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  3. Frostpunk: The Board Game
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Lojas disponíveis

Frostpunk: The Board Game
  • thyranicus
    667 mensagens MD
    avatar
    thyranicus29/02/24 12:40
    thyranicus » 29/02/24 12:40

    christian1985::
    Mas ninguém, absolutamente ninguém, pode tirar uma coisa dos compradores: o PODER de ACEITAR/RECUSAR o preço e condições oferecidos.


    Bom... acho que com essa frase do nobre camarada acima já podemos fechar o tópico. rsrs

    Concordo 200%.  
    ;)

    12
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio29/02/24 12:41
    joaoclaudio » 29/02/24 12:41

    J. MARQUES::
    joaoclaudio::Em primeiro lugar a turma que se diz defensora do pequeno lojista, tem que olhar para o histórico de compra e ver se tá realmente comprando no pequeno lojista. Discurso muito bonito, mas a gente sabe que na prática o comprador vai aonde tem as melhores condições. E spoiler, o pequeno no geral não tem essa possibilidade, pois não compra em escala. Qual o motivo das lojas abrirem pré-venda e no lançamento o jogo já fica um pouco mais barato? Aquela loja conseguiu vender uma quantidade que possibilitou pedir mais e pagar mais barato. 

    Meu segundo ponto é que na nossa sociedade é assim. Quem tem dinheiro tem mais influência, querem mudar isso tem que mudar a infraestrutura da sociedade. Mas vocês não estão preparados para essa conversa. :devil:

    Isso é uma prática antiga de quase todas as editoras, esses parceiros diamante, já tem vantagens comerciais sobre os demais. Pagam mais barato, recebem antes. E um muito grande (a loja do Sr Cabeça de Ovo) que diz quanto vai pagar. E eles são tão grandes que eles fazem isso para todos os produtos que são vendidos lá. Se tem promoção na loja é porque a editora autorizou. Conversem com o seu lojista pequeno ele vai confirmar. Se é verdade que vocês tem esse lojista pequeno. 

    Apesar de ter o poder de decisão, o consumidor é a parte mais fraca dessa relação. Tanto que muitos aqui estão indignados, mas não negam que tem planos em adquirir esse jogo e até mesmo futuros jogos. Nós nos colocamos nessa posição de refém, só que esse cativeiro é virtual. 

    Espero que fiquem bem e cuidado com o fígado. 

    Acredito que a maioria das pessoas que não moram numa capital e tem uma loja de bg/cardgames em sua cidade consome produto diretamente delas, pporque é onde vc acaba conhecendo amis gente para poder jogar, e a aproximação com o lojista te ajuda a conseguir bons descontos e etc. Ao menos essa é a realidade que eu vejo aqui na minha cidade e nas cidades vizinhas (sou do interior de sp).

    A gente não mora na mesma cidade e nos conhecemos por aqui. Prazer João. :-) 
    Hoje em dia os contatos não precisam ser presenciais. Um pequeno lojista vai ter um atendimento mais personalizado, quem responde as mensagens é a mesma pessoa que vai separar o nosso jogo, embalar e despachar. 
    O meu ponto é que apesar do pequeno lojista conseguir oferecer algumas vantagens (frete grátis, sleeves e balinha), ele não tem as mesmas condições de pagamento junto a editora. O diamante talvez tenha um prazo maior para pagar a mercadoria, preferência no envio e preço diferenciado pela quantidade de jogos comprados. 

    1
  • Raphael Lohan
    80 mensagens MD
    avatar
    Raphael Lohan29/02/24 13:26
    Raphael Lohan » 29/02/24 13:26

    Putz, tá de sacanagem. Contratos de exclusividade são legais na lei e talz, mas na nossa bolha beira a covardia.
    Estava com este no carrinho pra pegar, mas não vou mais não. Vou jogar o Frostpunk no ps5 e passar a vontade de jogar. Aconselho a todos esperarem, infelizmente dessa vez não dá pra passar batido. Se em 6 meses venderem menos que a quantidade normal vendida por todas as lojas, já fica o recado pra eles que não aceitaremos este tipo de conduta.

    6
  • Patanga
    1213 mensagens MD
    avatar
    Patanga29/02/24 13:32
    Patanga » 29/02/24 13:32

    Pessoal, que tal organizar um diálogo para ver o que é e o que não é?

    Na minha vida pessoal, eu vi que muitas vezes vale a pena sentar ('as vezes sozinho, ou 'as vezes com outras pessoas) e fazer uma lista dos acontecimentos, para ver melhor a coisa toda, em sua vastidão, ao invés de só um caso pontual e por vezes emotivo. Isso já valeu pros dois lados: tanto para perdoar tendo em vista o conjunto, quando para mudar a relação para um distanciamento maior.

    Se alguém achar que vale o trabalho, que tal fazer uma lista com os jogos, e na descrição de cada jogo colocar o post que foi feito relatando seus problemas. Ex: "Lista de problemas com jogos da Galápagos". Todo dia tem um ou dois novos, ao que me parece.

    Sugiro colocar apenas as coisas eminentemente práticas (ex que já li: SAC que não responde, mofo, preços altos comparados com outras editoras, mofo, exclusividade para lojas escolhidas, mofo, vendas na Amazon por preço menor do que o repassado a lojistas, mofo, etc). Poderia ter também o lado bom, com elogios também - por que não?

    Aí vai colecionando tudo, e, quando achar que está num bom volume, faz um contato e mostra para alguém da gerência da editora, ao invés de só ficar entre os jogadores. Talvez a pessoa lá assim possa reparar de forma mais objetiva que uma parte da comunidade/clientes considera que a empresa tem falhas consideráveis, principalmente se comparada com outras editoras, e não apenas por conta do maior volume de lançamentos. Ou dar uma resposta pública nos casos de erros justificados da editora ou de erros nossos de percepção, para que a comunidade também saiba como acontecem as coisas do ponto de vista editorial e até conhecer melhor as pessoas por trás de cada um dos lados.

    Seria uma espécie de "Sindicato dos Compradores de Jogos de Tabuleiro"

    (aproveitando para deixar light, faço uma troça: as próximas reivindicações seriam "mais jogos com temas de tamanduás lutando contra mesas de escritório com gaveta")
     

    5
  • diegoassef
    13 mensagens MD
    avatar
    diegoassef29/02/24 14:07
    diegoassef » 29/02/24 14:07

    Alguém dos bastidores algum dia em algum lugar já deve ter dito a frase "se vocês soubessem a verdade ficariam enjoados". Isso aí deve ser só a ponta do iceberg. 

    9
  • iuribuscacio
    3163 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio29/02/24 14:10
    iuribuscacio » 29/02/24 14:10

    Patanga::Pessoal, que tal organizar um diálogo para ver o que é e o que não é?

    Na minha vida pessoal, eu vi que muitas vezes vale a pena sentar ('as vezes sozinho, ou 'as vezes com outras pessoas) e fazer uma lista dos acontecimentos, para ver melhor a coisa toda, em sua vastidão, ao invés de só um caso pontual e por vezes emotivo. Isso já valeu pros dois lados: tanto para perdoar tendo em vista o conjunto, quando para mudar a relação para um distanciamento maior.

    Se alguém achar que vale o trabalho, que tal fazer uma lista com os jogos, e na descrição de cada jogo colocar o post que foi feito relatando seus problemas. Ex: "Lista de problemas com jogos da Galápagos". Todo dia tem um ou dois novos, ao que me parece.

    Sugiro colocar apenas as coisas eminentemente práticas (ex que já li: SAC que não responde, mofo, preços altos comparados com outras editoras, mofo, exclusividade para lojas escolhidas, mofo, vendas na Amazon por preço menor do que o repassado a lojistas, mofo, etc). Poderia ter também o lado bom, com elogios também - por que não?

    Aí vai colecionando tudo, e, quando achar que está num bom volume, faz um contato e mostra para alguém da gerência da editora, ao invés de só ficar entre os jogadores. Talvez a pessoa lá assim possa reparar de forma mais objetiva que uma parte da comunidade/clientes considera que a empresa tem falhas consideráveis, principalmente se comparada com outras editoras, e não apenas por conta do maior volume de lançamentos. Ou dar uma resposta pública nos casos de erros justificados da editora ou de erros nossos de percepção, para que a comunidade também saiba como acontecem as coisas do ponto de vista editorial.

    Caro Patanga

    Essa é uma boa sugestão, mas que esbarra em um problema insolúvel, porque isso só funcionaria em duas situações: primeiro se as empresas estivessem realmente interessadas na opinião de seus consumidores, e segundo se uma quantidade significativa de pessoas aderissem a essa iniciativa. As empresas brasileiras de modo geral, e em especial as editoras nacionais de jogos estão cagando para os consumidores, e a maior parte dos consumidores não se importam nem um pouco que as empresas lhes caguem na cabeça. 

    As pessoas que acompanham meus artigos sabem o tanto que eu, e mais uma cacetada de outras pessoas que escrevem aqui, nos esforçamos para despertar a consciência da comunidade boardgamer, e para alertar aos recém-chegados, para que eles não entrem nessa postura viciada, que a comunidade em geral tem. Mas ultimamente eu tenho me perguntado cada vez mais, será que a comunidade boardgamer realmente quer redução de preço dos jogos? Será que a comunidade boardgamer realmente quer que os jogos sejam lançados em condições mínimas de uso (já nem faz mais sentido falar em perfeitas condições), ou pelo menos que eles não venham mofados?

    Nós estamos falando do Frostpunk, mas será que se o Heat ou o Food Chain Magnate vierem mofados, com erros, ou a preços exorbitantes, as pessoas vão deixar de comprar? Eu duvido muito.  

    Uma coisa que eu aprendi na minha vida é que mudanças implicam em sacrifícios. Se o seu desejo e compromisso com a mudança só vai até a página 2, ou até o exato momento antes de precisar fazer um sacrifício mínimo, então, meu camarada, você não tem nenhum desejo real, ou compromisso com a mudança, ou até tem, mas desde que os outros é que arquem com todo o sacrifício. 

    Funciona mais ou menos como aquela história da melhoria do trânsito nas grandes cidades. Para melhorar significativamente o trânsito, bastava diminuir o número de carros particulares nas ruas, através da carona solidária ou das pessoas intercalarem carro e transporte público, para irem trabalhar. Só que quem tem carro, não está disposto a fazer esse sacrifício. As pessoas querem que os outros adotem essas medidas, para que o trânsito melhore, e elas possam usar seus próprios carros diariamente, com um trânsito bom. Como esse é o pensamento geral, obviamente, o trânsito continua, e provavelmente continuará, caótico nos grandes centros.

    Não precisa ir longe, se nós fizermos uma enquete, apenas com as pessoas que estão visualizando esse tópico, e perguntarmos quantas delas estariam dispostas a não comprar o jogo, nem mesmo quando o preço reduzisse para a metade, para, pelo menos uma vez, mandar um recado para as editoras, a adesão seria mínima. Possivelmente as pessoas até diriam que não comprariam, mas após o lançamento, ou quando o preço reduzisse, elas acabariam comprando. Além disso, muita gente diria, que a ideia é boa, mas que ela não deixaria de comprar, porque isso não adiantaria nada, e só faria com que ela ficasse sem o jogo. Isso porque mesmo ela não comprando, apareceriam dois ou três "conformados", para comprar no seu lugar. E de certo modo ela não estaria errada. É o mesmo caso da melhoria do trânsito, ("não vou deixar de usar meu carro diariamente, porque as outras pessoas também não vão").

    Por isso eu concordo muito com o christian1985, quando ele diz que a comunidade boardgamer detém um enorme poder que é a opção de comprar ou não, e com isso pressionar as empresas para que elas mudem seus procedimentos. Só que, se uma pessoa, ou grupo, tem um poder, mas nunca o usa em benefício da coletividade, isso é o mesmo que não ter poder nenhum. Qualquer semelhança com o voto NÃO é mera coincidência.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Perdão pelo tom pessimista do comentário, e quero esclarecer só para restar dúvida, que mesmo desiludido com os rumos que o hobby vem tomando, eu pretendo continuar pelejando através da escrita, pela conscientização das pessoas. Se não resultar em nada, pelo menos terei a satisfação pessoal de ter lutado o bom combate.  

    18
  • excluido_12139
    214 mensagens MD
    avatar
    excluido_1213929/02/24 14:25
    excluido_12139 » 29/02/24 14:25

    iuribuscacio::
    Patanga::Pessoal, que tal organizar um diálogo para ver o que é e o que não é?

    Na minha vida pessoal, eu vi que muitas vezes vale a pena sentar ('as vezes sozinho, ou 'as vezes com outras pessoas) e fazer uma lista dos acontecimentos, para ver melhor a coisa toda, em sua vastidão, ao invés de só um caso pontual e por vezes emotivo. Isso já valeu pros dois lados: tanto para perdoar tendo em vista o conjunto, quando para mudar a relação para um distanciamento maior.

    Se alguém achar que vale o trabalho, que tal fazer uma lista com os jogos, e na descrição de cada jogo colocar o post que foi feito relatando seus problemas. Ex: "Lista de problemas com jogos da Galápagos". Todo dia tem um ou dois novos, ao que me parece.

    Sugiro colocar apenas as coisas eminentemente práticas (ex que já li: SAC que não responde, mofo, preços altos comparados com outras editoras, mofo, exclusividade para lojas escolhidas, mofo, vendas na Amazon por preço menor do que o repassado a lojistas, mofo, etc). Poderia ter também o lado bom, com elogios também - por que não?

    Aí vai colecionando tudo, e, quando achar que está num bom volume, faz um contato e mostra para alguém da gerência da editora, ao invés de só ficar entre os jogadores. Talvez a pessoa lá assim possa reparar de forma mais objetiva que uma parte da comunidade/clientes considera que a empresa tem falhas consideráveis, principalmente se comparada com outras editoras, e não apenas por conta do maior volume de lançamentos. Ou dar uma resposta pública nos casos de erros justificados da editora ou de erros nossos de percepção, para que a comunidade também saiba como acontecem as coisas do ponto de vista editorial.

    Caro Patanga

    Essa é uma boa sugestão, mas que esbarra em um problema insolúvel, porque isso só funcionaria em duas situações: primeiro se as empresas estivessem realmente interessadas na opinião de seus consumidores, e segundo se uma quantidade significativa de pessoas aderissem a essa iniciativa. As empresas brasileiras de modo geral, e em especial as editoras nacionais de jogos estão cagando para os consumidores, e a maior parte dos consumidores não se importam nem um pouco que as empresas lhes caguem na cabeça. 

    As pessoas que acompanham meus artigos sabem o tanto que eu, e mais uma cacetada de outras pessoas que escrevem aqui, nos esforçamos para despertar a consciência da comunidade boardgamer, e para alertar aos recém-chegados para que eles não entrem nessa postura viciada que a comunidade em geral tem. Mas ultimamente eu tenho me perguntado cada vez mais, será que a comunidade boardgamer realmente quer redução de preço dos jogos? Será que a comunidade boardgamer realmente quer os jogos sejam lançados em condições mínimas de uso (já nem faz mais sentido falar em perfeitas condições), ou pelo menos eles não venham mofados?

    Nós estamos falando do Frostpunk, mas será que se o Heat ou o Food Chain Magnate vierem mofados, com erros, ou a preços exorbitantes, as pessoas vão deixar de comprar? Eu duvido muito.  

    Uma coisa que eu aprendi na minha vida é que mudanças implicam em sacrifícios. Se o seu desejo e compromisso com a mudança só vai até a página 2, ou até o o exato momento antes de precisar fazer um sacrifício mínimo, então meu camarada você não tem nenhum desejo real ou compromisso com a mudança, ou então você até tem, mas desde que os outros é que arquem com todo o sacrifício. 

    Funciona mais ou menos como aquela história da melhoria do trânsito nas grandes cidades. Para melhorar significativamente o trânsito bastava diminuir o número de carros particulares nas ruas, através da carona solidária ou das pessoas intercalarem carro e transporte público para irem trabalhar. Só que quem tem carro não está disposto a fazer esse sacrifício. As pessoas querem que os outros adotem essas medidas, para que o trânsito melhore, e ela possa usar seu próprio carro diariamente com um trânsito bom. Como esse é o pensamento geral, obviamente o trânsito continua e provavelmente continuará caótico nos grandes centros.

    Não precisa ir longe, se nós fizermos uma enquete, apenas com as pessoas que estão visualizando esse tópico, e perguntarmos quantas delas estariam dispostas a não comprar o jogo, nem mesmo quando o preço reduzisse para a metade, para pelo menos uma vez mandar um recado para as editoras, a adesão seria mínima. Possivelmente as pessoas até diriam que não comprariam, mas após o lançamento acabariam comprando. Além disso, muita gente diria, que a ideia é boa, mas que ela não deixaria de comprar, porque isso não adiantaria nada, e só faria com que ela ficasse sem o jogo, porque mesmo ela não comprando, apareceriam dois ou três para comprar no seu lugar. E de certo modo ela não estaria errada.

    Por isso eu concordo muito com o christian1985, quando ele diz que a comunidade boardgamer detém um enorme poder que é a opção de comprar ou não, e com isso pressionar as empresas para que elas mudem seus procedimentos. Só que, se uma pessoa, ou grupo, tem um poder, mas nunca o usa em benefício da coletividade, isso é o mesmo que não ter poder nenhum. Qualquer semelhança com o voto NÃO é mera coincidência.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Perdão pelo tom pessimista do comentário, e quero esclarecer só para restar dúvida, que mesmo desiludido com os rumos que o hobby vem tomando, eu pretendo continuar pelejando através da escrita, pela conscientização das pessoas. Se não resultar em nada, pelo menos terei a satisfação pessoal de ter lutado o bom combate.  


    É basicamente isso, uma tentativa de conscientizar os consumidores/colegas (ou seja, nós! Tudo o que eu falo aqui, eu falo pra mim também, para largar de ser besta) e que ainda não perceberam o tamanho da falta de ética a que estão sendo submetidos, pois é impossível a editora não estar ciente de tudo isso e, ainda sim, continua dando de ombros.

    Falar aqui também serve pra que não fique a impressão de que é um ou outro chato que tá reclamando apenas.

    Jogar tudo pra uma lista vai ser apenas pra engavetar tudo e ninguém mais falar sobre o caso explicitamente 

    5
  • ronaldovelasquez
    160 mensagens MD
    avatar
    ronaldovelasquez29/02/24 15:00
    ronaldovelasquez » 29/02/24 15:00

    Que lista o quê... agora é nosso papel fazer auditoria das cagadas da Galápagos?

    É necessário fazer esse tipo de exposição. Já são 7 páginas só nesse tópico. E já vi, só hoje, outros dois tópicos de outros jogos com outras queixas. 

    Muitas pessoas irão comprar independentemente da forma de distribuição, preço, se tá mofado ou até cagado., Já fui novato nesse hobby e sei como é a sensação de deslumbramento. Mas alguns outros irão refletir sobre esse "programa piloto" e dar um basta nisso antes que vire moda. 

    8
  • Marllos Dias
    425 mensagens MD
    avatar
    Marllos Dias29/02/24 15:29
    Marllos Dias » 29/02/24 15:29

    J. MARQUES::
    joaoclaudio::Em primeiro lugar a turma que se diz defensora do pequeno lojista, tem que olhar para o histórico de compra e ver se tá realmente comprando no pequeno lojista. Discurso muito bonito, mas a gente sabe que na prática o comprador vai aonde tem as melhores condições. E spoiler, o pequeno no geral não tem essa possibilidade, pois não compra em escala. Qual o motivo das lojas abrirem pré-venda e no lançamento o jogo já fica um pouco mais barato? Aquela loja conseguiu vender uma quantidade que possibilitou pedir mais e pagar mais barato. 

    Meu segundo ponto é que na nossa sociedade é assim. Quem tem dinheiro tem mais influência, querem mudar isso tem que mudar a infraestrutura da sociedade. Mas vocês não estão preparados para essa conversa. :devil:

    Isso é uma prática antiga de quase todas as editoras, esses parceiros diamante, já tem vantagens comerciais sobre os demais. Pagam mais barato, recebem antes. E um muito grande (a loja do Sr Cabeça de Ovo) que diz quanto vai pagar. E eles são tão grandes que eles fazem isso para todos os produtos que são vendidos lá. Se tem promoção na loja é porque a editora autorizou. Conversem com o seu lojista pequeno ele vai confirmar. Se é verdade que vocês tem esse lojista pequeno. 

    Apesar de ter o poder de decisão, o consumidor é a parte mais fraca dessa relação. Tanto que muitos aqui estão indignados, mas não negam que tem planos em adquirir esse jogo e até mesmo futuros jogos. Nós nos colocamos nessa posição de refém, só que esse cativeiro é virtual. 

    Espero que fiquem bem e cuidado com o fígado. 

    Acredito que a maioria das pessoas que não moram numa capital e tem uma loja de bg/cardgames em sua cidade consome produto diretamente delas, pporque é onde vc acaba conhecendo amis gente para poder jogar, e a aproximação com o lojista te ajuda a conseguir bons descontos e etc. Ao menos essa é a realidade que eu vejo aqui na minha cidade e nas cidades vizinhas (sou do interior de sp).

    Nada, pelo menos por aqui a gente acaba comprando onde está mais barato mesmo, ou onde o frete está grátis ou mais em conta, ou onde é possível encontrar o jogo. Sou do interior de Goiás. Muitas vezes o jogo na loja da cidade está com preço até 50% maior comparado com lojas de outras regiões. Ou o frete da cidade vizinha, onde tem uma outra loja, para a minha casa, acaba já ficando mais caro que pedir de um dos tubarões do mercado. Há os casos em que você até quer comprar, mas a loja simplesmente não tem cópias do jogo também. Eu entendo o que o pessoal está falando, realmente é uma prática cruel com o pequeno, mas sei lá se tem tanta gente disposta assim a pagar mais caro pra apoiar o lojista local. O que acaba acontecendo é que a gente compra os jogos mais baratos nas lojas daqui, mas os mais caros ficam pro lojista grande, porque ele acaba dando um desconto percentual maior do que o pequeno pode aplicar.

    Sobre essa parte de ir jogar nas lojas, eu sempre enxerguei que fosse uma prática do pessoal bem mais velho, dos primórdios do hobby. Eu mesmo prefiro jogar com meu grupo fechado e num espaço controlado, geralmente em casa. Não sou fã de jogar em lojas ou eventos.

    Sobre o jogo em si, eu não tenho absolutamente interesse nenhum nele, mas fazendo um exercício imaginativo sobre quais seriam as tais lojas diamante, eu especulo que provavelmente seria uma das que eu habitualmente já compro mesmo. Se a Lagartixa está passando essa rasteira nas lojas pequenas, provavelmente deve ter percebido isso também. Eu penso que acabe sendo o mesmo caminho da competição da loja do Bezos com as livrarias de bairro ou de shopping. A gente até entra na loja, folheia alguns livros, dá uma olhada, mas acaba comprando é na internet mesmo, que tá mais barato.

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  • Ojunior820
    51 mensagens MD
    avatar
    Ojunior82029/02/24 18:22
    Ojunior820 » 29/02/24 18:22

    christian1985::Empresas só se preocupam com uma coisa, grandes ou pequenas: CMg = RMg (equação da maximização de lucros e não da experiência do consumidor)

    Mas ninguém, absolutamente ninguém, pode tirar uma coisa dos compradores: o PODER de ACEITAR/RECUSAR o preço e condições oferecidos.

    Por isso tanto esforço despendido em nos convencer da necessidade de comprar AGORA antes que seja tarde demais e você (talvez) perca a oportunidade "única" e não consiga aproveitar a "experiência definitiva" ou então descobrir o quão mais "imersiva" a 8ª edição (de tiragem limitada) é em relação às anteriores.

    Gente, conseguiram convencer a galera a fazer fila pra trocar celular número 17 pelo 17s por mais de cinco dígitos! E isso em menos de um ano... É por saber manipular nossa vontade de compra e saber nos fazer aceitar (e até defender!) produtos cada vez mais irrelevantes, mais caros - e agora até com defeitos sérios - que a situação vai ficando cada vez mais grave pra nós. Daqui a pouco vão convencer a gente a comprar uma caixa de boardgame vazia... não, espera... deixa quieto. 

    Não se sintam ofendidos quando as pessoas alertam sobre essas práticas horríveis, elas não querem acabar com a diversão de ninguém, elas estão no mesmo time que você cara! Elas estão do SEU LADO!!!

    Acorda!

    Pensa comigo: na última vez que você comprou AQUELE jogo definitivo, o jogo que iria acabar com todos os jogos, o Mega Max Plus Ultra... a promessa se cumpriu? Se sim, por que o desespero de pegar o próximo Mega Max? Se não, porque dessa vez você acredita que vai ser diferente?

    OBS.: no meio dessa bagunça toda, só existe uma entidade que não tem culpa de nada: O jogo em si. De resto, todos temos alguma parcela de culpa no cartório por esse estado de coisas.

    Falou tudo. Nós temos muito mais poder do q imaginamos. Já venho falando há anos. Cada um aqui que já comprou jogo em pré venda ou lançamento com toda certeza viu o mesmo jogo meses depois pela metade do preço e se arrependeu. E tenho certeza que a maioria de nós tem uma coleção boa o suficiente pra jogar coisas muito boas e variadas por um bom tempo. Sem falar q provavelmente jogou pouco até então. Venho falando há um bom tempo já. Esperem, vai cair o preço. Essa semana mesmo o distilled caiu pra metade do preço de lançamento, q foi 7 meses atrás. Se nós esperarmos, ou pelo menos a maioria de nós, isso vai mudar. Eles precificam esses jogos igual nossa indústria automobilística: não o que valem, mas o q estamos dispostos a pagar. Eu espero de coração q geral espere mesmo, é muito abuso, é muita cagação nas nossas cabeças. 

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