J. MARQUES::Gente, contratos de exclusividade temporários NÃO são ilegais. E ocorrem a todo tempo em vários setores no mundo todo.
Quem toma com isso principalmente são os pequenos lojistas que realmente acabam servindo para divulgar o hobby longe dos grandes centros.
Caro
J. MARQUES
Isso pode não ser ilegal, mas é no mínimo imoral. Além disso, capitalismo é baseado em livre iniciativa e livre concorrência, coisa que esse tipo de mecanismo inviabiliza. Mas o capitalismo tem uma coisa boa e uma forma excelente de protestar que é simplesmente não comprar o jogo, nem mesmo quando o preço cair. Com isso, o Frostpunk vai ser sempre lembrado como o jogo que a Galápagos resolveu impor um regra abusiva na marra e amargou um baita prejuízo.
No mais, para ser sincero, não vou comprar, e nem me interessei muito pelo que eu vi do jogo. Mas eu acho difícil de acreditar, que com quase uma centena de jogos lançados todos os anos, não exista algum jogo similar, inclusive mais barato. Então basta desistir do jogo, e não comprar nem quando ele estiver a preço de banana, para mandar um recado inequívoco para a Galápagos. Mas infelizmente não é isso que vai ocorrer, porque assim que o preço baixar um pouco, sempre aparece alguém para comprar.
Só para terminar deixando uma reflexão, quando os postos de gasolina resolveram se unir para todos eles colocarem o preço do combustível lá em cima, nos primeiros anos das redes sociais, as pessoas começaram e se organizar, para que durante uma semana todo mundo só enchesse o tanque do carro nos postos de gasolina de mesma bandeira. Com isso os concorrentes seriam forçados a baixar o preço e por aí iria. Infelizmente, para o brasileiro a facilidade de encher o tanque rapidinho é mais importante do que um esforço coletivo para baixar o preço dos jogos. E é por isso que eu tenho sérias dúvidas quanto a qualquer ação organizada da sociedade civil. É uma pena mas nós não aprendemos nada com o exemplo dos coreanos na crise do Tainted Grail na Coreia do Sul. Quem quiser saber mais é só pesquisar na ficha do Nemesis (da mesma editora Awaken Realms), aqui no Ludopedia.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio