Laboratório do Mestre #02: Tokaido Matsuri
Olá galera, estou de volta com o projeto Laboratório do mestre, dessa vez trazendo para vocês uma análise mais detalhada da recente expansão de Tokaido: Matsuri.
Matsuri traz para dentro do jogo Tokaido as principais festas e comemorações tradicionais japonesas. Sempre que os viajantes chegam às pousadas no decorrer da sua viagem, grandes festividades estarão acontecendo no local. As festividades sempre acontecerão nas pousadas pelo meio do tabuleiro, logo no início e no final do jogo as cartas de Matsuri não são usadas.
Tokaido: Matsuri traz alguns novos componentes e adiciona uma nova mecânica ao jogo base (e a expansão Crossroads). A nova mecânica adicionada ao jogo base são as cartas de Matsuri, sempre que todos os viajantes chegarem na pousada, o primeiro que chegou ao local deve comprar duas cartas de Matsuri e escolher uma para aplicar o seu efeito, a outra carta é colocada no fundo do baralho de Mastusi.
As cartas de Matsuri servem para fazer pontuações adicionais e todos os viajantes vão se beneficiar do efeito da carta se possível, então é sempre bom dá uma analisada na mesa antes de escolher qual carta de Matsuri jogar, pois uma escolha certa pode fazer com que menos jogadores ou jogadores que tenham mais pontos deixem de pontuar com o efeito da carta. Na expansão vem um total de 20 cartas de Matsuri, cada uma dessas cartas tem um bônus único de pontuação, o que dá uma grande possibilidade de pontuações extras durante as partidas.
Cartas de Matsuri
Eu vou deixar aqui para vocês uma breve análise de algumas cartas de Matsuri quem vem na expansão, não vou entrar em detalhe em todas as cartas, pois deixaria muito extenso o post, então resolvi escolher apenas as cartas que me chamaram mais atenção em suas formas de ganhar pontos extras.
Tori no Ichi
Essa carta aplica um efeito que apenas pode ser usado para quem tem a expansão Crossroads. Todos os viajantes que não tenham um amuleto na sua coleção devem receber uma carta de amuleto do topo do baralho de amuletos. O efeito é bom, já que você adiciona um talismã a sua coleção e isso lhe permite novas formas de ganhar pontos no final do jogo, e como eu citei acima essa é uma das cartas que permite apenas que alguns (ou todos) viajantes se beneficiem do seu efeito, já que se algum viajante tiver algum amuleto ele não poderá pegar um adicional.
Hina Matsuri e Tango
Essas duas cartas de Matsuri são eventos bem únicos onde em cada um deles apenas viajante de sexo masculino ou feminino irão receber os benefícios das cartas. Esses cards dão aos jogadores com viajantes femininos (Hina Matsuri) e viajantes masculinos (Tango) um token de Doll (feminino) /Carp (masculino), esse tokem conta como um souvenir de objeto pequeno. Essa carta, além de fornecer um recurso novo da expansão,ainda tem um pré requisito até então único no jogo, onde apenas viajantes de um determinado sexo vão poder ganhar o benefício da carta de Matsuri.
O-Fune Matsuri e Yama no Ko
Essas cartas permitem aos viajantes receberem uma carta extra de panorama de Montanha (Yama no Ko) e de mar (O-Fune Marsuri), cada jogador deve adicionar à próxima seção de panorama correspondente da carta de Matsuri jogada, caso o jogador já tenha completado o panorama da carta jogada ele não recebe o benefício dessas cartas, e caso o jogador complete o panorama ao ser jogado a carta ele recebe a carta bônus do panorama corespondente.
O-Shogatsu e Setsubun
Essas cartas de Matsuri possuem bônus semelhantes também, quando os jogadores estão na pousada eles devem lançar um dado de fortuna e ganham bônus por isso em valor igual ao rolado no dado. O-Shogatsu dá aos jogadores a oportunidade de ganharem moedas equivalentes ao resultado do dado, e Setsubun segue a mesma linha, mas ao invés de dá moeda ao jogador ela dá pontos de viagem. São duas cartas interessantes, mas que infelizmente beneficiam todos os viajantes no jogo, o que pode vir a prejudicar você em determinado momento da partida, e ainda tem um pouco de fator sorte envolvido, então para pessoas que não tem muita sorte essa carta pode acabar por ser um passo para trás no jogo.
Hadaka Matsuri
Tem outras cartas com benefícios bem parecidos com essa, onde ao parar em determinadas casas durante a sua viagem você vai receber o bônus da casa e um outro bônus em adicional, mas resolvi escolher esse pelo simples motivo da combinação de bônus dele ser bem melhor que as outras a meu ver, ela funciona assim: até a chegada da próxima pousada, sempre que um viajante para em uma casa de fontes termais, ele pode pegar uma carta de viajante e receber os seus efeitos como de costume.
Esse combo de cartas é muito bom, pois como a expansão sempre deve ser usada quando estiver jogando com a Matsuri, o jogador pode ganhar bônus de pontos de viagem de uma fonte termal de luxo e ainda receber bônus adicionais que as cartas de viajantes podem lhe proporcionar, isso pode lhe dá uma combinação de bônus bem interessante e vai fazer as casas de fontes termais ficarem bem disputadas até a chegada na próxima pousada, o problema mesmo é que todos os jogadores recebem os benefícios dessa carta.
Kamiarisai, Tôka Ebisu e Mura Matsuri
Todas essas cartas têm efeitos bem semelhantes, mas atingindo casas diferentes, elas funcionam da seguinte maneira: até os viajantes chegarem na próxima pousada, todas as casas de único espaço de fazenda (Mura Matsuri), Templo (Kamiarisai) e loja de souvenir (Tôka Ebisu) estão fechadas e nenhum viajante pode parar nele, e todas as casas de espaços duplos não podem ter os seus primeiros espaços usados.
Essas cartas podem ser muito boas para travar as jogadas de certos jogadores que estejam precisando parra em algumas dessas casas para receber o seu benefício, isso pode bloquear um pouco a estratégia pré-determinada de alguns jogadores, o que fará ele perder um pouco mais de tempo ou achar outro meio de receber o benefício que aquela casa poderia lhe oferecer, mas se você também tiver precisando receber algum dos benefícios de alguma dessas cartas ela pode ser um problema para ambos.
Dei para vocês a explicação de uma boa quantidade de cartas de Matsuri que vêm na expansão, detalhando um pouco os seus efeitos e dando a minha opinião sobre a habilidade da carta.
As cartas de Matsuri são uma adição bem interessante ao jogo base e expansão Crossroads, pois dá uma possibilidade extra de eventos quando se chega às pousadas, além da tradicional alimentação e saída para seguir a jornada dos viajantes. No geral as cartas de Matsuri são muito boas e algumas tem que ter um pouco de estratégia para se poder jogar, pois devido algumas terem benefícios restritos podem vir a beneficiar os outros jogadores mais que você.
Novos Viajantes
Além de adicionar as novas possibilidades de eventos para os viajantes com as cartas de Matsuri, a expansão ainda traz 16 novos viajantes que poderão ser embaralhados com os antigos viajantes da caixa básica e da expansão Crossroads e serem selecionados pelos jogadores quando forem distribuído
s. Agora são 3 viajantes e não mais 2 que são dados aos jogadores para serem escolhidos no começo do jogo, essa nova regra aumenta o leque de possibilidades de estratégias que o jogador pode escolher, já que sua estratégia base é sempre mais focada na habilidade do seu viajante.
Abaixo eu vou dá uma explicação sobre alguns viajantes que se destacaram entre todos dessa nova expansão, vou explicar como funciona a habilidade deles e dá a minha opinião sobre eles também.
Rakuren The Collector
Esse personagem, quando para em uma casa de shop de souvenir, pode comprar 4 cartas de souvenir e uma carta de souvenir lendário ao invés de fazer a ação normal da casa. Ele pode comprar uma ou várias dessas cartas desde que tenha como pagar por todas elas.
Esse viajante foi um dos melhores que eu vi nessa expansão, pois ele dá uma possibilidade muito grande de compra de souvenir para o jogador, possibilitando facilmente o jogador de completar os conjuntos de souvenir rapidamente, o único problema mesmo é que ele ainda tem que ter as moedas de ouro para pagar por cada um dos souvenir, e como ele começa o jogo apenas com 5 moedas ele pode ter que ir muitas vezes nas casas de fazenda para arrecadar mais dinheiro para poder completar muitas coleções de souvenir.
Outro problema é que se ele não conseguir ir nas casas de loja de souvenir ou nas casas de fazenda, e não conseguir dinheiro de outra forma, sua habilidade vai ser praticamente anulada durante o jogo, então é um viajante que por mais que a sua habilidade seja muito forte pode ser bem prejudicado dependendo de como está andando a partida.
Mari the Poet
Sempre que essa personagem para em uma casa de templo e doa dinheiro para o templo ela vai ganhar 2 pontos por moeda doada ao invés de um ponto. Caso o jogador decida comprar um amuleto ao invés de fazer uma doação ao templo ele ganha o amuleto de graça.
Esse é outro viajante com uma habilidade muito boa, além de ganhar pontos extras quando faz a doação ao templo ainda vai ganhar os pontos no final da partida, caso tenha sido o jogador que tenha doado mais moeda ao templo (o que provavelmente vai acontecer), mas aí você pensa que se ele não tiver moedas para doar quando para nos templos vai anular a sua habilidade, mas aí a sua segunda habilidade lhe permite pegar um amuleto de graça, caso não queira fazer uma doação no templo, o que é muito bom, pois a sua habilidade nunca vai ser anulada durante uma partida, a menos que ele não tenha como parar nas casas de templos quando estiver viajando.
Kidzuna The Cook
Sempre que essa viajante para em uma pousada intermediária ela pode comprar uma carta de comida adicional. Ela revela a primeira carta de comida da pilha e pode pagar pelo custo da comida para ficar com ela. Ela marca os pontos pela comida adicional e ainda pode comer a refeição normal seguindo as regras.
Essa é uma personagem com uma habilidade interessante, já que a habilidade dela só vai poder ser usada apenas três vezes durante a partida, mas se você usar ela nas três vezes que chegar às pousadas intermediárias isso já vai lhe garantir 18 pontos adicionais, além de uma maior quantidade de comida para ganhar a carta bônus extra no final do jogo.
O verdadeiro problema desse personagem é a baixa quantidade de moedas com que ele começa, apenas 3, o que vai fazer o jogador perder algum tempo tentando conseguir muitas moedas em sua viagem, para assim conseguir comprar as duas comidas em cada uma das 3 pousadas intermediárias do jogo.
Chihaya The Bather
Sempre que esse personagem para em uma pousada intermediária durante o jogo, ele pode comprar uma carta de fontes termais da pilha de compra.
Esse viajante é bem parecido com a Kidzuma, já que a sua habilidade vai ser ativada apenas quando ele para em uma das pousadas intermediárias, a grande diferença entre os dois viajantes é que esse pega a carta de fonte termal de graça, o que torna ele melhor que a Kidzuma, já que ele não tem que se preocupar em recolher moedas para fazer as duas refeições quando chegar nas pousadas, possibilitando ao jogador escolher casas diferentes e mesmo assim ganhar seus pontos extras quando chegar na pousada.
Mas, assim como a Kidzuma, a sua habilidade só vai ser ativada apenas três vezes durante a partida, o que vai lhe fornecer entre 6 a 9 pontos extras, além das cartas de fontes termais que vão lhe ajudar a ganhar a carta bônus de fontes no final do jogo.
Suseri The Erudite
Esse personagem vai ganhar 1 ponto extra no final do jogo para cada tipo de carta que ele possui em sua coleção.
Essa personagem não é uma das melhores, mas vou citar ela aqui pela sua habilidade incomum, ela vai ganhar pontos por variedade de cartas no final do jogo, isso pode vir a ser muito bom ou muito ruim, a parte boa é que sempre que você não está com uma estratégia predefinida, pode parar e ganhar benefícios em qualquer tipo de casa, o problema é que se você não conseguir juntar muitas cartas diferentes, a sua pontuação extra vai ser bem baixa, tornando a habilidade da viajante bem inutilizada.
Outro grande problema dela é a baixa quantidade de moedas com que ela começa o jogo, apenas 3, o que vai fazer ela ter que parar em algumas casas que lhe fornecem moedas para poder comprar comida e outras cartas que lhe darão bônus no final da partida.
Os outros personagens são bons, mas esses que citei acima se destacam um pouco entre eles. Os novos viajantes dão um leque novo de possibilidades e estratégias para serem feitas pelos jogadores, o que dá uma rejogabilidade bem maior ao jogo, tornando-o sempre mais distinto em cada uma das partidas.
Componentes do Jogo
Os componentes da expansão seguem o mesmo padrão de qualidade dos componentes da caixa básica e da expansão Crossroads, todos de boa qualidade e muito bonitos, mas eles continuam com o problema de seus tokens serem muito pequenos, assim como os tokens da caixa básica e da expansão, o que eu acho um problema particular, pois não gosto de tokens pequenos demais, pois além de serem fáceis de perder são muito ruins de manusear.
Quanto a arte do jogo, ela continua sendo muito bonita, seguindo sempre a linha já mostrada na caixa base e na expansão crossroads, todas as ilustrações são muito bonitas e deixam ainda mais bela a parte visual do jogo.
Considerações Sobre a Expansão
A meu ver, Tokaido: Matsuri é uma expansão mediana, primeiramente ela é uma expansão que não pode ser jogada sem a expansão Crossroads, o que já é um problema, pois a pessoa que gosta desse jogo terá que comprar ambas e gastar uma quantidade maior de dinheiro se quiser jogar as duas. O interessante mesmo é que ela pudesse ser usada separadamente, o que não seria difícil para os produtores terem feito quando desenvolveram a expansão.
Outro grande problema da expansão é o seu conteúdo adicional, ele não traz nada de muito inovador para as regras da caixa básica como Crossroads fez, apenas adiciona as cartas de Matsuri às regras normais do jogo e adiciona novos personagens, não é um material adicional muito bom para uma expansão que praticamente tem o mesmo custo de Crossroads, já que essa sim, adiciona muito material novo ao jogo, isso me deixou um pouco com o pé atrás com a expansão.
No geral, se eu fosse dá uma nota para ela seria uma nota 5, é uma expansão boa para quem já tem a crossroads, mas não é extremamente necessária para vocês, mesmo se já tiver a primeira expansão, é um conteúdo extra, apenas para os adoradores desse belo jogo.
Para quem quiser da uma olhada no na minha resenha sobre o jogo base e a expansão Crossroads de Tokaido, vou deixar o link para a resenha do meu canal logo baixo.
Bem e isso galera, espero que tenham gostado do material, e logo eu volto com mais conteúdo para vocês no canal ou na minha pagina no facebook, ate a próxima!!
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