Joabfast::Vamos aguardar o problema se resolver Sozinho, já que vc garante que a maioria(será mesmo?) troca ou pede reembolso dos jogos mofados.
Nero1990::
Eu disse que é um problema que se resolve sozinho, para o bem ou não.
A logica de uma empresa que está tendo todos estes problemas seria melhorar, acredito. Que é o caminho natural e que eu tenho fé que aconteça para o bem do hobby.
Se não acontecer, paciência, ninguém vai comprar mais e é isso.
christian1985:: Aparentemente já faz, no mínimo, quatro anos que a situação vem "melhorando sozinha", conforme esses relatos aqui:
Jogos lacrados e mofados
"confia"
Eduguimara:: O problema agora é que a importação, que era um quesito que eu explorava bastante anteriormente, está bem difícil. Se por acaso tiver sorte em não ter o produto devolvido, a taxa faz o preço, que já não é barato considerando o frete, praticamente duplicar.
Caros
Joabfast,
Nero1990,
christian1985 e
Eduguimara
Em primeiro lugar, eu acho que é muito contraproducente nós nos exaltarmos e partirmos para as "vias de fato on-line". Naturalmente as pessoas têm opiniões diferentes, e a gente só consegue chegar a alguma conclusão, se apresentarmos os nossos argumentos, e diante da réplica, nos desarmarmos e procurarmos entender se aquela divergência tem algum mérito. Se nós ficarmos focados apenas naquilo que nós pensamos, o mais comum é que a coisa acabe escalando e de repente nós estamos trocando sopapos e pernadas virtuais, ao invés de discutirmos, e aí insistir não leva a nada mesmo. Se por um acaso um não conseguir convencer o outro da validade do seu raciocínio, paciência, nem sempre é possível chegar a um acordo, mas ao menos ainda é possível conviver harmonicamente. Isso sem falar que ao partimos para a briga, acabamos afastando outras pessoas que poderiam contribuir com o debate.
No mais, eu entendo o posicionamento do
Nero1990 e, em condições normais, uma empresa que produz uma quantidade enorme de produtos defeituosos realmente acabaria perdendo mercado para a concorrência e até eventualmente fechando, caso não tomasse alguma providência. O problema é que o mercado nacional de board games não funciona nessas condições normais, e é por isso que eu penso mais na linha do
Joabfast e do
christian1985. Isso porque o problema não está se resolvendo sozinho com as pessoas deixando de comprar jogos mofados. Na verdade ele está piorando, porque nós, enquanto comunidade, estamos normalizando que alguns jogos venham mofados e sejam comprados mesmo assim.
Só para traçar um paralelo, foi mais ou menos o que ocorreu quando o preço dos jogos subiu vertiginosamente. Jogos que eram vendidos por R$ 200,00, e esgotavam, apenas três anos depois eram relançados por R$ 500,00 / R$ 600,00, como foi o caso do Stone Age. Depois alguns jogos chegaram na casa dos R$ 900,00 como o Gloomhaven, que esgotou em horas, e sinalizou para as editoras que o céu era o limite em termo de preços. Pouco depois chegou o Descent Lendas da Escuridão, lançado por incríveis R$ 1.200,00, o Foundations of Rome custando R$ 1.500,0 no financiamento e o Path of Destiny, por mais de R$ 2.000,00. Assim, eu espero que não chegue a isso, mas se o Food Chain Magnate que uma galera está esperando sair por R$ 999,00 ninguém vai se espantar e comprar com gosto. Tudo isso, porque ao invés de pararmos de comprar jogos, nós normalizamos que as editoras cobrassem o preço que quisessem pelos jogos.
Claro que há uma diferença entre preço e mofo, porque o preço ainda é "defensável", porque aparece uma legião de economistas falando sobre alta do dólar (que só impacta quando o dólar sobe, porque quando ele cai não faz diferença alguma), inflação, aumento de insumos, pandemia, enchente na China e por aí vai. Já o mofo não dá para defender, e é aí que entra a história do conformismo do "comprei pela metade do preço, resolvi com Sanol e ficou tudo certo". Isso funciona e é válido? Talvez. Mas a pergunta que as pessoas deveriam se fazer é: quando for mais do que normal o jogo vir mofado, como é que vai ser quando os jogos vierem a ponto de ser realmente muito difícil resolver com Sanol? Nesse caso a situação será muito mais difícil de solucionar, será mais complicado de conseguir o dinheiro de volta, seja no PROCOM ou no Juizado. E pior ainda, a pessoa vai trocar três vezes o jogo provavelmente em todos os casos ele virá mofado. Como vai ter uma quantidade grande de pessoas que ficarão com o jogo, mesmo muito mofado, e darão o jeito delas, o sujeito vai acabar tendo de se virar também, para resolver o problema.
E para piorar, hoje em dia até importar já não é mais uma opção. Isso porque a taxação está cada vez mais brutal, e a quantidade de jogo devolvidos para o remetente, às vezes sem nenhuma possibilidade de defesa, parece que aumenta cada vez mais, como bem pontuou o
Eduguimara.
Tudo isso, porque hoje, quando ainda dá tempo de pelo menos tentar remediar a situação, e dizer não aos jogos mofados, a comunidade boardgamer preferiu normalizar a aceitação de jogos com esse tipo de problema.
É como eu penso.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio