Não sou muito bom em escrever regras de jogos, mas tenho essas ideias e gostaria que alguém me ajudasse a editar/montar/colocar em ordem essas regras.
Eu tenho toda a ideia do jogo muito bem estruturada na minha cabeça, mas colocar isso no papel é um saco. A ideia é o seguinte. É igual ao HeroQuest, na questão do jogo ter um mapa/missão pré-montado antes. O jogo vai ter 4 personagens, e 1 pessoa precisa jogar como o mestre pra ir revelando o mapa e controlando os monstros. Como falei, igual ao HeroQuest. Essa parte do HeroQuest eu não sei explicar muito bem, porém o resto do jogo é um pouco diferente, e eu explico aqui em baixo. Preciso que alguem me ajude a explicar a parte do "HeroQuest".
A história do jogo é o seguinte.
Em um futuro muito distante, onde a humanidade habita Estações Espaciais, Exploram Planetas inóspitos e Luas em busca de Recursos Lucrativos, ninguém estava preparado para o que foi encontrado… Uma Raça Alienígena conhecida como “Bugers”, sedenta por sangue e que sofrem Mutações em um curto período de tempo.
Muitos destes locais, agora estão infestados pelos Bugers. Porém, em algum lugar ainda podem existir humanos pedindo socorro, ou equipamentos valiosos para serem recuperados.
Para isso, foi criado um grupo de 4 Heróis Mercenários, com suas distintas profissões de, Soldado, Mecânico, Cientista e Droid Ninja, conhecidos como “R.E.I.S”, pois são contratados para realizar trabalhos como, Resgatar, Exterminar, Investigar ou Saquear estes locais que estão infestados por “Bugers”, ou quem sabe, até mesmo Piratas Espaciais.
Aqui a parte que eu não sei explicar, utilizando a minha "temática"
Neste jogo, você pode jogar entre 2 a 5 pessoas, sendo que uma delas precisa Controlar os Monstros e Revelar os locais onde os heróis estão explorando. Estes labirintos onde os heróis estão adentrando, são revelados aos poucos, conforme os heróis vão explorando, abrindo portas, virando esquinas. Existirão vários tipos de “Missões” onde os heróis têm em torno de 20 Turnos para terminá-la, pois alguns destes locais estão prestes a explodir, ou existe um vazamento de oxigênio. Lembre-se que estes locais onde os heróis estão entrando, geralmente são Estações Espaciais, ou em alguma Estação Mineradora em alguma Lua.
Para jogar você vai precisar do Mapa, 4 fichas de status dos personagens, 4 dados de D6, vários tipos de Marcadores, e o principal é o livro das Missões, que é onde você vai descobrir o que precisa fazer durante sua Missão. Estes locais são desconhecidos pelos Heróis, que irão sendo revelados conforme os heróis vão explorando e abrindo portas.
Um Turno do jogo é dividido em 2 partes. Primeiro é Ação dos Heróis, depois Ação dos Monstros.
é uma merda, é um monte de explicação só pra dizer que é igual ao HeroQuest, porém as missões tem 20 turnos pra serem resolvidas. Como explicar isso de modo rápido e prático sem precisar escrever 50 linhas de texto?
Vamos ver como funciona os Heróis, pois é diferente do HeroQuest
Ações dos Heróis - MOVIMENTO E ATAQUE
Cada herói tem um determinado número de pontos de Ação para ser usado em seu turno. Estes pontos são usados para fazer Movimentos (1 ponto para cada quadrado), Ação de Abrir ou Fechar Portas (1 ponto), Ataques de Tiro (1 ponto de Ação +1 Bala da arma do seu herói) ou Porrada Física (1 ponto de Ação) Procura por itens em Salas(1 ponto de Ação. A sala precisa estar sem Monstros. O Herói só pode procurar 1 vez por Sala. Quando ele faz essa procura, ele puxa uma Carta do Baralho de "Procuras", onde ele pode encontrar itens, equipamentos, armadilhas, monstros andarilhos(igual heroquest)).
Sempre que um herói se movimenta para um local que ainda não foi revelado, como um corredor, ou uma sala, ele deve parar seu movimento, pois o mestre precisa informar o que tem neste novo local. Quando um herói encontra/descobre um monstro pela primeira vez, ele pode atacar o monstro primeiro.(É igual ao HeroQuest)
Para o herói atacar um monstro, Ele pode usar Porrada Física, ou usar sua Arma de Tiro. Para dar um tiro ele deve gastar 1 ponto de Ação, e 1 Bala para rolar 2 dados D6. A soma do valor da rolagem dos 2 dados, será o possível dano causado ao monstro, que deve ser igual ou maior que os pontos de vida do monstro para eliminá-lo. Caso seja menor que os pontos de vida do monstro, ele então não será eliminado e poderá contra atacar o herói na hora, se movimentando em direção ao herói e atacando. Cada monstro ataca de forma diferente. Confira a Tabela dos Monstros pra ver como cada monstro deve agir.(Eu acho muitas palavras pra explicar que se o valor da rolagem dos dados foi maior que os pontos de vida do monstros, ele morre. Odeio ler um livro de regras que usa muitas palavras pra explicar algo simples. Eu prefiro quando é como a gente explica pra algum amigo, por exemplo. Se o valor for maior que a vida do monstro ele morre.)
O herói também pode utilizar até 3 pontos de ação a mais para aumentar o valor do dano que irá causar ao monstro. Para isso, o herói deve declarar e marcar quantos pontos irá utilizar antes da rolagem dos dados de ataque, este valor será somado ao valor total dos 2 dados D6 de ataque.
Exemplo de ataque: O herói ataca um monstro que tem 7 pontos de vida. O herói então deve gastar 1 ponto de ação + 1 ponto de Bala para fazer o Ataque de Tiro. Mas, ele resolve usar mais 2 pontos de ação para aumentar o valor total do ataque. Ele então rola dois dados D6. A Soma do resultado da rolagem dos dois dados foi 5, porém com +2 pontos extras de ação, ele chega ao resultado 7 que é o bastante para matar o monstro.
O monstro quando é eliminado, ele reage de formas diferentes dependendo da arma que você utilizou e a distância que ele está do seu herói.
Monstros que são eliminados por Armas de Tiro, e que estão adjacentes a um herói, ou que estão agarrados ao Herói, espirram sangue Ácido, role 2 dados D6:
Se o resultado for igual ou maior que os pontos de vida do herói, então o herói sofre 1 ponto de dano na vida.
Se o valor for menor que os pontos de vida, então o ácido corrói uma parede ou chão(Escolha do Mestre)
Parede destruída abre local para uma sala ou corredor(Sala), Buraco no chão, os heróis precisam usar 1 ponto de ação para pular pelo buraco.
Se o valor for 2 ou 12 é morte instantânea ao herói.
Alguns heróis possuem Armas de Porrada Física, que podem Atordoar o Monstro(fazendo ele ficar sem ação até o seu turno(Turno dos Monstros).Como eu falei no início o turno é dividido em 2 partes, Turno dos Heróis e depois Turno dos Monstros. Então eles ficam sem ação até chegar o turno dos monstros. Ou seja, se o monstro for atacado, e o herói errar, o monstro não pode fazer o contra ataque pois está atordoado), ou fazer o Monstro Soltar o Herói. O Soldado tem um Facão(Porrada Física) que corta o Monstro, portanto, o monstro Espirra Sangue Ácido quando é morto pelo Facão.
CONHEÇA OS HERÓIS
Soldado
Tem 8 Pontos de Vida e 20 Pontos de Ações
1 Metralhadora Pesada, com 5 Balas(Sempre recarrega com 5 balas(máximo) quando Começa um novo Turno)
1 Facão InstaKill (Mata instantaneamente monstros como, Planta, Aranha, Cobra e Drone)
Seus Especiais que só podem ser usados 1 vez por Missão.
-Berserker
Pode acertar múltiplos alvos visíveis com apenas 1 bala.
-Fúria de Batalha
Durante seu turno quando agarrado por algum monstro, pode se soltar e empurrar o monstro até 3 quadrados de distância.
-Dedo Rápido
Após errar algum tiro, pode automaticamente atirar de novo antes do monstro contra atacar.
