Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Terraforming Mars
  4. Falta de criatividade, comodismo ou quanto mais, melhor?

Falta de criatividade, comodismo ou quanto mais, melhor?

Terraforming Mars
  • igorknop
    934 mensagens MD
    avatar
    igorknop22/03/24 12:36
    igorknop » 22/03/24 12:36

    fantafanta::
    Agora, sobre as tais evidências, é interessante analisar essas amostragens de notas que o BGG reúne. Mas eu também não confio muito nelas e vou explicar o porque! hahahaha(...)

    Quando comecei a escrever eu ia usar a palavra "indícios", mas daí eu vi os 2.4k no sólido 8 e mudei pra "evidências". Mas acho que deveria ter deixado indícios mesmo.
    Nos jogos que têm um bom número de votos, conseguimos ver pelo menos, algum problema se cai muito. 
    Só para curiosidade, esse aqui de baixo é do Terraforming Mars, tô ali dentro do fusquinha de quem deu nota 5-6 (jogaria só se estivesse em um bom dia) :P:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b4458_bbswvx.png
    As notas são uma abstração, conseguimos só ver uma tendência geral. Mas o que vale mesmo é o jogo na sua mesa. Não tem nada errado amar de um jogo odiado e odiar um jogo amado. Um abraço!

    2
  • iuribuscacio
    3105 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio22/03/24 12:40
    iuribuscacio » 22/03/24 12:40

    fantafanta::
    Acontece... faz parte! hahaha
    Por exemplo, muita pessoas comentam que o King of Tokyo é um jogo excelente para novatos, que é muito divertido.
    É impressionante, mas o coloquei em 3 mesas diferentes, com 12 pessoas no total, todos jogadores casuais, e ninguém gostou da experiência...
    Fiquei pensando a respeito do porque... mas vai saber! Podem ter sido diversos fatores diferentes que causaram isso. 
    Fato é que ele se tornou por aqui uma unanimidade negativa, que vai contra os clichês divulgado no hobby.

    Caro fantafanta

    Rapaz você veja como são as coisas, o seu pessoal não curtiu o King of Tokyo, mas reza a lenda que o Tom Vasel adora esse jogo. Aqui no meu eleitorado, principalmente na minha família o King of Tokyo é idolatrado e eu tenho um sobrinho tão apaixonado por esse jogo, que ele está se esforçando para aprender a ler sozinho e antes do tempo só para poder ler as cartas. 

    Eu particularmente também adoro o King of Tokyo, mas sou suspeito para falar, porque cresci sabendo quem são os Incas Venusianos, que a cápsula Beta é do Hayata e as cápsulas-monstro são do Dan Moroboshi, e que Karas é o capanga do Dr. Gori. Então não tinha como não gostar do King of Tokyo, porque ele fala diretamente com aquele guri que corria da escola, para ficar de frente para a Telefunken (que sintonizava apenas cinco canais), vendo os japoneses salvarem o mundo. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    3
  • Doidera
    966 mensagens MD
    avatar
    Doidera23/03/24 15:52
    Doidera » 23/03/24 15:52

    Esse espírito de "espremer até a ultima gota", há muito utilizado na indústria de filmes/livros não é novidade no hobby dos tabuleiros.

    Faz muito sentido do ponto de vista financeiro para as empresas: se algo deu bom lucro, vamos continuar investindo até não dar mais retorno.

    Mas se tornou um dos critérios mais utilizados por mim para decidir quem sai da coleção para dar lugar a novos títulos. E foi assim que me desfiz do Carcassonne, Catan, Azul, Ticket to Ride, Terraforming Mars, Dixit e Root, entre outros, com suas intermináveis expansões e derivados (Teotihuacan que se cuide, tá no limite de pegar o cartão vermelho por "excesso" de expansões), e pelo mesmo motivo estou para riscar de vez da minha lista de desejos o Everdell e suas várias expansões.

    Cabe ao próprio público, nós, regular esse comportamento da indústria, a incentivando ou a desmotivando a continuar com essa prática.

    4
  • Thiago Guido
    520 mensagens MD
    avatar
    Thiago Guido 26/03/24 15:29
    Thiago Guido » 26/03/24 15:29

    Guy de Lombard ::Me parece que isso se deve à propriedade intelectual. Se você já tem uma marca de sucesso, é muito mais seguro investir em algo com o mesmo nome do que criar um jogo do zero. É digamos uma marvelização dos jogos de tabuleiro

    kkkkkk ótimo termo usado para explicar. Falando em Marvel, eles vieram muito forte para o lado dos Board Games também, o que tem de conteúdo para o Zombicide e para o Marvel X-Men não tá escrito. 

    1
  • Thiago Guido
    520 mensagens MD
    avatar
    Thiago Guido 26/03/24 15:36
    Thiago Guido » 26/03/24 15:36

    iuribuscacio::
    Caro Thiago Guido

    Rapaz, imaginar que esses gênios não conseguem criar jogos novos é até um sacrilégio, e tenho certeza de que isso não passa pela sua cabeça, nem de mais ninguém. Nenhuma pessoa que conheça um mínimo de jogos e especialmente de design de jogos vai cogitar que o Kalus Teuber, depois de ganhar três Spiel des Jahres, de repente desaprendeu a fazer jogos bons, depois do Catan, ou que isso aconteceu com o Alan R. Moon depois do Ticket to Ride. 

    Isso talvez até dê para dizer em relação a autores de jogos consagrados, mas que não eram designers de jogos profissionais e de repente deram sorte. Hoje o Jean-Louis Roubira aparece como designer de jogos francês, mas antes ele era era psiquiatra infantil e usava as ilustrações, que viriam a se tornar o Dixit, no consultório. Logo no primeiro jogo ele conseguiu algo que muitos designers profissionais não conseguem, ou demoram anos, e obviamente largou a medicina para viver do enorme sucesso do Dixit. Mas antes desse colosso de board game, o Roubira nunca tinha lançado nada, e desde então só lançou dois jogos fora do universo Dixit. Por isso não dá para dizer que o caso dele seja algum bloqueio ou acomodação. Ele é um cara que não mexia com jogos, mas que teve um insight fenomenal e criou um verdadeiro clássico. O mesmo se aplica aos criadores do Dobble, o Jacques Cottereau que era matemático e ao Denis Blanchot que era jornalista. Todos os dois só lançaram o Dobble, e por isso, do mesmo modo que o Roubira, na verdade eles não são designers, apenas acertaram na mosca logo de primeira.

    No mais, algumas linhas de jogo realmente inovam mais que outras, às vezes para o bem, às vezes para o mal. Eu adoro o Zombicide, mas não vejo sentido gastar uma fortuna no Marvel Zombies, para jogar com a miniatura do Hulk, ou no pack do Eddie só para incluir o mascote do Iron Maiden em uma partida. Prefiro ficar com o meu Black Plague "véio de guerra", que já me satisfaz bastante. No caso do sistema Pandemic eu já tenho outra opinião, porque acho que o Reino de Cthulhu deu uma variada que me agradou, e só não comprei o Clone Wars, porque já tenho os outros dois. Do mesmo modo, a linha GWT também me parece que acrescentou coisas legais no Argentina e no Nova Zelândia, mas aí já entra o gosto pessoal e isso é assunto para outra pauta.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   

    Esse exemplo do Dixit é ótimo! Falando sobre o Jean-Louis, ele deu um pequeno twist e trouxe o Stella que é ótimo, mas dificilmente performou tão bem em vendas como o Dixit Disney (é o mesmo jogo que ele lançou em 2008 só que com uma roupagem nova).   

    A linha GWT nova está muito legal, depois dê uma conferida, vale a pena. 

    E o zombicide black plague é um jogo que traz minis bonitas, certo nível de dificuldade e, apesar de ser antigo, ainda se mantém bom dentro do universo zombicide. 

    1
  • Thiago Guido
    520 mensagens MD
    avatar
    Thiago Guido 26/03/24 15:40
    Thiago Guido » 26/03/24 15:40

    Doidera::Esse espírito de "espremer até a ultima gota", há muito utilizado na indústria de filmes/livros não é novidade no hobby dos tabuleiros.

    Faz muito sentido do ponto de vista financeiro para as empresas: se algo deu bom lucro, vamos continuar investindo até não dar mais retorno.

    Mas se tornou um dos critérios mais utilizados por mim para decidir quem sai da coleção para dar lugar a novos títulos. E foi assim que me desfiz do Carcassonne, Catan, Azul, Ticket to Ride, Terraforming Mars, Dixit e Root, entre outros, com suas intermináveis expansões e derivados (Teotihuacan que se cuide, tá no limite de pegar o cartão vermelho por "excesso" de expansões), e pelo mesmo motivo estou para riscar de vez da minha lista de desejos o Everdell e suas várias expansões.

    Cabe ao próprio público, nós, regular esse comportamento da indústria, a incentivando ou a desmotivando a continuar com essa prática.

    Acho muita massa quando sabem a hora de parar ao invés de continuar tentando algo que não deveria existir, seja em filmes ou séries. 

    Não me recordo se disse isso nesse post ou em algum outro, mas expansões só fazem sentido se eu tiver explorado muito o jogo base e quiser algo novo. 

    Dos clássicos que você citou tenho quase todos e só tenho expansões pra 2 deles (Carcassonne e Dixit). Apesar de gostar deles com expansões, para mim, todos funcionam bem sem nada a mais. Acredito que nesses casos, o jogo base é mais do que o suficiente para 99% das pessoas.

    3
  • SidRox
    35 mensagens MD
    avatar
    SidRox08/04/24 13:38
    SidRox » 08/04/24 13:38

    Concordo, mas não vejo sentido em apontar ou discutir sobre isso.

    É tão difícil criar um jogo realmente bom e fazer com que ele fique popular que é natural pensar pelo lado do designer. Ao finalmente ser reconhecido, é hora de se colher os louros e uma das formas de se fazer isso é expandindo e criando variações da sua obra.

    Os fãs podem consumir mais, e o jogo tem a chance de ser reimpresso, revisto, melhorado ou apenas ficar mais bonito.

    O Azul citado, por exemplo, tem a versão Mini que é ótima para quem quer levar para outros lugares ou enquanto viaja. A versão Chocolatier tem uma pequena variante interessante e o tema/arte me agrada muito mais, e por aí vai.

    Compra quem quer. É só isso.

    Por outro lado, reconheço que em outras mídias esse problema têm se tornado um incômodo para mim, a citar o que aconteceu com a quase-monopolizaçao do cinema com os filmes da Marvel. Nos jogos digitais, a EA e seu produto FIFA - versão inclua aqui o ano atual - é o exemplo mais escancarado de como essa prática funciona.

    Eu odeio o que a EA faz e por isso não consumo. Tem quem consuma e por isso ela faz. Fazer o quê, business, é assim que rola.

    Mas voltando aos boardgames isso não me incomoda, ao menos por hora. As versões deluxes costumam ser lindas e compra quem é muito fã, quem não é pode continua adquirindo a retail padrão, além disso reimpressoes e versões novas é uma boa oportunidade para adquirir um título num preço bacana que antes estava proibitivo por escassez.

    Meu maior ponto de preocupação é saturarmos as editoras de produtos já bem renomados e não haver espaço para novos designers e experimentações. Fora isso, segue o baile.

    2
  • Thiago Guido
    520 mensagens MD
    avatar
    Thiago Guido 08/04/24 17:56
    Thiago Guido » 08/04/24 17:56

    SidRox::Concordo, mas não vejo sentido em apontar ou discutir sobre isso.

    É tão difícil criar um jogo realmente bom e fazer com que ele fique popular que é natural pensar pelo lado do designer. Ao finalmente ser reconhecido, é hora de se colher os louros e uma das formas de se fazer isso é expandindo e criando variações da sua obra.

    Os fãs podem consumir mais, e o jogo tem a chance de ser reimpresso, revisto, melhorado ou apenas ficar mais bonito.

    O Azul citado, por exemplo, tem a versão Mini que é ótima para quem quer levar para outros lugares ou enquanto viaja. A versão Chocolatier tem uma pequena variante interessante e o tema/arte me agrada muito mais, e por aí vai.

    Compra quem quer. É só isso.

    Por outro lado, reconheço que em outras mídias esse problema têm se tornado um incômodo para mim, a citar o que aconteceu com a quase-monopolizaçao do cinema com os filmes da Marvel. Nos jogos digitais, a EA e seu produto FIFA - versão inclua aqui o ano atual - é o exemplo mais escancarado de como essa prática funciona.

    Eu odeio o que a EA faz e por isso não consumo. Tem quem consuma e por isso ela faz. Fazer o quê, business, é assim que rola.

    Mas voltando aos boardgames isso não me incomoda, ao menos por hora. As versões deluxes costumam ser lindas e compra quem é muito fã, quem não é pode continua adquirindo a retail padrão, além disso reimpressoes e versões novas é uma boa oportunidade para adquirir um título num preço bacana que antes estava proibitivo por escassez.

    Meu maior ponto de preocupação é saturarmos as editoras de produtos já bem renomados e não haver espaço para novos designers e experimentações. Fora isso, segue o baile.

    Olá, Sid. 
    Sempre acho que podemos aprender ou tirar uma lição quando discutimos algo. Para mim, essa troca é enriquecedora, mas respeito sua opinião. 
    Sinto a sua dor quando tu fala do FIFA porque sou apaixonado por f1 e acabo comprando anualmente o jogo :(
    Eu citei o azul, mas tenho todos porque gosto e tá tudo bem hahaha. Você falou uma coisa que é verdade: "compra quem quer". Muitas vezes aquele jogo só não é pra gente! Azul mini não é pra mim, no entanto, achei excelente ter um azul no Brazil que fosse um pouco mais acessível (a versão base de R$270 é cara demais).  

    0
  • SidRox
    35 mensagens MD
    avatar
    SidRox08/04/24 18:02
    SidRox » 08/04/24 18:02

    Thiago, eu também adoro discutir e analisar tudo, não tive intenção de minimizar a relevância do seu post nem nada do tipo, sorry.

    É só que eu refleti um pouco sobre o assunto e cheguei a conclusão que esse fenômeno é natural e inevitável, então whatever. Da mesma forma que vi um post recente sobre um cara reclamando dos preços dos leilões por aqui e pensei "é, faz sentido, mas se tem alguém que compra vai ter alguém pra vender".

    Então seguindo ambos os raciocínios estamos presos na "oferta e demanda" do mercado e não há muito o que se deva preocupar com isso na minha opinião, mas a discussão é válida sim! Tanto é que eu mesmo me estendi no tema e citei que acaba por me incomodar essa reutilização das IPs criativas em outras mídias,

    Abraco.

    ps: vc que financia a EA então.. isso sim é passível de discussão, e das brabas haha

    2
  • Thiago Guido
    520 mensagens MD
    avatar
    Thiago Guido 08/04/24 18:26
    Thiago Guido » 08/04/24 18:26

    SidRox::Thiago, eu também adoro discutir e analisar tudo, não tive intenção de minimizar a relevância do seu post nem nada do tipo, sorry.

    É só que eu refleti um pouco sobre o assunto e cheguei a conclusão que esse fenômeno é natural e inevitável, então whatever. Da mesma forma que vi um post recente sobre um cara reclamando dos preços dos leilões por aqui e pensei "é, faz sentido, mas se tem alguém que compra vai ter alguém pra vender".

    Então seguindo ambos os raciocínios estamos presos na "oferta e demanda" do mercado e não há muito o que se deva preocupar com isso na minha opinião, mas a discussão é válida sim! Tanto é que eu mesmo me estendi no tema e citei que acaba por me incomodar essa reutilização das IPs criativas em outras mídias,

    Abraco.

    ps: vc que financia a EA então.. isso sim é passível de discussão, e das brabas haha

    Não levei por esse lado não, fique tranquilo. Quando nós escrevemos algo em um fórum temos que estar preparados para receber elogios/críticas na mesma proporção. Acho que o complica é que quando escrevemos não dá para saber se a pessoa estava brava escrevendo aquilo ou super de boa. 
    Para mim, no geral (isso inclui video games e filmes), é inevitável até parar de dar lucro. No momento que não estiver dando tanto lucro, pode ter certeza que vão parar e pensar em inovar o que já existe ou criar algo completamente novo. 

    Financiar a EA é duro, pior do que isso é ver o mesmo formula 1 por um terço do preço 6 meses depois...

    1
Responder
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4(current)
Terraforming Mars - Falta de criatividade, comodismo ou quanto mais, melhor?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.