Jogo Eclipse pelo menos 1 vez ao mês (acho), ou jogamos em 4 pessoas ou em 6, porém já joguei com todos os números de jogadores possíveis (inclusive solo).
Ele é sim um jogo totalmente estratégico, desde que as pessoas compreendam isso. Vi que algumas pessoas aqui deste post ficam chateadas caso saia algum tile não muito bom no começo do jogo, porém aí que está a graça.
Explicando o meu ponto de vista, acho interessante quando eu estou jogando e sai algum tile fraco, pois isso me força a sair da zona de conforto e explorar mais as estratégias que o jogo fornece. Primeiramente eu não jogo para ganhar, eu jogo para me divertir. Acho que se as pessoas jogassem um jogo estratégico, para explorar a estratégia do mesmo, tenho a leve impressão que teriam uma outra visão do jogo e seriam menos frustradas, caso a sorte ou o "destino" não favoreçam à elas.
Eu já tive a "felicidade" de sair com tiles fracos e, se como não bastasse isso, ainda rodeado de inimigos NPC, porém alterei totalmente a estratégia que estava habituado a empregar nas jogatinas e consegui bons resultados. Se eu ganhei essa partida? Claro que não, porém dei muito trabalho e consegui desestabilizar a mesa toda, pois todos tiverem que se remexer, com alianças sendo quebradas e invasões sendo feitas a todo momento, eu consegui sair da minha zona de conforto e tirar os outros 4 jogadores da zona de conforto deles.
Também acho que a mecânica de sempre deixar o combate para o final da rodada seja muito feliz, isso no meu ponto de vista, claro. Para mim isso trás uma abordagem totalmente estratégica, pois sempre jogo de olho nos recursos dos meu inimigos. Deste modo, consigo explorar a fraqueza de cada jogador, ou raça, escolhendo a hora certa para atacar e minimizar os prejuízos e maximizar as minhas ações.
Esclareço, ainda, que nós jogamos com algumas expansões que tive a sorte de comprar, como os Tiles Adicionais, Espécies Menores, Canhão de Fenda e Ordem do Turno dos Jogadores. Para aqueles que acham que essas expansões existem para equilibrar o jogo, não se iludam, dependendo da sorte do jogador elas dão uma "tunada" no jogador que tiver a sorte de tê-las (principalmente esses Tiles Adicionais).
Ainda, ouso a dizer que encaro as minhas partidas de Eclipse como partidas de Xadrez, pois se o jogador conseguir fazer as suas ações sem perder tempo, mesmo você estando em desvantagem em relação a um jogador adversário que está na vantagem e, desperdiça o tempo, ainda consigo alcança-lo, porém esse é um ponto de vista muito pessoal meu.
Claro que já tive partidas de Eclipse em que jogadores deixaram a mesa por perder toda a sua frota na infelicidade de atacar o Centro Intergaláctico muito cedo, assim como eu já perdi um Couraçado na segundada rodada para um NCP solo... essas situações mencionadas aconteceram logo nas primeiras partidas, nada melhor como aprender apanhando!
Logicamente que hoje em dia, os jogadores da minha mesa, primeiramente ou investem em tecnologia ou investem em muitas naves para fazer esses ataques, deste modo todos diminuíram a noobisse deixando o jogo mais interessante. Bem como todos aprenderam com os erros dos outros.
Portanto, tenho a certeza que o Eclipse: O Segundo Despertar da Galáxia cumpre muito bem o papel dele para o que se propõe. Sempre devemos levar em conta que é um jogo de exploração espacial, onde a sua raça não sabe o que está explorando e, por mais que seja frustrante para diversos players, para mim, pelo menos, ele é perfeito!
P.S. Sorteamos as raças antes de começarmos a jogar, deixando a opção para cada jogador se o mesmo quer jogar com a raça Alienígena ou Terráquea.