Droid Ninja
Tem 6 Pontos de Vida e 20 Pontos de Ações
1 Pistola com 4 Balas(Sempre recarrega com 4 balas(máximo) quando Começa um novo Turno)
Seus Especiais que só podem ser usados 1 vez por Missão.
-Atravessa Paredes(Dutos de Ar)
Pode atravessar quantas paredes quiser durante seu turno(até terminar os seus pontos de ação)
-Invisível (Manto)
Pode passar por monstros(menos estacionários) sem ser percebido ou atacado(até terminar pontos de ação ou atacar um monstro)
-Holograma
Monstros irão se mover e atacar o Holograma (Até o começo de um novo Turno.)
-Velocidade
Pontos de ação usados para o movimento tem o valor dobrado.(Até terminar pontos de ação ou o turno)
Mecânico
Tem 6 Pontos de Vida e 15 Pontos de Ações
1 Escopeta com 3 Balas(Sempre recarrega com 3 balas(máximo) quando Começa um novo Turno)
1 Manopla(Pode atordoar Monstros como Planta, Aranha, Cobra, e Drones, também faz eles soltarem).
1 Torreta Estacionária(Pode ser deixada em qualquer local adjacente ao Herói, e acionada remotamente para atirar em monstros ao qual a Torreta tem visão. Ela carrega o máximo de 3 Balas - Cada bala equivale a 1 tiro com 2D6. Uma vez colocada no chão, não pode mais ser realocada, mas pode ser recarregada pelo herói com mais 3 Balas dele, caso ele tenha.)
1 Maçarico que Destranca Portas ou Tranca/Solda Portas.
Seus Especiais que só podem ser usados 1 vez por Missão.
-Manopla Escudo
Ignora o dano causado pelo ataque de um monstro(Perde Manopla não podendo mais Atordoar Monstros)
-Fita Silver Tape
Recupera 2 pontos de vida
-Chamas da Fúria
Durante 1 turno, todas as suas balas usadas fazem os monstros pegarem fogo. Os monstros mortos por estas balas viram um obstáculo de fogo intransponível de passar por 1 turno.
-Molotov (InstaKill)
Pode ser arremessado em qualquer monstro visível, causando fogo em uma área de 2x2
Cientista
Tem 4 Pontos de Vida e 12 Pontos de Ações
1 Pistola com 2 Balas(Sempre recarrega com 2 balas(máximo) quando Começa um novo Turno)
1 Arma de Choque(Pode atordoar Monstros como Aranha e Cobra, e também faz elas soltarem)
1 Máscara Protetora(Faz com que o Cientista seja sempre imune contra Fungos).
1 Drone Observador.(É uma Bola Flutuante que usa Pontos de Ação do herói para se Mover, pode passar através dos monstros sem ser percebido, Não Abre Porta e nem Ataca).
Seus Especiais que só podem ser usados 1 vez por Missão.
-Químico Forte
Faz com que Plantas, Aranhas e Cobras que estão na mesma sala adormeçam por 1 turno.
-Desfibrilador
Revive aliado adjacente, recuperando metade da Vida e metade dos Pontos de Ação.
-Bomba de Ox²
Pode ser arremessado em qualquer Planta visível, fazendo com que ele seja destruída sem explodir.
-Spray de Cura
Pode ser lançado em todos aliados que estejam na mesma sala ou corredor para recuperar 4 pontos de vida, sem exceder os pontos de vida inicial.
CONHEÇA OS MONSTROS
Esporos - 0 Vida - 0 Movimento - Uma poeira de Esporos que ocupa toda uma sala, ou uma área de corredor.
Causa 1 ponto de dano para cada ação que o herói fizer quando entrar e/ou permanecer no local.
Para dissipar a poeira, você pode usar um Molotov.
Caso não seja eliminada, no próximo turno, ela se transforma em uma Planta.
Plantas - 9 Vida - 0 Movimento - Ataque 1D3 de Aranhas
Não atacam, mas se forem atacadas e não destruídas, soltam (1D3) de Aranhas.
Após soltarem Aranhas(próximo turno) liberam uma poeira(Esporos) que ocupa sala/corredor onde estão.
As Plantas quando destruídas(por Balas), explodem causando dano de ácido em uma área adjacente.
Aranhas - 6 Vida - 6 Movimentos - Ataque Agarra-se ao Herói
Se movimentam em direção aos heróis. Não passam por portas fechadas, ou barreira de fogo
Seus ataques não causam dano, mas elas se agarram ao herói, reduzindo 5 pontos de Ação do Herói. Se o herói não se soltar no próximo turno, suas ações são reduzidas pela metade. Uma 2º Aranha paralisa o herói, fazendo ele ficar sem ações.
Para o Herói se soltar de uma Aranha, ele pode usar sua arma de Porrada Física(se tiver).
Quando destruídos(por Balas), podem causar dano de ácido ao herói ao qual estão agarradas ou adjacentes.
Cobras - 6 Vida - 6 Movimentos - Ataque 1 Dano por Turno enquanto está agarrada ao Herói
Se movimentam em direção aos heróis. Não passam por portas fechadas, ou barreira de fogo
Se agarram ao herói, reduzindo 5 pontos de Ação do Herói, e causam 1 ponto de dano por turno, caso 2 cobras se agarrem ao herói, ele fica Paralizado e recebe 2 pontos de dano por turno.
Para o Herói se soltar de uma Cobra, ele pode usar de sua arma de Porrada Física(se tiver).
Quando destruídas(por Balas), podem causar dano de ácido ao herói ao qual estão agarradas e adjacentes.
Quando não entram em confronto com os heróis, no próximo turno se tornam Drones.
Drones - 10 Vida - 10 Movimentos - Ataque 1D3 de Dano no Herói
Se movimentam em direção aos heróis. São capazes de abrir portas fechadas, gastando 1 ponto de movimento.
Atacam o herói adjacente com suas Garras que causa 1D3 de dano.
Podem agarrar o Herói paralisando automaticamente e também pode arrastá lo em direção a Rainha(Caso tenha rainha na Missão/Mapa/Aventura).
Para o Herói se soltar de um Drone, ele pode usar de sua arma de Porrada Física(se tiver).
Quando destruídos(por Balas), causam dano de ácido ao herói que está agarrado e pode causar dano a Todos os Heróis Adjacentes.
Tank - 11 Vida - 10 Movimentos - Ataque 1D3 de Dano no Herói
Se movimentam em direção aos heróis. São capazes de Destruir Portas Fechadas, gastando 1 ponto de movimento. O seu ataque é Passando por cima dos heróis utilizando seus pontos de movimento causando um Atropelamento fazendo com que herói fique Atordoado(perdendo todos seus pontos de ação, no turno que está) e causando 1D3 de dano em sua vida. Quando destruídos(por Balas), podem causar dano de ácido a Todos os Heróis Adjacentes.
Rainha - 12 Vida - 12 Movimentos - Ataque 1D6 de Dano no Herói
Se movimentam em direção aos heróis. São capazes de Destruir Portas Fechadas, e até mesmo Paredes gastando 2 pontos de movimento.
Podem atropelar os heróis fazendo com que eles fiquem Atordoados(perdendo todos seus pontos de ação, no turno que está). Atacam o herói adjacente com suas Garras que causa 1D6 de dano na vida.
Podem agarrar o Herói paralisando automaticamente. O Herói que estiver agarrado pela Rainha, por 2 turnos(1ºTurno a Rainha o Agarrou, 2º Turno ainda está agarrado no Turno dos Monstros), se torna em um Planta. A Rainha quando destruída(por Balas), explode causando dano de ácido em uma área de até 2 Quadrados de distância para todos os lados).
LOCAIS
O Mapa Base(igual do HeroQuest) é composto de 22 Salas que podem ser Ocupadas/Utilizadas. Quando você for criar uma missão, leve em consideração que A CADA 4 Salas, você “pode” adicionar mais 1 Local Especial. Sequência
Se o seu Mapa tem 4 Salas, Então Adicione uma Sala Workbench;
Se o seu Mapa tem 8 Salas, Então Acrescente uma Sala MedBay;
Se o seu Mapa tem 12 Salas, Então Acrescente uma Sala Armorial;
Se o seu Mapa tem 16 Salas, Então Acrescente uma Sala de Segurança;
Se o seu Mapa tem 20 Salas, Então Acrescente uma Sala de Reator.
