"Suas mãos velhas empunham a espada. Sangue misturado com suor escorre pela sobrancelha e atinge seus olhos, que ardem por um momento. Passos pesados fazem o chão tremer, e você tenta firmar seus pés doloridos. Você se vira para enfrentar seu inimigo, enquanto murmura para si mesmo: Eu estou muito velho para continuar com essa merd*"
Observação: os playmats apresentados nas fotos abaixo são vendidos separadamente
Iron Helm é um jogo solo de exploração de masmorras, lançado por Jason Glover através do sistema de impressão sob demanda da The Game Crafter. Jason é famoso por criar jogos solo em caixas pequenas, como o irmão mais novo de Iron Helm,
Tin helm, e
Gate.
Em Iron Helm, jogamos como um aventureiro no fim de sua carreira, enfrentando a última masmorra para reunir os últimos recursos e iniciar sua aposentadoria. Começamos selecionando nosso aventureiro, que determina nosso HP, energia, peso máximo de itens que podemos carregar, ração e ouro iniciais.
Setup inicial do personagem Fayon. Cada personagem começa com items e habilidades diferentes no inicio do jogo.
Antes de começarmos nossa aventura, podemos gastar o ouro inicial para comprar itens do baralho de Trappings. Esse baralho é usado somente nessa hora (ou entre aventuras, usando regras das expansões que podem ser implementadas sem elas). Um detalhe importante de Iron Helm é que, sem uma arma primária, nós só podemos atacar com as mãos, causando 1 de dano. Alguns personagens não começam com uma, então é bom escolher bem o que você vai levar para a masmorra.
Algumas cartas do baralho de Trappings. Os números correspondem ao valor do item, peso, e onde ele é equipado no personagem
O jogo consegue condensar uma experiência de dungeon crawl com regras simples e turnos rápidos. O gameplay loop consiste em comprar 2 cartas do baralho de Dungeon e revelar a primeira, resolvendo o efeito de cima, ou descartá-la e resolver a segunda, aplicando o efeito de baixo. Normalmente, o efeito de baixo proporciona um efeito mais forte, piorando cartas que iniciam combates ou melhorando cartas que concedem benefícios, como encontrar um baú do tesouro ou cogumelos mágicos.
Começamos um turno revelando a carta de Skirmish. Como foi a primeira carta, resolvemos o efeito de cima. Se
ela tivesse sido revelada como a segunda carta, teríamos adicionado +2 de vida para o inimigo
No geral, o jogo possui uma dificuldade alta. Há bastante sorte envolvida, tanto na rolagem de dados como nos itens que você consegue comprar ao longo da partida. O conhecimento do baralho de Dungeon é fundamental para jogar bem, e o próprio manual recomenda dar uma boa olhada nele antes de começar a jogar para saber o que você pode encontrar por aí. Nele temos armadilhas, labirintos, mercadores, tesouros e outras coisas que podem ajudar ou atrapalhar muito a jogatina. Contar cartas é fundamental para saber quando se arriscar: sabendo que existe 5 cartas de Skirmish no jogo, se por acaso você abrir a segunda carta e ambas forem ela, já existe uma possibilidade muito menor de abrir outra skirmish durante a rodada. Já vi muitas reclamações de que uma das melhores estratégias é tentar ao máximo evitar o combate. De fato, isso não só é importante como faz parte do tema do jogo - nós estamos a um passo de aposentar nosso aventureiro e a última coisa que queremos é enfrentar um Troll bufado pela carta de Skirmish revelada como segunda carta. Porém, nem sempre evitar o combate é vantajoso. O baralho de Dungeon também tem a carta de Ambush, que quando revelada como primeira carta não só não dá nenhum bônus adicional de vida ao inimigo, como também nos dá a vantagem e podemos atacar primeiro.

Algumas cartas do baralho de Dungeon
Por ser um jogo rápido, as mecânicas de combate são simples. Usamos um d12 para marcar a vida do inimigo, e por padrão, ele sempre começa o ataque. O jogo divide os ataques do inimigo entre
initial attack e
counterstrike. Algumas cartas de habilidade e itens podem ajudar a mitigar um ou outro, mas ambos são resolvidos da mesma forma. Quando o inimigo ataca, rolamos 2d6, subtraindo o menor do maior e adicionando o resultado ao valor de ataque base do inimigo. O inimigo erra se os dados rolados forem iguais. Na nossa vez, podemos descartar de 1 até 3 tokens de Energia, cada token dá direito a rolar 1d6, e o valor do ataque é a soma de todos os dados rolados. Esse loop continua até o inimigo ou nosso aventureiro serem mortos. Cada inimigo também possui uma habilidade única, como poder infligir veneno ou até mesmo aceitar 1 moeda de ouro para não lutar contra você (goblins são ligeiros!).
A carta de inimigo especifica o seu HP, Dano, Tesouro e qual elemento é a sua fraqueza.
