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  3. Iron Helm
  4. Análise: Iron Helm

Análise: Iron Helm

Iron Helm
  • avatar
    Pietrofxq26/02/24 00:54
    avatar
    Pietrofxq
    26/02/24 00:54
    40 mensagens MD

    "Suas mãos velhas empunham a espada. Sangue misturado com suor escorre pela sobrancelha e atinge seus olhos, que ardem por um momento. Passos pesados fazem o chão tremer, e você tenta firmar seus pés doloridos. Você se vira para enfrentar seu inimigo, enquanto murmura para si mesmo: Eu estou muito velho para continuar com essa merd*"


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/39cd4_cwbu7g.jpeg

    Observação: os playmats apresentados nas fotos abaixo são vendidos separadamente


    Iron Helm é um jogo solo de exploração de masmorras, lançado por Jason Glover através do sistema de impressão sob demanda da The Game Crafter. Jason é famoso por criar jogos solo em caixas pequenas, como o irmão mais novo de Iron Helm, Tin helm, e Gate.

    Em Iron Helm, jogamos como um aventureiro no fim de sua carreira, enfrentando a última masmorra para reunir os últimos recursos e iniciar sua aposentadoria. Começamos selecionando nosso aventureiro, que determina nosso HP, energia, peso máximo de itens que podemos carregar, ração e ouro iniciais.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6468e_cwbu7g.jpeg

    Setup inicial do personagem Fayon. Cada personagem começa com items e habilidades diferentes no inicio do jogo.


    Antes de começarmos nossa aventura, podemos gastar o ouro inicial para comprar itens do baralho de Trappings. Esse baralho é usado somente nessa hora (ou entre aventuras, usando regras das expansões que podem ser implementadas sem elas). Um detalhe importante de Iron Helm é que, sem uma arma primária, nós só podemos atacar com as mãos, causando 1 de dano. Alguns personagens não começam com uma, então é bom escolher bem o que você vai levar para a masmorra.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b8827_cwbu7g.jpeg

    Algumas cartas do baralho de Trappings. Os números correspondem ao valor do item, peso, e onde ele é equipado no personagem


    O jogo consegue condensar uma experiência de dungeon crawl com regras simples e turnos rápidos. O gameplay loop consiste em comprar 2 cartas do baralho de Dungeon e revelar a primeira, resolvendo o efeito de cima, ou descartá-la e resolver a segunda, aplicando o efeito de baixo. Normalmente, o efeito de baixo proporciona um efeito mais forte, piorando cartas que iniciam combates ou melhorando cartas que concedem benefícios, como encontrar um baú do tesouro ou cogumelos mágicos.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7c68b_cwbu7g.jpeg

    Começamos um turno revelando a carta de Skirmish. Como foi a primeira carta, resolvemos o efeito de cima. Se 

    ela tivesse sido revelada como a segunda carta, teríamos adicionado +2 de vida para o inimigo


    No geral, o jogo possui uma dificuldade alta. Há bastante sorte envolvida, tanto na rolagem de dados como nos itens que você consegue comprar ao longo da partida. O conhecimento do baralho de Dungeon é fundamental para jogar bem, e o próprio manual recomenda dar uma boa olhada nele antes de começar a jogar para saber o que você pode encontrar por aí. Nele temos armadilhas, labirintos, mercadores, tesouros e outras coisas que podem ajudar ou atrapalhar muito a jogatina. Contar cartas é fundamental para saber quando se arriscar: sabendo que existe 5 cartas de Skirmish no jogo, se por acaso você abrir a segunda carta e ambas forem ela, já existe uma possibilidade muito menor de abrir outra skirmish durante a rodada. Já vi muitas reclamações de que uma das melhores estratégias é tentar ao máximo evitar o combate. De fato, isso não só é importante como faz parte do tema do jogo - nós estamos a um passo de aposentar nosso aventureiro e a última coisa que queremos é enfrentar um Troll bufado pela carta de Skirmish revelada como segunda carta. Porém, nem sempre evitar o combate é vantajoso. O baralho de Dungeon também tem a carta de Ambush, que quando revelada como primeira carta não só não dá nenhum bônus adicional de vida ao inimigo, como também nos dá a vantagem e podemos atacar primeiro.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/59b69_cwbu7g.jpeg

    Algumas cartas do baralho de Dungeon


    Por ser um jogo rápido, as mecânicas de combate são simples. Usamos um d12 para marcar a vida do inimigo, e por padrão, ele sempre começa o ataque. O jogo divide os ataques do inimigo entre initial attack e counterstrike. Algumas cartas de habilidade e itens podem ajudar a mitigar um ou outro, mas ambos são resolvidos da mesma forma. Quando o inimigo ataca, rolamos 2d6, subtraindo o menor do maior e adicionando o resultado ao valor de ataque base do inimigo. O inimigo erra se os dados rolados forem iguais. Na nossa vez, podemos descartar de 1 até 3 tokens de Energia, cada token dá direito a rolar 1d6, e o valor do ataque é a soma de todos os dados rolados. Esse loop continua até o inimigo ou nosso aventureiro serem mortos. Cada inimigo também possui uma habilidade única, como poder infligir veneno ou até mesmo aceitar 1 moeda de ouro para não lutar contra você (goblins são ligeiros!).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1caee_cwbu7g.jpeg

    A carta de inimigo especifica o seu HP, Dano, Tesouro e qual elemento é a sua fraqueza.


    Dependendo do inimigo derrotado, a recompensa pode ser nada, comprar uma carta do baralho de Loot ou comprar também uma carta do baralho de Potions. Alguns inimigos também lhe dão 1 moeda de ouro. Os inimigos derrotados vão para sua área de jogo e são usados para adquirir novas habilidades. Cada personagem tem um atributo principal (no caso do Fayon da imagem acima, o seu atributo é Agilidade). Para adquirir uma habilidade nova, trocamos 3 cartas de inimigo por 1 habilidade do atributo principal, ou 5 inimigos por qualquer habilidade. Algumas habilidades podem ser cruciais para decidir a vitória, então aproveitar a carta de Ambush para ganhar vantagem na batalha e colecionar cabeças de monstros nefastos é sempre bom!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6def5_cwbu7g.jpeg

    Existem três categorias de atributos e habilidades: Agility, Mind e Brawn.

    A habilidade Shadow consegue melhorar ainda mais a carta Ambush quando revelada como primeira carta


    O jogo possui duas trilhas, uma que indica o nível atual da Dungeon e uma de Moralidade. Quando o baralho de Dungeon acaba (ou quando encontramos a carta Clearing) uma carta de Plot é revelada. Esse baralho adiciona pequenos elementos narrativos, normalmente com uma alguma escolha moral. Por exemplo, podemos encontrar algum aventureiro em apuros e decidir ajudá-lo, subindo na trilha de moralidade, ou roubar os seus equipamentos, ganhando loot e descendo na trilha. O nível da dungeon indica a rodada atual, que avança sempre que o baralho da dungeon acaba (8 turnos), e então alimentamos nosso personagem com um token de ração (ou se perde 3 de HP), reembaralhamos o baralho e começamos uma nova rodada. O nível da dungeon é sempre adicionado ao HP dos inimigos e também serve para mudar o efeito de algumas cartas, como o número de itens que o mercador vai vender se você encontrar ele.

    Cada carta de Plot possui ícones de olhos na parte de baixo da carta, que representam o quanto o boss da dungeon nota a sua presença. Quando revelamos uma nova carta de plot e o número total de olhos chega a 10, a carta é resolvida e enfrentamos o boss logo em seguida. O boss pode ser decidido antes de começar o jogo ou usando as regras oficiais (contando o número de inimigos com fraqueza ao elemento iguais e escolhendo o boss que tem a mesma fraqueza). As mini expansões de aventura adicionam novos bosses que também podem ser usados no jogo base. Na caixa base, o jogo traz somente 3, o que é um ponto negativo, pois aumenta a dependência das mini expansões para aumentar a rejogabilidade.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ca6ab_cwbu7g.jpeghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4e936_cwbu7g.jpeg

    Cartas de plot, trilhas do nível da dungeon, moralidade e os 3 boss da caixa base


    Ao longo do jogo, também ganhamos tokens de Benção, que são revelados antes de enfrentar o boss ao recebermos uma visita especial de um Anjo bondoso. Esses tokens também podem ser usados (sem revelar) ao longo do jogo para re-rolar todos os dados em um turno de combate, mas isso deve ser considerado apenas em uma situação de vida ou morte já que os tokens, quando revelados, sempre dão benefícios como cura, restaurar energia ou até remover todo o seu veneno. O combate com o boss acontece da mesma forma que com inimigos normais. Em caso de vitória, o manual oferece algumas métricas para saber o quão bem nossa aposentadoria será, basicamente somando todos os recursos, inimigos derrotados, moralidade e nível da dungeon.

    A caixa base possui uma boa rejogabilidade, com uma vasta seleção de habilidades, inimigos e um deck de loot generoso. Por ser basicamente um jogo de cartas, o jogo abre muitas possibilidades para expansões. Atualmente, o jogo se encontra "finalizado", mas as expansões lançadas até agora adicionam muita coisa ao jogo:

    Adventure Packs

    Existem 6 Adventure Packs, cada um adiciona um pouco de tudo que o jogo tem: boss, personagem, skill, trappings, loot, plot e inimigos. Cada pack tem uma carta de instrução que mostra o símbolo único da expansão (para ajudar na organização) e como organizar a aventura. Eles introduzem níveis de dificuldade que podem ser usados para jogar uma campanha (as regras não acompanham o jogo). O jogo base é considerado como level 1, e os packs são de level 2 ou 3, para possibilitar uma campanha de até 3 jogos em sequencia. Ao total são 3 packs de level 2, 3 packs de level 3 e 1 de level 4 que vem dentro da expansão Iron Chest (mostrada mais abaixo). Na campanha o jogo brilha mais, porque é muito bom poder começar um novo nivel com as skills e loot que você conseguiu adquirir anteriormente. O gold adquirido na aventura também serve pra comprar novos itens do baralho de Trappings e contratar Henchmen se você possuir a expansão Iron Chest.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e674a_cwbu7g.jpeg


    Apesar de adicionarem uma boa variedade ao jogo, jogar uma aventura não passa bem o "feeling" de estar naquela aventura. Você sempre vai enfrentar o boss da aventura, e alguns inimigos e plots são substituidos, mas é possivel jogar uma aventura sem chegar a ver essas cartas. Ainda assim eu recomendo todos os packs pra quem gostou do jogo base, o loot, boss e personagens novos já valem a aquisição. Pra quem não quer pegar tudo, eu recomendo pelo menos um pack level 2 e um level 3 pra poder jogar uma campanha inteira.

    Dungeon Deck #2

    Uma expansão essencial, adiciona um baralho de Dungeon alternativo. Como em todo jogo você vai jogar o mesmo baralho de dungeon, ter um baralho adicional melhora bastante a rejogabilidade e da uma vida nova após jogar várias partidas do baralho original.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7e9ba_cwbu7g.jpeg


    A carta Archangel aumenta a importância de um bom posicionamento na trilha de Moralidade



    Loot & Lore Pack

    Essa expansão é um booster que serve para aumentar a variedade adicionando cartas a todos os decks do jogo exceto o de inimigos. Na carta de instrução da expansão também há regras para o Lonely Troll Inn, que possibilita jogar múltiplas aventuras seguidas. As regras do lonely troll inn são necessárias para jogar uma campanha, mas não é necessário esse pack para jogar com elas (basicamente resetar os status do personagem, comprar novos itens do baralho de Trappings e trocar os inimigos derrotados por gold)


    The Fanny Pack

    Esse pack também é um booster, que adiciona variedade ao jogo. O diferencial é que ele foi criado com ideias da comunidade, e adiciona cartas a todos os decks do jogo exceto o de Potions. Eu gostei bastante das adições e recomendo tanto ele quanto o Loot & Lore 


    Iron Chest


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fd3da_cwbu7g.jpeg


    Essa é a maior expansão, e final, que recebeu sua própria caixa. Ela adiciona o último Adventure Pack, o único de level 4 e é a unica expansão que adiciona novos módulos introduzindo mecânicas diferentes. Apesar de vários módulos adicionarem efeitos bons ou ruins, no geral elas aumentam o nível de dificuldade do jogo. Os módulos são:

    Lonely Troll Inn: Adiciona Henchmen, personagens secundários que podem ser contratados para lhe ajudarem na aventura, mas que também podem ir embora se a sua Morale acabar. Essa adição é muito legal para as campanhas, quando da pra acumular algum gold e ter uma ajuda no próximo nível. Também adiciona novas cartas ao deck de Trappings e um novo personagem: o mendigo. Jogar com ele é extremamente dificil e a única vantagem é que ele aumenta a pontuação. Eu costumo não contar pontos - vencer o boss é a vitória real do jogo e os pontos servem apenas como uma métrica para avaliar o desempenho, então não acho esse personagem muito interessante

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/878c5_cwbu7g.jpeg


    Beasts & Burden: Esse pack aumenta a dificuldade consideravelmente adicionando a mecânica de Aflição, status negativos que só podem ser removidos com poções. Também adiciona novos inimigos poderosos e mini-bosses no deck de Plot. É recomendável adicionar esse módulo quando se consegue chegar na aventura de nivel 4

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9525c_cwbu7g.jpeg


    Realm & Relics: Uma das adições mais legais na minha opinião, adiciona as cartas de Environment, que dão um aspecto único a cada level da dungeon. Algumas cartas possuem efeitos benéficos, mas os efeitos ruins podem te ferrar legal. Também adiciona as cartas de Artefatos, itens muito fortes que são comprados com tokens de Benção, ou que podem ser usados para house rules no geral (eu compro desse baralho ao invés do baralho de loot quando derroto um boss em uma campanha)

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8358e_cwbu7g.jpeg


    Random Encounters: Adiciona três miniaturas (de péssima qualidade) e uma carta de mapa para cada nivel de dificuldade da aventura. Entre os levels da dungeon existem icones que são resolvidos quando o level muda, quem podem ser coisas boas ou ruins. Existe uma carta para cada nível de dificuldade da campanha, que tem o potencial de ajudar mais quanto menor for o nível. Eu recomendo sempre jogar com esse módulo em um campanha

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9c873_cwbu7g.jpeg


    Eu gosto muito dos módulos da Iron Chest, mas não acho uma expansão obrigatória. O jogo já é bem difícil e para jogar com um módulo como o Beasts & Burden é preciso ter bastante experiência e querer desafios novos. As miniaturas são desnecessárias e adicionam um custo extra a um jogo que já é caro. Ainda assim, para quem já vai pegar outras expansões junto com o jogo, acho que vale a pena aproveitar o frete e pegar ela. Infelizmente a única aventura de level 4 está nela e não da pra comprar separadamente. Todos os módulos tem uma sinergia muito boa e podem ser livremente adicionados, aumentando levemente a complexidade do jogo mas sempre sem complicar demais as coisas.

    Conclusão

    Iron Helm é um jogo indie e ele transpira isso. O jogo é caro e a produção é simples, muitas cartas têm erros de inglês e alguns erros estéticos como texto de descrições não estarem em negrito em algumas cartas, além das minis da expansão já mencionadas. O manual do jogo também deixa a desejar e a excelente comunidade do jogo até criou um manual novo cobrindo vários edge cases. Ainda assim, o jogo é um trabalho de amor, com uma arte linda que só de olhar ja faz você querer jogar, e o considero como um dos melhores jogos solo da minha coleção.

    5
    0
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  • dheyrdre
    923 mensagens MD
    avatar
    dheyrdre26/02/24 08:04
    dheyrdre » 26/02/24 08:04

    Jason Glover é incrível!
    Gosto demais dos jogos dele e me entristece o site não enviar mais para o Brasil.
    (O frete nem era, absurdo, de caro.)

    Tenho o Iron Helm completaço e não joguei nem 1% da caixa base (nem ganhei também).

    Essa parte da moralidade eu acho beeeeem legal, para mim é um jogo muito temático. Não pode sair carregando tudo que quer, vc se cansa, vc é surpreendido... passa essa sensação RPGística. A melhor parte, para mim, é ser realmente 1 personagem só.

    Gosto muito de Four Against Darkness - Edição Brasileira, mas jogar com 1 personagem me ganha mais.

    Eu estava tentando comprar aos poucos, 8 dólares num booster é puxado, só que uma vez o Jason tirou tudo a venda do site e pensei: "ferrou! Já era caro, agora vai se tornar impossível."
    Fiz uma mega compra e peguei tudo que eu queria, para depois ele anunciar que voltou e já fez uns 4 Crowdsale depois disso.
    Ufa!

    Percebi que suas cartas também estão com as bordas lascadinhas.

    Eu só queria sleeves personalizadas, no Gate e Gates a diferença de tonalidade fica nítida.
    Não percebi no Iron Helm, pois não joguei o restante.

    Eu acho que o Jason é o "cara" dos jogos de tabuleiros.

    Ver uma análise desse jogo aqui, que não é tradução, foi uma grata surpresa. Ótima análise!
    Eu tenho costume de ler análises, apenas depois de forma minha opinião para não me deixar levar. Se fosse ler a sua antes, iria pegar sem dó esse jogão!

    Ps: esqueceu de enaltecer a arte incrível do Jason.

    9
  • Pietrofxq
    40 mensagens MD
    avatar
    Pietrofxq26/02/24 11:23
    Pietrofxq » 26/02/24 11:23

    jennifer ::Jason Glover é incrível!
    Gosto demais dos jogos dele e me entristece o site não enviar mais para o Brasil.
    (O frete nem era, absurdo, de caro.)

    Tenho o Iron Helm completaço e não joguei nem 1% da caixa base (nem ganhei também).

    Essa parte da moralidade eu acho beeeeem legal, para mim é um jogo muito temático. Não pode sair carregando tudo que quer, vc se cansa, vc é surpreendido... passa essa sensação RPGística. A melhor parte, para mim, é ser realmente 1 personagem só.



    Quero muito jogar os outros dele! Infelizmente passeando pela game crafter gastei um rio de dinheiro com o Quest for the Lost Pixel e pretendo fazer um review também. Assim que tiver outra crowd sale do Tin Helm ou Gates vou tentar pegar ambos. 