A ideia é que quanto maior o seu mapa, mais locais diferentes ele vai ter.
Por exemplo, o seu Mapa tem 14 Salas, Então ele vai conter, 1 Workbench, 1 MebBay, 1 Armorial.
Workbench - Bancada de Trabalho.
Local para fabricar itens. Obviamente o Herói precisa ter os itens em mãos para poder criá-los(Esses itens/porcarias ele encontra fazendo buscas em salas, puxando carta de procura. Estes itens ele coloca na mochila e pode usar/gastar este itens nessas "Bancadas"). Note que nem todos os heróis sabem as mesmas Receitas para construir determinados itens. As receitas que o Herói conhece estão especificadas em seu Cartão de Status. Porém, após construídos, estes itens podem ser compartilhados entre os Heróis. (Em algumas missões O Reator precisa estar Funcionando, para você suar a bancada de trabalho ou acessar outros tipos de salas Especiais. Isso é especificado no início da missão, caso seja necessário.)
Para criar um:
*Molotov (Você vai precisar gastar 1 Sucata + 1 Álcool) (é meio bobo eu ter que explicar isso sempre né? "Você precisa Gastar". É meio obvio, o nome do iten, e do lado os itens que precisa ter/gastar pra criar eles.)
*Máscara Protetora (1 Jet + 1 Sucata)(O Jet, e Sucata, ou Álcool eu não expliquei em lugar nenhum, mas obviamente falei que os heróis irão encontrar itens quando fizerem procuras nas salas, portanto estes itens você encontra nas cartas. Precisa explicar sobre eles antes e onde encontrar?)
*-Holograma (3 Sucatas) (Só o Ninja Droid pode/sabe construir)
*-Manopla Escudo (5 Sucatas) (Só o Mecânico pode construir)
*-Fita Silver Tape (2 Sucatas) (Só o Mecânico pode construir)
*Cortador/Soldador de Portas (1 Gás + 1 Sucata) (Só o Mecânico pode construir)
*Torreta(sem balas) (5 Sucatas) (Só o Mecânico pode construir)
(Podemos desmanchar qualquer item em troca dos seus componentes)
Me parece meio obvio o que foi falado ai em cima, porém vamos por um exemplo: O meu herói tem em sua mochila uma Máscara Protetora, porém quando ele encontrar uma sala com o Workbench, ele pode escolher desmanchar essa Máscara Protetora para conseguir os itens 1 Jet e 1 Sucata, pois estes são os mesmo itens necessários para construir uma Máscara Protetora.
Não tem explicação aqui como estes itens funcionam, e pra que eles servem, porém, no Cartão de Status dos Heróis tem os mesmos itens e explicando como eles funcionam. Inclusive, alguns destes itens "são especiais" dos heróis. Se você leu sobre os heróis você vai reconhecer os nomes dos itens. Alguns destes itens também são "cartas" que a gente pega quando faz as buscas nas salas. Então nas cartas já tem explicando pra que o itens serve, e como ele funciona. Preciso realmente fazer uma lista no livro de regras de todos os itens que existem e como eles funcionam? Não lembro de ver isso no livro do HeroQuest uma lista de todos os itens e como eles funcionam. Isso é especificado na carta do próprio item.
Medbay - Enfermaria.
Local onde podemos Procurar e Construir itens para Curar os Heróis
*Medkit ou Jet (1 Sucata + 1 Álcool) (Só o Cientista pode construir)
*Bomba Ox² (2 Gás) (Só o Mecânico pode construir)
O herói que estiver nesta sala pode procurar por itens até 3 vezes, gastando 3 ptos de ações. Isso lhe dará o direito de Rolar 3 dados D6. Os valores que caírem no dado, são os itens que ele encontrou.
