Edlomax::carlosrocca::Em uma implementação digital do jogo é muito provável que não exista nenhum botão para conquistar o marco, sendo uma atribuição automática quando o objetivo for conquistado.
Esse "é muito provável" mostra mais uma vez como essa é uma questão relativa. Isso aí também dependeria do nível de competitividade que se pretendia com a implementação digital. O jogo também poderia ser desenvolvido de forma a permitir o vacilo, e ele também não estaria errado.
É uma questão de escolha/convenção.
É muito provável porque as regras são muito similares à condição de vitória do CATAN, mas não dá para ter certeza de como o desenvolvedor vai abordar o assunto.
Edlomax:: Recentemente, jogando Catan em seis jogadores, um jogador papou mosca e não percebeu que já tinha feito 10 pontos. O jogador seguinte roubou a maior estrada de um outro jogador e venceu. Para quem você daria a vitória?
Demos a vitória para quem à reivindicou primeiro. No caso, o último jogador que bateu. E vida que segue.
Eu usei a comparação com CATAN justamente pela versão digital. Não existe possibilidade de continuar jogando se um jogador já tem 10 pontos porque a vitória é automática. E funciona assim em todos os jogos de tabuleiro que eu já joguei online.
Pontos de Vitória
O primeiro jogador a possuir 10 pontos de vitória quando chega o seu turno (ou completá-los durante o seu turno) ganha o jogo.
Fonte - manual do CATAN
E se um jogador esquece de ganhar o jogo no seu turno?
Victory Conditions - What if someone has reached the required number of victory points for a win but is unaware of it? Did this player win anyway?
Yes. The game ends as soon as a player has reached the required number of victory points on his turn. If he’s unaware of it, you should tell him, because you can’t take an already gained victory away from him.
www.catan.com/faq/basegame
Mas não dá para ter uma house rule?
According to standard rules, the game is won as soon as a player has reached 10 victory points, regardless if he notes or mentions it. Nothing can deprive him of his victory.
Then there is the tournament rule: In (German) tournament rules it is said that a player must also claim victory in order to win. If he does not claim victory on his turn, he has to wait until it is his turn again. In the meantime, another player could claim victory, the player could also fall below 10 victory points and the game would continue.
This is not a nice situation in a tournament, but it happenend and will happen again.
Note that this is a tournament rule only and not part of the original rules.
You may however decide to use it in your playing group as well, but this is not my business.
My business is the official answer according to the standard rules: 10 victory points reached (even with hidden victory points), the game is won.
Sebastian Rapp / Kosmos
boardgamegeek.com/thread/808573
Na minha opinião pessoal as regras são bem claras em todos os pontos, e a discussão passou a ter um foco maior em ética nos jogos de tabuleiro do que no que o manual está dizendo. Dar a vitória de CATAN para o jogador que reivindicou a vitória primeiro enquanto o outro já tinha 10 pontos vai contra a regra do jogo, mas existem torneios que funcionam desta forma. Se a regra de torneio se adapta melhor para o seu grupo e todos os jogadores ficam satisfeitos com a jogatina não tem nada de errado nisso, e o conceito de CATAN pode ser aplicado para outros jogos também.
Mas reiterando o questionamento original do tópico: O marco é de quem atinge os critérios primeiro. Se um jogador percebeu que o outro não pegou e correu para pegar, talvez seja necessário explicar melhor as regras para ele, e aí entra a questão de "sentir" como o grupo funciona. Entre jogadores que curtem jogos mais pesados não vejo problemas em seguir o manual à risca. Entre jogadores mais casuais que eventualmente "comem mosca" talvez uma house rule de quem o marco é de quem reivindica primeiro possa até ser a solução para possíveis brigas e desentendimentos na mesa.