Primeiro, vamos aos disclaimers, até porque meu gosto pelo jogo e estilo pode ser bem diferente do autor do tópico:
1) Conheci o TfM em 2016, e apesar de achar divertido até hoje, nunca esteve no meu top 10 ou top 15. Isso não é desmerecimento do jogo, mas só uma reserva em relação à duração da partida. Para mim, se for para gastar 3 horas numa partida, optarei por outros jogos ao invés do TfM, por achar que ele não vale esse tempo todo.
2) Por causa disso, eu não gosto de "cozinhar o jogo em banho-maria" sem motivo (salvo se tiver uma clara razao competitiva durante a partida que me faça acreditar que isso me dará a vitória). Eu sempre planejo a seguinte configuração de jogo:
- Era das Corporações: joguei só as primeiras duas partidas sem elas e depois não abri mão de jogar com as cartas extras. Apesar do inicio mais lento, gosto de construir a economia.
- Prelúdio: por ser simples, adicionar mais assimetria e por acelerar o término da partida.
- Governo Mundial E Venus: O Governo Mundial acelera a princípio a terraformação marciana (a menos que o jogador da vez escolha Vênus para retardar o fim) e eu gosto das cartas de Vênus.
- Colônias: por dar mais opções ao uso de energia e titânio e ter mais cartas
- Mapa Hellas (ambos os lados): porque a variedade é legal e não prejudica o tempo de jogo.
- Número de jogadores: 2 ou 3 com draft (mas topo jogar sem) e 4 SEM draft e não sei se hoje toparia (sugeriria outro jogo). Em todos os casos com jogadores que já estejam bem familiarizados com pelo menos as cartas do jogo basico. 5 jogadores nem pensar.
- Eu NÃO uso o Turmoil (Reviravolta) por achar que ele acrescenta ainda mais tempo de partida num jogo que para mim já fica no limite do aceitável pelo que propõe. Pessoalmente, a perda do terraforming score em troca da manipulação das leis não foi um custo-benefício que me apeteceu.
3) As minhas partidas solo costumam durar por volta de 40 minutos. Já joguei uma partida de 1 x 1 com todas as expansoes (menos turmoil e sem draft) que demorou cerca de 50 minutos com outro jogador que também era bem familiarizado com as regras e cartas. Acho até 2 horas (com AP) aceitavel para uma partida de 2 jogadores e até 2h45 para 3 jogadores - com ou sem draft. Como citei ano início, mais do que 3 horas eu jogaria ao invés Ora et Labora, Anachrony, Scepter of Zavandor ou algum outro jogo que curta mais.
------------------------------------------------------------------
Dito isso, o que aconselharia ao autor para reduzir o tempo de jogo:
1) Mesa até 3 jogadores inicialmente, com partidas frequentes (1 vez por semana) com o mesmo grupo ou fazendo rotação dos jogadores se preciso. Grande culpa do tempo de jogo é o tempo que se gasta analisando e entendendo as cartas. Quanto maior a familiaridade com as regras, menos downtime - tenham paciencia pois a tendência é diminuir o tempo de jogo. E a PIOR forma de apresentar TfM a jogadores é montar uma mesa com cinco novatos e sofrer por 4 ou 5 horas e daí achar que é um jogo interminável.
2) O draft obviamente torna o jogo mais estrategico, mas evite-o até os jogadores ficarem bem familiarizados com as cartas. E nao sugeriria draft com 4+ jogadores
3) Jogue sempre com o governo mundial e expansao Prelúdio para acelerar a partida.
4) Evite a expansao Reviravolta.
Essa é a minha opinião, mas se o tempo de jogo não incomoda tanto ou se acha que estou sendo radical demais, divirta-se
. Por exemplo, eu tenho um casal de amigos que adora o jogo e gosta que ele se arraste como uma partida de 3-4 horas como um evento. Foi engraçado jogar com eles da última vez e ver a reação de "Que isso? Só manteve isso de carta???" , "Esse jogo foi rapido demais, queria que tivesse demorado mais, nao deu para curtir tudo".