1 e 2 no Dado = 1 Álcool
3 e 4 no Dado = 1 Gás
5 no Dado = 1 Medkit ou 1 Jet(O herói escolhe qual dos 2 itens ele quer levar. Isso também é meio bobo explicar, se ali já diz "OU"... ou você pega 1 Ou o outro.)
6 no Dado = 1 Aranha (Ataca o Herói que estava fazendo a Procura)
Por exemplo: Ele rolou os 3 dados e caiu os valores 1, 4 e 5. Então ele encontrou 1 Álcool, 1 Gás e 1 Medkit ou 1 Jet(O herói escolhe qual dos 2 itens ele quer levar)
Armory - Armorial. (Pode estar fortemente fechada. Talvez você precise pegar a chave na Sala de Segurança)
Local onde podemos encontrar e construir itens
*1 Bala (2 Sucatas) (Só o Soldado pode construir) *A Bala Extra (As balas Extras também são encontradas nas cartas de Procura, quando você procura por itens nas salas. Na carta tá especificando como ela funciona.)
Todos podem procurar por itens apenas 1x gastando 1 pto de ação = Rolando 1D6
1 - 2 = 1 Bala
3 - 4 = 2 Bala
5 = 1 Holograma
6 = 1 Torreta, sem bala.
*A Bala Extra. Esta bala pode ser usada antes de dar um tiro em um monstro. O jogador deve gastar/usar/descarta esta bala, e declarar em qual outro monstro está atacando. É um tiro extra que você vai dar, porém usando apenas 1 rolagem dos dados de Tiro. (É igual um especial que o Soldado tem, porém, como é uma bala que podemos encontrar, todos os outros heróis podem usar.)
Locais Extras - Quando tiver + de 16 Salas, é raro acontecer ter um mapa com mais de 15 ou 16 Salas(Isso foi explicado lá em cima, porém aqui explico pra que vai servir a sala de Segurança e Reator)
Sala de Segurança - (O Reator precisa estar Funcionando. Isso é especificado no início da missão)
Local onde Encontrar uma Chave/Código para abrir porta do Armorial ou Outros Locais(caso o criador do mapa especifique isso). Também revela todos os locais não explorados(Lembrando, é igual ao HeroQuest, portanto o mapa não é completamente relevado no inicio do jogo, ele é revelado quando os heróis vão andando e explorando e etc., portanto essa "Revelação", o mestre precisa então colocar tudo no mapa, como as salas, monstros, portas, "Mobilias"(não são exatamente mobilias igual ao HeroQuest, porém, essas salas como Workbench, MedBay, Armorial vai ter tipo uma "Mesinha" pra representar esses locais onde os heróis precisam estar pra criar os itens e etc.).).
20 Salas = Reator -
Local onde se restabelece a Energia Elétrica do local. Energia elétrica é necessária para, Portas Trancadas voltarem a funcionar, Sala da Bancada de Trabalho voltar a funcionar, Sala da Segurança revelar locais.
Reator, geralmente é um local onde se encontra uma Rainha rodeada de Plantas
Outras anotações:
Limite de 5 itens na mochila?
Não é um jogo pensado pra Jogar sozinho, porém você pode colocar Blips de Monstros, nos locais já definidos de os monstros estão. Os blips são monstros aleatórios, a gente pode rolar em uma tabela, ou o Blip pode ser um marcador com 2 lados, de um lado é um ? do outro o monstro que vamos enfrentar. Porém pode ser muito aleatório e perigoso de no caso ter umas 5 Rainhas na mesma sala.
Ai estão todas as ideáis, agora é formatar de uma forma que fique coerente e entendível, porém sem ficar com muuuuuuuuuuuito texto explicando.
Obvio que algumas regras vão surgir a mente como por exemplo, se é possivel passar por cima dos monstros, ou se o herói anda em diagonal.. esses tipos de coisas. Mas o bruto das regras estão ai.
Imagens dos heróis e itens, monstros e a porra toda podem ser colocadas pra dar exemplos, é obvio, porém não tenho isso agora. Mas quando o texto é bem explicado não é muito necessário imagens.
Quem puder ir ajustando essas ideias, eu agradeço muito. Depois eu vou adicionando coisas a mais conforme for tendo duvidas.