro, não jogo para ganhar e sim para me divertir, não que os outros membros do grupo compartilhem 100% com a minha ideia sempre. As vezes os jogadores tendem a ser mais competitivos do que o necessário.
Mas evito a todo custo prejudicar alguém por esquecimento. Sinceramente, acho que você punir um jogador por esquecimento ACABA com toda a experiência e tesão de jogar boardgame.
Imagina o esforço empenhado, horas disponibilizadas, para no final você prejudicar alguém por esquecimento? Se fosse eu, eu nem voltaria para essa mesa. Esclareço ainda que não voltaria a mesa por perder a partida (isso é o de menos), mas pela falta de respeito e amistosidade do grupo.
Tem que analisar caso a caso: no caso do Catan, é uma questão de escolha/convenção porque a regra permite.
Você fala em ficar horas empenhando um esforço para no final ser prejudicado porque esqueceu algo, mas e os outros jogadores que se empenharam da mesma forma, para no final descobrirem que todo o esforço deles foi em vão porque você foi esquecido? Tudo vai depender do acordado previamente na mesa, e para isso o jogo precisa ter regras claras. Por isso ele é um jogo moderno, não um brinquedo.
Se você estivesse em nossa mesa de Catan, por exemplo, você seria avisado previamente da possibilidade de outro jogador poder tomar sua vitória caso você não a reivindicasse (é até uma forma de privilegiar quem está prestando atenção no jogo), e assim escolheria permanecer ou não. Portanto, neste caso, não existiria essa questão de "prejudicar", pois foi o que a maioria escolheu, dentro das regras, e você já estaria de acordo caso permanecesse na mesa.
Aqui jogamos Catan de forma bastante competitiva, mas na maioria dos jogos que jogamos, não jogamos nesse nível de competitividade. Em Catan preferimos assim (provavelmente porque já jogamos muito ele), e assim escolhemos/convencionamos jogar. Se as regras permitem e a maioria está de acordo, então ninguém está errado.
Mas isso que falei foi para o caso do Catan. No caso do TfM Dados do tópico, e considerando o que já foi falado, entendo que deveria seguir como o carlosrocca comentou, dando o marco para quem o cumpriu primeiro, porque nesse caso me parece mais um erro de regra mesmo.