    A mecânica de moralidade é interessante mas pra ser sincero como o jogo ja consegue ser bem punitivo, eu já fico feliz só de derrotar o boss e acabo nem contando os pontos as vezes :D
    É bem simples de implementar house rules e uma que eu pretendo testar é receber tokens de Benção de acordo com o nível da moralidade antes de enfrentar o Boss.

    jennifer ::
    Gosto muito de Four Against Darkness - Edição Brasileira, mas jogar com 1 personagem me ganha mais.

    Eu estava tentando comprar aos poucos, 8 dólares num booster é puxado, só que uma vez o Jason tirou tudo a venda do site e pensei: "ferrou! Já era caro, agora vai se tornar impossível."
    Fiz uma mega compra e peguei tudo que eu queria, para depois ele anunciar que voltou e já fez uns 4 Crowdsale depois disso.
    Ufa!


    Não conhecia esse, valeu pela indicação :)

    Eu dei a sorte de pegar o lançamento da Iron Chest e peguei tudo do jogo com um bom desconto na crowd sale. Pra quem quer importar o jogo, eu sempre recomendo usar algum redirecionador como a GoBox. Já importei até um board de Crokinole com eles e tudo sempre chegou certinho e bem embalado.

    jennifer ::
    Percebi que suas cartas também estão com as bordas lascadinhas.

    Eu só queria sleeves personalizadas, no Gate e Gates a diferença de tonalidade fica nítida.
    Não percebi no Iron Helm, pois não joguei o restante.


    Uma reclamação constante de quem compra separado é essa diferença de tonalidade e acho que isso acontece com todos os jogos da The Game Crafter. Outro motivo pra comprar o máximo de coisas possíveis de uma vez só!

    jennifer ::
    Eu acho que o Jason é o "cara" dos jogos de tabuleiros.

    Ver uma análise desse jogo aqui, que não é tradução, foi uma grata surpresa. Ótima análise!
    Eu tenho costume de ler análises, apenas depois de forma minha opinião para não me deixar levar. Se fosse ler a sua antes, iria pegar sem dó esse jogão!


    Muito obrigado! 

    1
  • dheyrdre
    923 mensagens MD
    avatar
    dheyrdre26/02/24 11:35
    dheyrdre » 26/02/24 11:35

    Pietrofxq::
    jennifer ::Jason Glover é incrível!
    Gosto demais dos jogos dele e me entristece o site não enviar mais para o Brasil.
    (O frete nem era, absurdo, de caro.)

    Tenho o Iron Helm completaço e não joguei nem 1% da caixa base (nem ganhei também).

    Essa parte da moralidade eu acho beeeeem legal, para mim é um jogo muito temático. Não pode sair carregando tudo que quer, vc se cansa, vc é surpreendido... passa essa sensação RPGística. A melhor parte, para mim, é ser realmente 1 personagem só.



    Quero muito jogar os outros dele! Infelizmente passeando pela game crafter gastei um rio de dinheiro com o Quest for the Lost Pixel e pretendo fazer um review também. Assim que tiver outra crowd sale do Tin Helm ou Gates vou tentar pegar ambos. 

    A mecânica de moralidade é interessante mas pra ser sincero como o jogo ja consegue ser bem punitivo, eu já fico feliz só de derrotar o boss e acabo nem contando os pontos as vezes :D
    É bem simples de implementar house rules e uma que eu pretendo testar é receber tokens de Benção de acordo com o nível da moralidade antes de enfrentar o Boss.


    jennifer ::
    Gosto muito de Four Against Darkness - Edição Brasileira, mas jogar com 1 personagem me ganha mais.

    Eu estava tentando comprar aos poucos, 8 dólares num booster é puxado, só que uma vez o Jason tirou tudo a venda do site e pensei: "ferrou! Já era caro, agora vai se tornar impossível."
    Fiz uma mega compra e peguei tudo que eu queria, para depois ele anunciar que voltou e já fez uns 4 Crowdsale depois disso.
    Ufa!


    Não conhecia esse, valeu pela indicação :)

    Eu dei a sorte de pegar o lançamento da Iron Chest e peguei tudo do jogo com um bom desconto na crowd sale. Pra quem quer importar o jogo, eu sempre recomendo usar algum redirecionador como a GoBox. Já importei até um board de Crokinole com eles e tudo sempre chegou certinho e bem embalado.


    jennifer ::
    Percebi que suas cartas também estão com as bordas lascadinhas.

    Eu só queria sleeves personalizadas, no Gate e Gates a diferença de tonalidade fica nítida.
    Não percebi no Iron Helm, pois não joguei o restante.


    Uma reclamação constante de quem compra separado é essa diferença de tonalidade e acho que isso acontece com todos os jogos da The Game Crafter. Outro motivo pra comprar o máximo de coisas possíveis de uma vez só!


    jennifer ::
    Eu acho que o Jason é o "cara" dos jogos de tabuleiros.

    Ver uma análise desse jogo aqui, que não é tradução, foi uma grata surpresa. Ótima análise!
    Eu tenho costume de ler análises, apenas depois de forma minha opinião para não me deixar levar. Se fosse ler a sua antes, iria pegar sem dó esse jogão!


    Muito obrigado! 

    Ah, também peguei na crowdsale do Iron Chest, mas como só podem 3 itens por crowdsale, fica complicado dos boosters aparecerem.
    Peguei Dustrunner e Gates juntos, recentemente peguei o Tin Realm e Gnome Pack #1.
    Vou tentando pegar conforme lançam as crowdsales para pagar mais barato, mas perco nessa parte da tonalidade das cartas.
    :(
    Nossaaaaaa, sonho o Quest for the Lost Pixel.
    *.*
    Baixei tudo disponível no BGG do Tin e Iron.
    E ainda preciso achar outra forma de usar as shards no Tin Helm, para mim é muito desperdício ter uso tão limitado.
    Agora vamos precisar de uma caixa maior para guardar tudo do Iron Helm. 
    Parece que não vai acabar tão cedo.
    (Tomara.)

    2
  • caioporaqui
    207 mensagens MD
    avatar
    caioporaqui26/02/24 16:39
    caioporaqui » 26/02/24 16:39

    JonLovin190::Iron Helm parece ser um jogo interessante, especialmente para os fãs de jogos de exploração de masmorras para um jogador. A mecânica de selecionar um aventureiro com atributos exclusivos e gerenciar recursos como ouro e energia acrescenta profundidade à jogabilidade. A mecânica de compra de itens antes de uma aventura e a importância de escolher uma arma principal acrescentam uma camada estratégica interessante ao jogo. Compartilhe suas experiências na sala de bate-papo fortune tiger você pode encontrar companheiros de jogo lá. O ritmo acelerado do jogo baseado em turnos e as regras simples tornam o jogo acessível tanto para iniciantes quanto para jogadores experientes.

    Que porra é essa aqui? Jogo do tigrinho?

    1
  • Pietrofxq
    40 mensagens MD
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    Pietrofxq26/02/24 17:20
    Pietrofxq » 26/02/24 17:20

    jennifer ::
    Pietrofxq::
    jennifer ::Jason Glover é incrível!
    Gosto demais dos jogos dele e me entristece o site não enviar mais para o Brasil.
    (O frete nem era, absurdo, de caro.)

    Tenho o Iron Helm completaço e não joguei nem 1% da caixa base (nem ganhei também).

    Essa parte da moralidade eu acho beeeeem legal, para mim é um jogo muito temático. Não pode sair carregando tudo que quer, vc se cansa, vc é surpreendido... passa essa sensação RPGística. A melhor parte, para mim, é ser realmente 1 personagem só.



    Quero muito jogar os outros dele! Infelizmente passeando pela game crafter gastei um rio de dinheiro com o Quest for the Lost Pixel e pretendo fazer um review também. Assim que tiver outra crowd sale do Tin Helm ou Gates vou tentar pegar ambos. 

    A mecânica de moralidade é interessante mas pra ser sincero como o jogo ja consegue ser bem punitivo, eu já fico feliz só de derrotar o boss e acabo nem contando os pontos as vezes :D
    É bem simples de implementar house rules e uma que eu pretendo testar é receber tokens de Benção de acordo com o nível da moralidade antes de enfrentar o Boss.



    jennifer ::
    Gosto muito de Four Against Darkness - Edição Brasileira, mas jogar com 1 personagem me ganha mais.

    Eu estava tentando comprar aos poucos, 8 dólares num booster é puxado, só que uma vez o Jason tirou tudo a venda do site e pensei: "ferrou! Já era caro, agora vai se tornar impossível."
    Fiz uma mega compra e peguei tudo que eu queria, para depois ele anunciar que voltou e já fez uns 4 Crowdsale depois disso.
    Ufa!


    Não conhecia esse, valeu pela indicação :)

    Eu dei a sorte de pegar o lançamento da Iron Chest e peguei tudo do jogo com um bom desconto na crowd sale. Pra quem quer importar o jogo, eu sempre recomendo usar algum redirecionador como a GoBox. Já importei até um board de Crokinole com eles e tudo sempre chegou certinho e bem embalado.



    jennifer ::
    Percebi que suas cartas também estão com as bordas lascadinhas.

    Eu só queria sleeves personalizadas, no Gate e Gates a diferença de tonalidade fica nítida.
    Não percebi no Iron Helm, pois não joguei o restante.


    Uma reclamação constante de quem compra separado é essa diferença de tonalidade e acho que isso acontece com todos os jogos da The Game Crafter. Outro motivo pra comprar o máximo de coisas possíveis de uma vez só!



    jennifer ::
    Eu acho que o Jason é o "cara" dos jogos de tabuleiros.

    Ver uma análise desse jogo aqui, que não é tradução, foi uma grata surpresa. Ótima análise!
    Eu tenho costume de ler análises, apenas depois de forma minha opinião para não me deixar levar. Se fosse ler a sua antes, iria pegar sem dó esse jogão!


    Muito obrigado! 

    Ah, também peguei na crowdsale do Iron Chest, mas como só podem 3 itens por crowdsale, fica complicado dos boosters aparecerem.
    Peguei Dustrunner e Gates juntos, recentemente peguei o Tin Realm e Gnome Pack #1.
    Vou tentando pegar conforme lançam as crowdsales para pagar mais barato, mas perco nessa parte da tonalidade das cartas.
    :(
    Nossaaaaaa, sonho o Quest for the Lost Pixel.
    *.*
    Baixei tudo disponível no BGG do Tin e Iron.
    E ainda preciso achar outra forma de usar as shards no Tin Helm, para mim é muito desperdício ter uso tão limitado.
    Agora vamos precisar de uma caixa maior para guardar tudo do Iron Helm. 
    Parece que não vai acabar tão cedo.
    (Tomara.)


    O que tu achou do Dustrunner e Gates? O Tin Helm eu vou pegar de certeza só por poder levar em viagens e substituir o Tiny Epic Dungeons, que é uma caixinha pequena mas é muito dificil encontrar uma mesa que dê pra jogar. Infelizmente perdi a sale do Gnome Pack mas consigo viver sem ter só algumas promo cards por enquanto kkkkkkk
    To muito ansioso pro Quest for the Lost Pixel mas ele só vai ficar pronto fim do mês que vem, até chegar aqui acredito que vá demorar até o meio de abril :( mas vou ter a honra de inaugurar ele na ludopedia, que nem tem ele registrado ainda

    1
  • dheyrdre
    923 mensagens MD
    avatar
    dheyrdre26/02/24 18:07
    dheyrdre » 26/02/24 18:07

    Pietrofxq::
    jennifer ::
    Pietrofxq::
    jennifer ::Jason Glover é incrível!
    Gosto demais dos jogos dele e me entristece o site não enviar mais para o Brasil.
    (O frete nem era, absurdo, de caro.)

    Tenho o Iron Helm completaço e não joguei nem 1% da caixa base (nem ganhei também).

    Essa parte da moralidade eu acho beeeeem legal, para mim é um jogo muito temático. Não pode sair carregando tudo que quer, vc se cansa, vc é surpreendido... passa essa sensação RPGística. A melhor parte, para mim, é ser realmente 1 personagem só.



    Quero muito jogar os outros dele! Infelizmente passeando pela game crafter gastei um rio de dinheiro com o Quest for the Lost Pixel e pretendo fazer um review também. Assim que tiver outra crowd sale do Tin Helm ou Gates vou tentar pegar ambos. 

    A mecânica de moralidade é interessante mas pra ser sincero como o jogo ja consegue ser bem punitivo, eu já fico feliz só de derrotar o boss e acabo nem contando os pontos as vezes :D
    É bem simples de implementar house rules e uma que eu pretendo testar é receber tokens de Benção de acordo com o nível da moralidade antes de enfrentar o Boss.




    jennifer ::
    Gosto muito de Four Against Darkness - Edição Brasileira, mas jogar com 1 personagem me ganha mais.

    Eu estava tentando comprar aos poucos, 8 dólares num booster é puxado, só que uma vez o Jason tirou tudo a venda do site e pensei: "ferrou! Já era caro, agora vai se tornar impossível."
    Fiz uma mega compra e peguei tudo que eu queria, para depois ele anunciar que voltou e já fez uns 4 Crowdsale depois disso.
    Ufa!


    Não conhecia esse, valeu pela indicação :)

    Eu dei a sorte de pegar o lançamento da Iron Chest e peguei tudo do jogo com um bom desconto na crowd sale. Pra quem quer importar o jogo, eu sempre recomendo usar algum redirecionador como a GoBox. Já importei até um board de Crokinole com eles e tudo sempre chegou certinho e bem embalado.




    jennifer ::
    Percebi que suas cartas também estão com as bordas lascadinhas.

    Eu só queria sleeves personalizadas, no Gate e Gates a diferença de tonalidade fica nítida.
    Não percebi no Iron Helm, pois não joguei o restante.


    Uma reclamação constante de quem compra separado é essa diferença de tonalidade e acho que isso acontece com todos os jogos da The Game Crafter. Outro motivo pra comprar o máximo de coisas possíveis de uma vez só!




    jennifer ::
    Eu acho que o Jason é o "cara" dos jogos de tabuleiros.

    Ver uma análise desse jogo aqui, que não é tradução, foi uma grata surpresa. Ótima análise!
    Eu tenho costume de ler análises, apenas depois de forma minha opinião para não me deixar levar. Se fosse ler a sua antes, iria pegar sem dó esse jogão!


    Muito obrigado! 

    Ah, também peguei na crowdsale do Iron Chest, mas como só podem 3 itens por crowdsale, fica complicado dos boosters aparecerem.
    Peguei Dustrunner e Gates juntos, recentemente peguei o Tin Realm e Gnome Pack #1.
    Vou tentando pegar conforme lançam as crowdsales para pagar mais barato, mas perco nessa parte da tonalidade das cartas.
    :(
    Nossaaaaaa, sonho o Quest for the Lost Pixel.
    *.*
    Baixei tudo disponível no BGG do Tin e Iron.
    E ainda preciso achar outra forma de usar as shards no Tin Helm, para mim é muito desperdício ter uso tão limitado.
    Agora vamos precisar de uma caixa maior para guardar tudo do Iron Helm. 
    Parece que não vai acabar tão cedo.
    (Tomara.)


    O que tu achou do Dustrunner e Gates? O Tin Helm eu vou pegar de certeza só por poder levar em viagens e substituir o Tiny Epic Dungeons, que é uma caixinha pequena mas é muito dificil encontrar uma mesa que dê pra jogar. Infelizmente perdi a sale do Gnome Pack mas consigo viver sem ter só algumas promo cards por enquanto kkkkkkk
    To muito ansioso pro Quest for the Lost Pixel mas ele só vai ficar pronto fim do mês que vem, até chegar aqui acredito que vá demorar até o meio de abril :( mas vou ter a honra de inaugurar ele na ludopedia, que nem tem ele registrado ainda

    Já tive o Dig Down Dwarf e tenho o Of Dungeons Deep! (Second Edition), Dustrunner é o terceiro que menos gostei do -3.
    Agora, Gates é incrível! Uma expansão que realmente expande o jogo e não deixa o base incompleto. Melhora de tal forma que nunca mais vai jogar sem.
    Se for pegar pegue logo os 2.
    Ah, sei bem como é ter jogo não cadastrado.
    Cadastrei todos do Jason depois de Iron Helm.
    :D
    Sorte que é molezinha demais.
    Tô na ansiedade para o Tin Realm.
    Previsão de enviar dia 27/03...

    1
  • rodolfolondero
    252 mensagens MD
    avatar
    rodolfolondero01/03/24 16:16
    rodolfolondero » 01/03/24 16:16

    Quero muito conhecer esse jogo, apesar de não ser fã de jogos solo (tem variante multiplayer solitary?).

    Adoro os jogos da Grey Gnome. Recomendo bastante Zogar's Gaze.

    0
  • Pietrofxq
    40 mensagens MD
    avatar
    Pietrofxq01/03/24 16:28
    Pietrofxq » 01/03/24 16:28

    rodolfolondero::Quero muito conhecer esse jogo, apesar de não ser fã de jogos solo (tem variante multiplayer solitary?).

    Adoro os jogos da Grey Gnome. Recomendo bastante Zogar's Gaze.

    Não existe uma variante oficial, mas acredito que seja simples de implementar uma, pelo menos para 2 jogadores:
    1 - Os jogadores devem concordar qual carta da dungeon escolher.
    2 - Recompensas ou dano pelas cartas da dungeon sao duplicadas e distribuidas como os jogadores quiserem
    3 - No combate, 2 inimigos aparecem no lugar de 1. Coloque um inimigo para enfrentar cada jogador pra determinar os efeitos de ataque inicial. 
    Aqui da pra decidir se cada um luta contra seu monstro, ou se os jogadores sao livres para escolherem o alvo e ajudar um ao outro.
    4 - O boss tem o HP duplicado. Como o jogo vem com só 2 d12 pra marcar a vida, precisa de mais dados ou marcar o HP de outra forma
    Não sei se o jogo ficaria mais fácil com 2 players, mas da pra testar e aumentar a dificuldade usando os outros módulos como o Beasts & Burden, acredito que fica legal e fiquei com vontade de testar agora kkkkkk

    1
  • pmagalhaes
    11 mensagens MD
    avatar
    pmagalhaes01/03/24 17:35
    pmagalhaes » 01/03/24 17:35

    boa análise, me interessei pelo jogo, qual seria a melhor maneira e mais barata de adquirir ele e as expansões?

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Iron Helm - Análise: Iron Helm
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