Dependendo do inimigo derrotado, a recompensa pode ser nada, comprar uma carta do baralho de Loot ou comprar também uma carta do baralho de Potions. Alguns inimigos também lhe dão 1 moeda de ouro. Os inimigos derrotados vão para sua área de jogo e são usados para adquirir novas habilidades. Cada personagem tem um atributo principal (no caso do Fayon da imagem acima, o seu atributo é Agilidade). Para adquirir uma habilidade nova, trocamos 3 cartas de inimigo por 1 habilidade do atributo principal, ou 5 inimigos por qualquer habilidade. Algumas habilidades podem ser cruciais para decidir a vitória, então aproveitar a carta de Ambush para ganhar vantagem na batalha e colecionar cabeças de monstros nefastos é sempre bom!
Existem três categorias de atributos e habilidades: Agility, Mind e Brawn.
A habilidade Shadow consegue melhorar ainda mais a carta Ambush quando revelada como primeira carta
O jogo possui duas trilhas, uma que indica o nível atual da Dungeon e uma de Moralidade. Quando o baralho de Dungeon acaba (ou quando encontramos a carta Clearing) uma carta de Plot é revelada. Esse baralho adiciona pequenos elementos narrativos, normalmente com uma alguma escolha moral. Por exemplo, podemos encontrar algum aventureiro em apuros e decidir ajudá-lo, subindo na trilha de moralidade, ou roubar os seus equipamentos, ganhando loot e descendo na trilha. O nível da dungeon indica a rodada atual, que avança sempre que o baralho da dungeon acaba (8 turnos), e então alimentamos nosso personagem com um token de ração (ou se perde 3 de HP), reembaralhamos o baralho e começamos uma nova rodada. O nível da dungeon é sempre adicionado ao HP dos inimigos e também serve para mudar o efeito de algumas cartas, como o número de itens que o mercador vai vender se você encontrar ele.
Cada carta de Plot possui ícones de olhos na parte de baixo da carta, que representam o quanto o boss da dungeon nota a sua presença. Quando revelamos uma nova carta de plot e o número total de olhos chega a 10, a carta é resolvida e enfrentamos o boss logo em seguida. O boss pode ser decidido antes de começar o jogo ou usando as regras oficiais (contando o número de inimigos com fraqueza ao elemento iguais e escolhendo o boss que tem a mesma fraqueza). As mini expansões de aventura adicionam novos bosses que também podem ser usados no jogo base. Na caixa base, o jogo traz somente 3, o que é um ponto negativo, pois aumenta a dependência das mini expansões para aumentar a rejogabilidade.
Cartas de plot, trilhas do nível da dungeon, moralidade e os 3 boss da caixa base
Ao longo do jogo, também ganhamos tokens de Benção, que são revelados antes de enfrentar o boss ao recebermos uma visita especial de um Anjo bondoso. Esses tokens também podem ser usados (sem revelar) ao longo do jogo para re-rolar todos os dados em um turno de combate, mas isso deve ser considerado apenas em uma situação de vida ou morte já que os tokens, quando revelados, sempre dão benefícios como cura, restaurar energia ou até remover todo o seu veneno. O combate com o boss acontece da mesma forma que com inimigos normais. Em caso de vitória, o manual oferece algumas métricas para saber o quão bem nossa aposentadoria será, basicamente somando todos os recursos, inimigos derrotados, moralidade e nível da dungeon.
A caixa base possui uma boa rejogabilidade, com uma vasta seleção de habilidades, inimigos e um deck de loot generoso. Por ser basicamente um jogo de cartas, o jogo abre muitas possibilidades para expansões. Atualmente, o jogo se encontra "finalizado", mas as expansões lançadas até agora adicionam muita coisa ao jogo:
Adventure Packs
Existem 6 Adventure Packs, cada um adiciona um pouco de tudo que o jogo tem: boss, personagem, skill, trappings, loot, plot e inimigos. Cada pack tem uma carta de instrução que mostra o símbolo único da expansão (para ajudar na organização) e como organizar a aventura. Eles introduzem níveis de dificuldade que podem ser usados para jogar uma campanha (as
regras não acompanham o jogo). O jogo base é considerado como level 1, e os packs são de level 2 ou 3, para possibilitar uma campanha de até 3 jogos em sequencia. Ao total são 3 packs de level 2, 3 packs de level 3 e 1 de level 4 que vem dentro da expansão Iron Chest (mostrada mais abaixo). Na campanha o jogo brilha mais, porque é muito bom poder começar um novo nivel com as skills e loot que você conseguiu adquirir anteriormente. O gold adquirido na aventura também serve pra comprar novos itens do baralho de Trappings e contratar Henchmen se você possuir a expansão Iron Chest.

Apesar de adicionarem uma boa variedade ao jogo, jogar uma aventura não passa bem o "feeling" de estar naquela aventura. Você sempre vai enfrentar o boss da aventura, e alguns inimigos e plots são substituidos, mas é possivel jogar uma aventura sem chegar a ver essas cartas. Ainda assim eu recomendo todos os packs pra quem gostou do jogo base, o loot, boss e personagens novos já valem a aquisição. Pra quem não quer pegar tudo, eu recomendo pelo menos um pack level 2 e um level 3 pra poder jogar uma campanha inteira.
Dungeon Deck #2
Uma expansão essencial, adiciona um baralho de Dungeon alternativo. Como em todo jogo você vai jogar o mesmo baralho de dungeon, ter um baralho adicional melhora bastante a rejogabilidade e da uma vida nova após jogar várias partidas do baralho original.
A carta Archangel aumenta a importância de um bom posicionamento na trilha de Moralidade
Loot & Lore Pack
Essa expansão é um booster que serve para aumentar a variedade adicionando cartas a todos os decks do jogo exceto o de inimigos. Na carta de instrução da expansão também há regras para o Lonely Troll Inn, que possibilita jogar múltiplas aventuras seguidas. As regras do lonely troll inn são necessárias para jogar uma campanha, mas não é necessário esse pack para jogar com elas (basicamente resetar os status do personagem, comprar novos itens do baralho de Trappings e trocar os inimigos derrotados por gold)
The Fanny Pack
Esse pack também é um booster, que adiciona variedade ao jogo. O diferencial é que ele foi criado com ideias da comunidade, e adiciona cartas a todos os decks do jogo exceto o de Potions. Eu gostei bastante das adições e recomendo tanto ele quanto o Loot & Lore
Iron Chest
Essa é a maior expansão, e final, que recebeu sua própria caixa. Ela adiciona o último Adventure Pack, o único de level 4 e é a unica expansão que adiciona novos módulos introduzindo mecânicas diferentes. Apesar de vários módulos adicionarem efeitos bons ou ruins, no geral elas aumentam o nível de dificuldade do jogo. Os módulos são:
Lonely Troll Inn: Adiciona Henchmen, personagens secundários que podem ser contratados para lhe ajudarem na aventura, mas que também podem ir embora se a sua Morale acabar. Essa adição é muito legal para as campanhas, quando da pra acumular algum gold e ter uma ajuda no próximo nível. Também adiciona novas cartas ao deck de Trappings e um novo personagem: o mendigo. Jogar com ele é extremamente dificil e a única vantagem é que ele aumenta a pontuação. Eu costumo não contar pontos - vencer o boss é a vitória real do jogo e os pontos servem apenas como uma métrica para avaliar o desempenho, então não acho esse personagem muito interessante
Beasts & Burden: Esse pack aumenta a dificuldade consideravelmente adicionando a mecânica de Aflição, status negativos que só podem ser removidos com poções. Também adiciona novos inimigos poderosos e mini-bosses no deck de Plot. É recomendável adicionar esse módulo quando se consegue chegar na aventura de nivel 4
Realm & Relics: Uma das adições mais legais na minha opinião, adiciona as cartas de Environment, que dão um aspecto único a cada level da dungeon. Algumas cartas possuem efeitos benéficos, mas os efeitos ruins podem te ferrar legal. Também adiciona as cartas de Artefatos, itens muito fortes que são comprados com tokens de Benção, ou que podem ser usados para house rules no geral (eu compro desse baralho ao invés do baralho de loot quando derroto um boss em uma campanha)
Random Encounters: Adiciona três miniaturas (de péssima qualidade) e uma carta de mapa para cada nivel de dificuldade da aventura. Entre os levels da dungeon existem icones que são resolvidos quando o level muda, quem podem ser coisas boas ou ruins. Existe uma carta para cada nível de dificuldade da campanha, que tem o potencial de ajudar mais quanto menor for o nível. Eu recomendo sempre jogar com esse módulo em um campanha

Eu gosto muito dos módulos da Iron Chest, mas não acho uma expansão obrigatória. O jogo já é bem difícil e para jogar com um módulo como o Beasts & Burden é preciso ter bastante experiência e querer desafios novos. As miniaturas são desnecessárias e adicionam um custo extra a um jogo que já é caro. Ainda assim, para quem já vai pegar outras expansões junto com o jogo, acho que vale a pena aproveitar o frete e pegar ela. Infelizmente a única aventura de level 4 está nela e não da pra comprar separadamente. Todos os módulos tem uma sinergia muito boa e podem ser livremente adicionados, aumentando levemente a complexidade do jogo mas sempre sem complicar demais as coisas.
Conclusão
Iron Helm é um jogo indie e ele transpira isso. O jogo é caro e a produção é simples, muitas cartas têm erros de inglês e alguns erros estéticos como texto de descrições não estarem em negrito em algumas cartas, além das minis da expansão já mencionadas. O manual do jogo também deixa a desejar e a excelente comunidade do jogo até criou um
manual novo cobrindo vários edge cases. Ainda assim, o jogo é um trabalho de amor, com uma arte linda que só de olhar ja faz você querer jogar, e o considero como um dos melhores jogos solo da minha coleção.