moraesevo::iuribuscacio::moraesevo::
Sobre o Ark Nova, o que eu vi na época foi treta sobre o povo estar vindo na Ludopedia reclamar e não ter acionado o SAC da Grok. E, para mim, não faz o menor sentido reclamar sem antes ter tentado resolver o problema. É só burrice de querer reclamar por reclamar.
Sobre os outros, não vi nada porque nenhum desses jogos me interessam.
Já sobre a Mosaico, já vi várias e várias reclamações e nunca vi alguém defender ou atacar outro por conta de reclamações. Mas se alguém me ataca e ameaça a meter processo, eu iria para briga porque o melhor remédio pra doido é outro doido.
Abraços e boas jogatinas.
Evo Moraes
moraesevo::
Todos é foda kkk
Fonte: vozes da minha cabeça
Caro moraesevo
Rapaz, com todo o respeito, se você acha que nenhum canal de board games passa pano para as editoras, ou que o fato dos grandes canais receberem jogos de graça das editoras, para fazerem resenhas, com o recado implícito de "se falar mal, eu não mando mais jogos", não acaba prejudicando a isenção de julgamento, tudo bem. Você tem todo o direito de ter uma opinião, por mais dissociada da realidade que ela seja.
É aquela velha história, a pessoa tem o direito a uma opinião própria, por mais absurda que ela seja, e por mais contrária a tudo aquilo que a realidade parece indicar. E por mais absurda que essa opinião possa parecer, as pessoas têm a obrigação de respeitar o direito do indivíduo de pensar do jeito que quiser e achar o que quiser.
Já em relação ao peso, validade e correção dessa opinião, aí história é outra...
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
Falta interpretação, eu acho. Porque dizer todos e dizer nenhum são dois extremos que eu não citei e jamais irei fazer essa generalização.
E eu já vi mais de uma vez video de review com o pessoal falando que não gostou do jogo ou até que não gravou video nenhum porque não gostou do jogo. E essa segunda opção eu acho até mais válido porque não vejo sentido nenhum a pessoa perder tempo e energia para gravar videos de jogo que não gostou.
Abraço e boa jogatina
Evo Moraes
Caro
moraesevo
Vou te responder numa boa, e se por acaso você tiver me achado demasiada e desnecessariamente agressivo anteriormente, eu te peço perdão, porque sinceramente acredito muito mais no diálogo do que no combate, tanto que editei o comentário, mas você já havia respondido.
De todo o modo, "Todos" é uma forma de falar. Certamente existem canais mais isentos e outros menos isentos. Mas quanto maior o canal, mais complicado fica porque são esses que têm a maior possibilidade de receber jogos gratuitamente das editoras, para fazer resenhas. E para ser sincero, não vejo a princípio nenhum problema nisso, a não ser o fato de nem todos os vídeos indicarem que o canal recebeu o jogo de graça da editora. E isso é ainda mais complicado para aos iniciantes, que entram aqui sem saber como funciona essa relação "grandes canais x grandes editoras", e acreditam cegamente no que o canal diz.
O problema é que ao longo dos tempos esses canais foram vistos como se estivessem fazendo uma crítica do jogo, que por definição deve ser isenta, quando na verdade o que eles fazem é divulgação e propaganda, que por definição não são isentas. Então dá para dizer que a culpa não é dos canais, se as pessoas não sabem distinguir entre crítica e propaganda. Porém, esse tipo de distinção fica muito prejudicada quando, o canal não diz, por exemplo, que recebeu o jogo gratuitamente da editora. E muitos canais começaram até a indicar em alguns vídeos, mas não em todos, que receberam os jogos da editora.
Do mesmo modo, não faz o menor sentido acreditar que todos os vídeos dos canais só falem absurdamente bem dos jogos, porque todos sejam obras primas. A justificativa dos canais é que eles só fazem vídeos de jogos que eles gostam, porque não perderão tempo, fazendo vídeos de jogos que eles não gostaram. Mas se é assim, por qual motivo nunca se viu um vídeo simples, de um dos grandes canais de board game, listando jogos que eles receberam gratuitamente da editora, mas não fizeram o vídeo porque acharam o jogo ruim. Um vídeo desses não dariam quase nenhum trabalho, não precisaria de edição ou efeitos especiais, bastava ligar a câmera, mostrar a caixa e dizer, esse jogo a editora mandou, e nós não fizemos um vídeo mais detalhado porque detestamos e não recomendamos ninguém a comprar. Enquanto os canais não fizerem isso, fica muito difícil acreditar que eles são isentos e que a justificativa de só fazer vídeos de jogos que gostam é válida.
Você não acha no mínimo estranho, para não dizer suspeito, de que alguns vídeos começassem a sair com a expressão "opinião sincera" no título. Se a opinião do canal já é normalmente sincera, qual a razão de passar a indicar isso no título dos vídeos?. Não sei quanto a você, mas isso só me faz pensar que se os novos vídeos contém "opiniões sinceras", é porque as anteriores não eram.
Além disso, você diz que já viu vídeos de canais falando mal de jogos, e não há motivo algum para duvidar de que você realmente tenha visto. Mas mesmo acompanhado o Ludopedia quase todo o dia, até hoje não vi nenhum jogo com alto investimento em hype, por parte das editoras, ter uma resenha negativa. Então você deve reconhecer que o meu ceticismo não é à toa. O máximo que eu já vi é alguém reclamar do Dixit, do Zombicide, do Munchkin, e outros "blockbusters". Esses jogos já vendem tanto, independente de qualquer opinião dos canais, que as editoras simplesmente não ligam para críticas negativas. E principalmente se isso reforçar a ilusão de isenção e sinceridade, da resenha do próximo jogo recém-lançado e com hype nas alturas. Outra possibilidade são os canais descerem o sarrafo em jogo nacionais de editoras pequenas que já não mandariam jogos de qualquer maneira, e que tem um impacto muito menor no cenário nacional de board games. Assim, falar mal desses jogos nacionais não atrapalha em nada o mercado. O próprio Augusto tinha tanto jogo estrangeiro para citar como exemplo de manual ruim, e alguns em que nem houve o esforço de melhorar essa questão. Mas qual foi o que ele citou? O For The Quest, um jogo nacional.
Para terminar, numa boa, quem sou para dizer o que você deve ou não fazer, longe de mim esse tipo de arrogância, pretensão e prepotência. Mas eu te recomendo fortemente dar uma pesquisada nos episódios envolvendo os outros jogos citados aqui nesse tópico, só para você ter uma ideia do tipo de covardia que principalmente as grandes editoras fazem com a comunidade boardgamer em geral, e até mesmo com seus apoiadores diretos. Tenho a forte impressão de que depois disso, sua opinião vai mudar bastante.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio