Post original: https://www.boardseyeview.net/post/the-plot-thickens
Se gosta de contar histórias e/ou improvisar, a Bright Eye Games tem três títulos só para você. Criado por Mike Callahan, Tom Rochelle e Brigette Indelicato, e com arte de Kwanchai Moriya, The Plot Thickens é uma série de três jogos baseados em cartas, todos com mecânica idêntica, mas cobrindo três gêneros distintos de história:
The Plot Thickens: Sci-Fi Edition,
The Plot Thickens: Detective Edition e
The Plot Thickens: Romance Edition.
Cada jogo compreende baralhos de Pessoas, Lugares e Coisas específicas do gênero. Todos os 3-4 jogadores começam com uma carta de Pessoa como personagem principal. Eles compram mais cartas de Pessoa, Lugar e Coisa, até cinco, e na sua vez tecem uma história, jogando uma carta quando mencionam o ponto da trama referenciado nessa carta. Você coleta uma ficha de Ponto de Trama (com tema apropriado para cada um dos gêneros) sempre que coloca uma carta de sua mão. O próximo jogador então retoma a história usando suas próprias cartas e coletando fichas de forma semelhante para cada carta jogada. Esta primeira rodada, quando todos deram uma contribuição inicial para a história, constitui o primeiro capítulo.

No seu próximo turno, compra mais cartas para substituir aquelas que jogou, então terá novamente uma mão de cinco, e continua a história, mas desta vez coloca as fichas de Pontos de Trama que coletou nas cartas jogadas anteriormente por outros jogadores. São essas fichas de Pontos de Trama, nas cartas dos outros jogadores, que contam para pontuação no final do jogo (ou seja: após um número previamente acordado de capítulos; as regras sugerem três para um conto e seis para um romance).
A ideia é criar uma história coerente, então não se trata simplesmente de mencionar palavras à toa. Para jogar corretamente, precisa embelezar e usar as cartas como instruções ou pinos para sua história, de modo que entrelace as várias cartas na narrativa. Se um jogador se desviar muito deste caminho, pode denunciá-lo como tendo ‘Bloqueio de escritor’ e ele perderá a vez.
Mas toda essa conversa sobre reviravoltas e pontuação parece fora de questão. Embora o formato da série The Plot Thickens seja como um jogo, nossas partidas no Board’s Eye View têm, com razão, muito mais a ver com a história do que com o jogo. Tal como acontece com a maioria dos jogos festivos, é a experiência que importa mais do que a pontuação.
Gostamos de todos os três pacotes
The Plot Thickens por suas instruções narrativas e pela experiência interativa, em vez de jogos de tabuleiro no sentido mais convencional. E, a propósito, se você não está excessivamente preocupado com o elemento emocional quase competitivo, então não há razão para não poder jogar The Plot Thickens como um exercício criativo para apenas dois jogadores, ou até mesmo solo. Quem sabe pode até inventar uma história que escreverá e publicará. Artistas do circuito de comédia também podem usar The Plot Thickens de forma produtiva como uma ferramenta para aprimorar suas habilidades de improvisação.
Se você é professor,
The Plot Thickens pode ser uma ótima maneira de estimular a escrita criativa entre os alunos. Nosso palpite é que a caixa de Ficção Científica será a mais popular entre os alunos. Provavelmente são os jogadores mais velhos que vão querer usar a caixa do Detetive para desbloquear seu Raymond Chandler ou Agatha Christie interior, ou ir para Jane Austen ou Barbara Cartland ou até mesmo um atrevido 50 Tons de Cinza com a caixa Romance. E se estiver se sentindo realmente criativo, não há nada que o impeça de combinar duas ou mais caixas para contar histórias entre gêneros e para facilitar melhor o aumento da quantidade de jogadores para cinco ou seis pessoas.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.