Bora falar de Doce Caos, jogo trazido para o Brasil pela Mosaico!
Componentes:
São
ótimos, até porque o jogo
só veio na versão Deluxe para o Brasil, então tinham que ser bons mesmo hahaha.
Os
tokens são estilo Splendor; um
tabuleiro de jogador muito bacana, onde as peças se encaixam (não é bem dupla camada, é de plástico com papelão por cima, mas bem bacana).
Sobre a arte do jogo:
Em questão de
iconografia ele é
bom, a
arte é bonitinha,
mas essa capa, como diz a Vanessa,
parece jogo de Facebook - Vanessa admite que teve um certo preconceito com ele por causa da capa.
Por enquanto,
jogamos uma partida em 2 jogadores, incluindo um módulo a mais que já vem na caixa. Essa partida
durou 1h20. Não acho que seja para demorar tudo isso, mas sabe como é a primeira partida, acompanhando manual e tal.
Sinceramente,
é um jogo que demos zero atenção, mas eu (Vinicius) vi na Mosaicon e achei um tanto quanto interessante na mesa. Ele é grandão, com bons componentes, então chama bastante atenção aberto.
O jogo tem um
pouquinho da pegada de Splendor, em que você tem que comprar ingredientes (peças) e gastá-las para completar receitas (cartas). No Splendor, você tem um limite de 10 peças, se não me engano, aqui a limitação também existe, mas não somente em número, você tem meio que um quebra-cabeça no tabuleiro de jogador. Em um local, você só pode colocar 4 peças diferentes, em outro 4 iguais e em outro 2 grupos de peças iguais, mas diferentes grupos.
Doce Caos é bem simples. Cada
rodada tem 5 fases, você executa 1 ou 2 ações, reserva ou completa uma receita, avança suas receitas, reivindica prêmios e manutenção. É tudo bem redondinho.
Eu, particularmente, não gosto de Splendor (exceto o Duel, que eu nunca ganhei uma partida), e não sei dizer o porquê, o jogo simplesmente não brilha pra mim. Doce Caos também não brilhou.
Eu achei ruim?
-
Não! Achei que tem mecânicas legais, como o quebra-cabeça para guardar as peças, a forma como você tem que se planejar para completar receitas e avançá-las para conquistar prêmios.
Mas não brilhou.
Nós ainda não jogamos a expansão (ou módulo) Sorvete, que parece colocar um pouco de caos no jogo. Nela, toda vez que você completa um sorvete, as receitas no seu tabuleiro avançam, o que significa que você pode perder alguma que tenha reservado. Assim que jogarmos eu coloco algum comentário, mas acho que seja bem necessária para dar uma melhorada no jogo.
Aliás, o jogo fala que o “caos” do nome está na hora de comprar peças, porque quando você compra, mais peças são colocadas nas tigelas ortogonais. Eu não sei bem o que tem de caos nisso - talvez em mais jogadores a situação realmente piore, em dois não ficou caótico como “deveria”.
Em resumo, é um jogo bom, mas não brilhou por aqui. Recomendo testar antes de comprar.
Já jogou
Doce Caos?
Comenta o que você achou!
Aproveita e segue a gente lá no
Instagram ou
TikTok para mais conteúdos!
@ticket.toboard nas duas redes sociais.
E já temos um vídeo sobre o jogo lá no
Instagram e no
Tiktok!