Sendo este um de meus jogos preferidos e (ao que tudo indica) com previsão de relançamento para 2024 devido a 2 expansões "represadas" pela pandemia, bora fazer uma breve resenha sobre a expansão RISE OF THE CRIMSOM HAND que chegou para mim a pouco tempo e dar uma levantada no moral deste jogo divertido (até porque é bem provável que esta expansão também seja relançada).

AS FACÇÕES
Só para contextualizar, RISE OF THE CRIMSON HAND trata de acrescentar uma nova facção ao jogo FORTUNE AND GLORY. O jogo base já vem com 2 facções, os MOBs (Gangsters) e os NAZISTAS. Os MOBs se caracterizam basicamente por deixar os itens do jogo mais caros e por (eventualmente) sequestrar seus aliados, algo que pode ser bastante chato. Tirando isso, seus vilões não oferecem muita dificuldade mas o fato de enfrentarmos gangsters traz aquela sensação de nostalgia dos anos 40 com eventos típicos desta época (assassinos contratados para nos matar, extorsões inflacionando os preços, etc).
Já os NAZISTAS tem como principal foco o COMBATE. Eles espalham muitos soldados pelo mundo e volta e meia somos forçados a enfrentá-los. É claro que isso não representaria problema algum caso os jogadores optem por utilizar a singela cartinha dos SOLDADOS NAZISTAS oferecida no jogo, porém a diversão (e o desafio) aumenta se utilizarmos o deck NAZY ENEMY, que podem nos trazer uma série de dificuldades como termos de enfrentar Soldados de Elite, Lança-Chamas, Cães e até Tanques de Guerra. É a facção mais divertida na minha opinião.
A ORDEM DE CRIMSON HAND
Se até aqui o FORTUNE & GLORY estava divertido e tinha gente reclamando que estava muito fácil, a FLYING FROG resolveu acabar com a festa. A ORDEM DE CRIMSON HAND é uma seita secreta que atua por milênios nas mais altas esferas sociais realizando rituais ocultos de magia negra tentando obter poderes através de artefatos antigos. O foco desta facção é... COLETAR TESOUROS (e eles são muito bons nisto).
Em tempo: Alguns elementos desta seita já aparecem em outro jogo da empresa, o TOUCH OF EVIL.


Cartas traduzidas por mim: Como sempre um trio de vilões acompanha cada facção.
MULHER FATAL
Temos novamente 3 vilões no jogo. Dois deles nem chamam muito a atenção, mas um deles, mais especificamente uma mulher, realmente vai nos fazer ter pesadelos. Conheçam esta linda "mulher de vida fácil", esta linda vaca, esta linda #$@%¨&!!! chamada ANGELICA HAMILTON.

Ela tem pouca saúde, então se conseguir bater nessa donzela, ela fica fora do jogo por um bom tempo.
Ao disputar artefatos com esta vilã, sua habilidade tornará todos os seus testes comuns em TESTES MORTAIS, ou seja, aquelas suas rolagens onde bastaria obter um único sucesso para poder rolar os dados novamente são trocados pela necessidade de se obter TODOS OS SUCESSOS numa única rolagem. É muito difícil disputar artefatos com ela, salvo se os jogadores se unirem, o que aumenta as chances de enfrentá-la (e nocauteá-la). Mas enquanto isso não acontecer, prepare-se para sofrer...
OS ACÓLITOS
Mas Angelica Hamilton é um freira perto de um novo tipo de "minion" oferecido por esta facção: A ORDEM DE CRIMSON HAND possui 8 miniaturas chamados de Acólitos. Estes carinhas funcionam de uma forma um pouco diferente das miniaturas das demais facções. Ao invés de serem espalhados pelo mundo para enfrentar os heróis, eles (eventualmente) são despachados para ARTEFATOS DE BAIXO VALOR. Pois é, aqueles artefatos que ninguém dá bola e os heróis evitam passam a ser cobiçados pela CRIMSON HAND, que envia essas miniaturas para estes locais. Ali, a cada rodada, eles irão passar 1 DANGER automaticamente (sem rolagem). Como dificilmente um herói vai perder seu tempo indo atrás de um artefato pouco valioso, fatalmente eles serão coletados pela facção e caso um herói resolva disputar o artefato com eles, ao final dos Danger terá que enfrentar esse acólito e bem sabemos que esses soldados da Crimson Hands são bem chatos de vencer pois ganham +1 dado de combate para cada ferimento que receberem. Se o herói perder, além do prejuízo do nocaute, ainda perde o Artefato para os Vilões...

Acólitos: Além de BATER, eles coletam artefatos...
REFORÇOS INIMIGOS
Uma coisa interessante desta facção é que eles facilitam a aquisição de ALIADOS! Conseguir aliados ao combater esta facção custa menos (e aliados são poderosíssimos). É claro que esta 'benevolência' tem um preço: A medida que o jogo avança, os Aliados poderão receber modificadores negativos, que vão reduzindo a Lealdade deles. Caso a lealdade chegue a zero, você não apenas perderá este aliado (ele foi "seduzido" pelo lado negro) como também será ROUBADO caso esteja em posse de algum artefato (ele será entregue aos Vilões).
Estamos falando de uma seita secreta que opera em todas as esferas e se até um amigo leal pode ser seduzido por eles, nada mais justo que VILÕES DE OUTRAS FACÇÕES já fazerem parte desta seita. Sim, esta expansão traz algumas cartas de evento do vilão que podem trazer para o tabuleiro um novo vilão (de qualquer facção) para ajudá-los a caçar tesouros. Esses vilões extras ficam no cenário até conseguirem um artefato ou serem nocauteados...

Esses caras não são fáceis: Até outros vilões são trazidos como "reforços".
PODER CRESCENTE
Achou esta facção encardida? Calma que tem mais...
A Crimson Hands ainda se beneficia de alguns ícones contidos em alguns artefatos onde dependendo do ícone, os vilões ganham mais poderes: Acólitos coletam artefatos mais facilmente, vilões rolam mais dados de busca, soldados de combate ficam mais fortes e por aí vai. Para piorar, o ESCONDERIJO da Crimson Hand é praticamente uma FORTALEZA pois para cada acerto nos dados de SEARCH, o herói terá que enfrentar soldados da CRIMSON HANDS, que são complicadíssimos de vencer já que rolam dados extras para cada ferimento recebido. Os fãs de combate vão adorar.



Tradução minha: Os poderes adquiridos por esta facção durante ao jogo são extremamente apelões.
MORDE E DEPOIS SOPRA
Esta expansão também nos presenteia com uma coisa bem divertida, uma folha com MISSÕES ESPECIAIS que podem ser realizadas nas cidades grandes, nos mesmos moldes do jogo ELDRITCH HORROR. Sempre que for interagir com uma cidade grande e sacar a carta "Just Another Day in the City", o jogador poderá consultar uma ficha que vai lhe impôr uma pequena aventura na cidade onde ele se encontra, semelhante um DANGER onde ele precisará passar num teste e se obter sucesso, será muito bem recompensado (mas se falhar, vai perder alguma coisa).

Major City Epic Events. Tornando sua estadia nas cidades mais "empolgante". Comendo no pote do Eldritch Horror?

Tradução minha: Os eventos são super variados, trazendo muita rejogabilidade.
CONCLUSÃO
Se havia algo que sempre faltou no Fortune and Glory foi uma facção desafiadora. Ok, MOBs são legais e Nazistas são um pouco mais desafiadores, mas... faltava mais pimenta no jogo. A expansão SANDS OF CAIRO com suas cartas contendo "testes mortais" até que quebrou um bom galho nesse quesito, mas eram apenas cartas.
A CRIMSON HANDS veio justamente para completar esta lacuna. Cartas novas (Danger, Eventos, Eventos do Vilão), soldados novos e vilões novos. Se era desafio que faltava no FORTUNE AND GLORY, arrisco dizer que a Flying Frog exagerou (bastante) na dose. Chega a impressionar o grau de dificuldade que esta facção trouxe para o jogo: Coletam tesouros mais rápido, ganham novos poderes, trazem vilões extras para o jogo, eliminam aliados, roubam os heróis... um pesadelo.
Em essência esta facção tira os jogadores da zona de conforto, nos obrigando a empregar um termo que até o momento não era usado no Fortune And Glory: ESTRATÉGIA. Os Dangers se tornarão mais perigosos pois teremos que passá-los de forma mais rápida (montando menos acampamento). Também, teremos que disputar tesouros pouco valiosos e enfrentar os Acólitos, além de precisar armar até os dentes alguns persongens para estourar o esconderijo da CRIMSON HANDs e roubar deles alguns artefatos, reduzindo seus poderes. Tudo isso (na minha opinião) deixa o jogo mais divertido, pois desafio e diversão precisam andar juntos em qualquer jogo cooperativo.
Criada para jogadores que buscam desafio extremo, se sua ideia de jogar o FORTUNE AND GLORY é apenas se divertir e dar boas risadas com seus amigos, passe longe da expansão RISE OF THE CRIMSON HAND. Aqui você pode passar 4 horas jogando e com grandes chances de ser derrotado. Mas se você e seu grupo encararem "frustração" como "desafio", então esta expansão vale cada centavo. Recomendado apenas para os fortes.