fantafanta::Velasco::Mercado de usados no Brasil é uma coisa muito engraçada e eu não estou falando exclusivamente de boardgames. Se você entra na OLX pesquisando um produto, grande parte dos anúncios são próximos ou até mais caros que um produto novo.
Aqui não poderia ser diferente: grande parte dos leilões e anúncios que eu vejo estão próximos ou mais caros que um produto novo (boa parte sem nenhum adicional). Mas tem uma diferença boa para os outros nichos: enquanto você vê na OLX o mesmo anúncio encalhado por meses, aqui o pessoal dá lance e compra jogo usado com diferença de R$20 para um novo e isso faz o pessoal cada vez mais a fazer anúncios assim.
Sei que esse jogo não tem estoque nas lojas, mas apenas foi para exemplificar mesmo. No mais, com tanta coisa por aí para jogar, não sei porque existe uma galera que fica tão ansiosa para comprar um jogo.
Pois é!
O mercado de gibis usados meio que é assim também. É um cenário generalizado.
Mas me parece que o hobby dos jogos de tabuleiro sofre de um mal que vai além porque os jogos são muito viciantes! Só pode!
Não consigo enxergar uma outra explicação que justifique os consumidores se submeterem a situações abusivas quando adquirem novos jogos.
Ou isso ou as pessoas estão desesperadas por algo que as permita fugir da realidade a qualquer custo. Lamentável que tenhamos chegado a esse ponto, mas acho que existe uma linha com a qual devemos traçar um limite para não virar caso de terapia!
Sei lá, não acho que seja vício do jogo em si (se fosse, acho que seria até saudável, kkkkkkk, desde que não envolva apostas).... acho que aqui estamos tratando de consumismo mesmo.
Estou em vários grupos de whatsapp e vejo pessoas comprando pilhas de jogos por semana.... humanamente falando não daria pra jogar nem 10% do que essa galera compra por mês, enfim, é o consumo pelo consumo, é o prazer de tirar foto da estante cheia de jogo e mostrar pros amiguinhos.
Talvez a "felicidade" da maioria das pessoas esteja nos momentos de transição entre o estado de "não ter algo" e "ter algo". O momento dessa transição libera endorfina no sangue, gerando muito prazer, que obviamente se dissipa em pouco tempo, daí a necessidade de viver novamente o momento de comprar algo novo. Em outras palavras, não é mais o jogar em si que dá prazer, mas o adquirir jogos novos, jogar um pouco e amanhã partir para adquirir mais jogos novos. O vício aqui é o consumo, não o jogo.
Claro que esse é um mal geral da sociedade consumista, mas que vejo de forma exagerada em nosso hobby.