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  3. Tabuleiros: Quando Não Funcionam. A arte e funcionalidade de tabuleiros.

Tabuleiros: Quando Não Funcionam. A arte e funcionalidade de tabuleiros.

  • tpcordeiro
    1721 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro27/02/24 00:34
    tpcordeiro » 27/02/24 00:34

    RaphaelGuri::
    Bunny Kingdom (Garfield. 2017)

    A trilha tortuosa e os muitos hectares perdidos

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/df205_l5t97p.jpg

    Um jogo lindamente ilustrado, criticado principalmente pela sua pontuação um tanto burocrática entre as rodadas (que são quatro ao todo). Em suma, ao final de cada rodada, cada jogador multiplica a quantidade de torres em suas miniaturas de castelo pela quantidade de recursos diferentes impressos nas casas que ocupa, logo essa dificuldade de pontuar acaba sendo afetada pelo fato de o tabuleiro ser apertado (primeiro problema) e a trilha de pontuação ser um zig-zague que parece sem fim (segundo problema).
    Eu, sinceramente, não tenho a mínima ideia de não terem feito a trilha ao redor do tabuleiro, como convencionalmente se faz, para que a área de jogo fosse maior. Bunny Kingdom, para mim, é um dos casos de maior incógnita do motivo do tabuleiro central ter sido feito como é. Não vejo sentido nenhum, nem da parte prática, sequer da parte estética. Poderia muito bem ter adotado um tabuleiro do tamanho maior, como o de Ticket to Ride (Moon, 2004) (até mesmo pela caixa ser do mesmo tamanho) e ficar tudo mais espaçado e confortável aos olhos.


    Sobre o Bunny Kingdom, além do problema da trilha de pontuação q foi citada, outra coisa q eu não consigo entender é q, mesmo com todo aquele espaço sobrando, por ex embaixo da tal trilha, ele simplesmente não tem um lugar para servir como contador de 4 rodadas! Bastaria um token numa trilha de 4 espaços (além, talvez, de uma iconografia, à lá 7 Wonders, de lembrete para qual lado as cartas devem ser passadas, no draft) já resolveria, mas não... Toda vez q o jogo, sempre faço a gambiarra de pegar um coelho de uma cor de jogador q ficou de fora e coloco lá em cima, nos números da "batalha naval", para contar a rodada.

    3
  • RaphaelGuri
    1386 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri27/02/24 01:30
    RaphaelGuri » 27/02/24 01:30

    tpcordeiro::
    RaphaelGuri::
    Bunny Kingdom (Garfield. 2017)

    A trilha tortuosa e os muitos hectares perdidos

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/df205_l5t97p.jpg

    Um jogo lindamente ilustrado, criticado principalmente pela sua pontuação um tanto burocrática entre as rodadas (que são quatro ao todo). Em suma, ao final de cada rodada, cada jogador multiplica a quantidade de torres em suas miniaturas de castelo pela quantidade de recursos diferentes impressos nas casas que ocupa, logo essa dificuldade de pontuar acaba sendo afetada pelo fato de o tabuleiro ser apertado (primeiro problema) e a trilha de pontuação ser um zig-zague que parece sem fim (segundo problema).
    Eu, sinceramente, não tenho a mínima ideia de não terem feito a trilha ao redor do tabuleiro, como convencionalmente se faz, para que a área de jogo fosse maior. Bunny Kingdom, para mim, é um dos casos de maior incógnita do motivo do tabuleiro central ter sido feito como é. Não vejo sentido nenhum, nem da parte prática, sequer da parte estética. Poderia muito bem ter adotado um tabuleiro do tamanho maior, como o de Ticket to Ride (Moon, 2004) (até mesmo pela caixa ser do mesmo tamanho) e ficar tudo mais espaçado e confortável aos olhos.


    Sobre o Bunny Kingdom, além do problema da trilha de pontuação q foi citada, outra coisa q eu não consigo entender é q, mesmo com todo aquele espaço sobrando, por ex embaixo da tal trilha, ele simplesmente não tem um lugar para servir como contador de 4 rodadas! Bastaria um token numa trilha de 4 espaços (além, talvez, de uma iconografia, à lá 7 Wonders, de lembrete para qual lado as cartas devem ser passadas, no draft) já resolveria, mas não... Toda vez q o jogo, sempre faço a gambiarra de pegar um coelho de uma cor de jogador q ficou de fora e coloco lá em cima, nos números da "batalha naval", para contar a rodada.

    Excelentemente bem apontado!

    1
  • Rimor
    1171 mensagens MD
    avatar
    Rimor27/02/24 16:35
    Rimor » 27/02/24 16:35

    Muito bom o texto! Os quase 20 fatores pontuados e divididos em categorias... Parabéns!
    A ideia do tabuleiro ser o sol ou mesmo o centro da galáxia é perfeita!

    Sobre esse trecho "todos os componentes de um jogo são importantes", só queria dizer q a árvore do everdell, e o obelisco do tekhenu deram like :D

    Sobre as as engrenagens que giram a partida surgem a partir deles(os tabuleiros) tzolkin deu like valendo (nos entendemos a referência)

    Agora sobre a segunda parte:

    Eu acho o Cítia um jogo de bom pra ótimo, os problemas seriam outros q não o tabuleiro mas entendi teu ponto de vista, não concordo sobre as cores, mas concordo sobre a disposição.


    Em defesa do Cítia: são regiões integradas mesmo, se fosse para passar uma ideia mais geográfica o acampamento não precisava ficar no ponto mais alto e ser uma exata linha vertical descendo... Mas pra ser franco teria que rolar uma estudada nos mapas da época retratada pra gafe não rolar solta ao tentar ajeitar isso... Vai saber qual foi a dos caras...

    Eu fiquei esperando vc reclamar da trilha de pontuação do Cítia hehe

    O tmars projeto ares é um jogo ao menos pra mim também de bom pra ótimo, mas o tabuleiro é passar raiva na certa! Quiseram linkar de todo jeito a ideia de q se é tfm tem q ter Marte de vacilo em alguma parte central... Parece q o de dados resolve isso, salvo engano.

    Ri alto com o formigueiro azul, sacanagem Man...
    Que venham mais textos desse calibre!

    Podia ter um sobre o verso das caixas, o "trailer" do jogo que tenta te convencer a comprar, e descreve lindamente ou porcamente o jogo haha 8-)

    1
  • RaphaelGuri
    1386 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri28/02/24 17:15
    RaphaelGuri » 28/02/24 17:15

    Rimor, obrigado pelos elogios!

    Pô, o verso da caixa é uma excelente ideia! Já está aqui adicionado ao textosfuturos.txt hahaha

    Abraços!

    0
  • Pes Soberbos
    1075 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos28/02/24 19:55
    Pes Soberbos » 28/02/24 19:55

    Eu discordo sobre Puerto Rico.
    Prefiro os componentes soltos, pois o que entra em jogo depende da quantidade de jogadores (navios e tiles de plantações), então colocar tudo no tabuleiro poderia se refletir em espaço gasto à toa, já que tudo seria aproveitado somente em partidas com a quantidade máxima de jogadores (além do que poderia gerar confusão, com todos os navios ali, sendo que alguns não estão em jogo). Somente o mercado e o navio de colonos entram igualmente em qualquer partida, então poderiam estar no tabuleiro, mas ainda assim eu prefiro eles soltos, pra você ter liberdade total para organizar sua mesa da melhor forma possível.
    O tabuleiro das construções é de extrema importância, pra agregar as construções iguais e, principalmente, pra indicar os descontos máximos por pedreiras sobre cada uma, como você mesmo disse. A parte do banco pra deixar as moedas tá meio avulsa mesmo.

    1
  • frankhiromi
    479 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi29/02/24 00:08
    frankhiromi » 29/02/24 00:08

    Luludeira::Excelente texto, parabéns! 

    Tiranos da Umbreterna é um dos jogos preferidos aqui em casa, mas sempre que olho aquele tabuleiro... dá vontade de chorar, que coisa horrorosa. E as cartas são lindas, o que aumenta a feiura do tabuleiro. Claro que não interfere na jogabilidade, mas sou dessas que acredita que a arte dos board games também contribui para a riqueza da experiência. 

    Gosto muito dos teus textos, obrigada por compartilhar.

    Acabei de jogar o tiranos aqui em casa. Bom demais o jogo. Realmente é uma oportunidade perdida. Será que não tem por aí nenhuma arte refeita do tabuleiro pra imprimir?

    2
  • RaphaelGuri
    1386 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri29/02/24 08:44
    RaphaelGuri » 29/02/24 08:44

    Pes Soberbos::Eu discordo sobre Puerto Rico.
    Prefiro os componentes soltos, pois o que entra em jogo depende da quantidade de jogadores (navios e tiles de plantações), então colocar tudo no tabuleiro poderia se refletir em espaço gasto à toa, já que tudo seria aproveitado somente em partidas com a quantidade máxima de jogadores (além do que poderia gerar confusão, com todos os navios ali, sendo que alguns não estão em jogo). Somente o mercado e o navio de colonos entram igualmente em qualquer partida, então poderiam estar no tabuleiro, mas ainda assim eu prefiro eles soltos, pra você ter liberdade total para organizar sua mesa da melhor forma possível.
    O tabuleiro das construções é de extrema importância, pra agregar as construções iguais e, principalmente, pra indicar os descontos máximos por pedreiras sobre cada uma, como você mesmo disse. A parte do banco pra deixar as moedas tá meio avulsa mesmo.

    Discordar faz parte da construção do conhecimento mesmo. :) 

    De qualquer forma, meu ponto foi que tudo solto resolveria também. Quando jogamos com as construções diferentes, elas não combinam com o tabuleiro, logo, apenas uma barra fininha (como o mercado de The Quest for Eldorado, por exemplo) resolveria, já que tanta coisa já fica de fora (navios, peças de função, plantações e etc).


    Abraços!

    2
  • RaphaelGuri
    1386 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri29/02/24 08:46
    RaphaelGuri » 29/02/24 08:46

    frankhiromi::
    Luludeira::Excelente texto, parabéns! 

    Tiranos da Umbreterna é um dos jogos preferidos aqui em casa, mas sempre que olho aquele tabuleiro... dá vontade de chorar, que coisa horrorosa. E as cartas são lindas, o que aumenta a feiura do tabuleiro. Claro que não interfere na jogabilidade, mas sou dessas que acredita que a arte dos board games também contribui para a riqueza da experiência. 

    Gosto muito dos teus textos, obrigada por compartilhar.

    Acabei de jogar o tiranos aqui em casa. Bom demais o jogo. Realmente é uma oportunidade perdida. Será que não tem por aí nenhuma arte refeita do tabuleiro pra imprimir?

    Boa pergunta. Eu mesmo nunca vi, mas em algum canto alguém deve ter feito, pois o jogo é muito bom para ter um tabuleiro daqueles!

    0
  • LeoDoraJu
    65 mensagens MD
    avatar
    LeoDoraJu29/02/24 09:24
    LeoDoraJu » 29/02/24 09:24

    Parabéns pelo Post!
    Neste viés, acredito que o tab do Diamant não funciona como deveria! Tanto que o Tesouro Inca (Incan Gold) suprimiu.
    Aliás, curtimos muito o Diamant aqui em casa!

    1
  • CrashConker
    90 mensagens MD
    avatar
    CrashConker29/02/24 09:41
    CrashConker » 29/02/24 09:41

    Excelente texto, parabéns pelo conteúdo! Muito bom ler texto assim aqui no fórum.


    Meus dois centavos: concordo muito com o projeto gaia, gostei do jogo (só joguei 2x) mas tive que ficar constantemente levantando para ver o tabuleiro de tecnologias. Já não concordo tanto com o Invasores de Cítia. Eu acho o tabuleiro feinho, mas a "separação" entre os retângulos simboliza as diferentes nações que você pode invadir e eu achei isso bem legal.

    PS: O uso do Azul "verde" na capa foi incrível :D esse para mim é um exemplo de jogo que o tabuleiro é feio e a mecânica é ruim. 


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