Post original: https://www.boardseyeview.net/post/tacmento
Criado por José Manuel Neva e publicado pela NAC Wargames e MasQueOca Editions,
Taĉmento é um microjogo de 18 cartas aparentemente simples, mas surpreendentemente desafiador, que pode ser jogado como um jogo de combate frente a frente para dois jogadores ou como uma série de quebra-cabeças solo notavelmente difíceis.
As 18 cartas em
Tacmento representam tipos de tropas espanholas do final do século XV e início do século XVI. Existem cinco Piqueiros, cinco Arquebusiers, três Cavalaria, três Artilharia, um Capitão e uma carta Drum & Fife. Para o jogo em dois jogadores, as cartas são todas embaralhadas e divididas em duas mãos de 9 cartas que os jogadores usam para escolher: selecionar uma carta, colocá-la virada para baixo como parte de sua formação de três colunas e duas linhas e passar o restante para o outro jogador. Cada um de vocês distribuirá seis cartas dessa maneira e ficará com três cartas na mão como sua Reserva. Você vira as cartas para cima para que juntas formem uma grade 3 x 4. Supondo que os jogadores estejam em lados opostos da mesa, as cartas de cada jogador estarão voltadas para eles.

Os jogadores se revezam na manobra das tropas. Como Manobra de Esquadrão, você pode pegar qualquer uma das cartas da sua formação e colocá-la no final da linha ou coluna, empurrando todas as outras cartas até que a lacuna seja preenchida. Desta forma, você estará reposicionando as suas próprias tropas e as do seu oponente. Observe que as tropas só podem avançar na direção indicada em suas cartas: algumas permitem o movimento em todas as quatro direções ortogonais, mas a maioria só pode avançar em uma ou duas direções específicas... Alternativamente, como uma Manobra de Flanqueamento, você pode jogar qualquer uma das cartas Reserva em sua mão para empurrar uma linha ou coluna na direção indicada na carta. Para uma Manobra de Flanqueamento não há lacuna a preencher, então empurrar a linha ou coluna expulsará uma carta da formação. Se for uma das suas cartas, ela vai para a sua Reserva, mas se for uma das cartas do seu oponente, você a toma como prisioneira. Seu objetivo é capturar três prisioneiros. Quando um jogador consegue isso, o outro jogador tem apenas dois turnos para realizar três capturas da mesma forma. No final da rodada, os jogadores marcam 1 ponto para qualquer Piqueiro ou Arquebusiers capturado, 2 pontos para qualquer Cavalaria ou Artilharia capturada e 3 pontos para um Capitão ou Drum & Fife capturado. Após duas rodadas, você também marca pontos pelas tropas que conseguiu infiltrar na formação 3 x 2 do seu oponente.

Não se deixe enganar pela simplicidade das regras,
Tacmento é um jogo de otimização de quebra-cabeças semelhante ao xadrez, do início ao fim. Você planejará suas táticas desde as primeiras escolhas de seleção de cartas e posicionamentos na grade. E também há sutileza na otimização de suas manobras de esquadrão e flanqueamento e em como você responde às ações de seu oponente. Você também precisa avaliar o fato de que seus prisioneiros da primeira rodada se tornarão sua reserva para a segunda rodada...
Tacmento é um jogo para dois jogadores inteligente, mas rápido de jogar, mas brilha ainda mais como um jogo solo. Embora o jogo seja jogado com apenas 18 cartas, ele vem com um baralho mais grosso de cartas de objetivos. Para o modo solo básico, você distribui 12 cartas em uma grade 3 x 4 e precisa completar os objetivos em 12 turnos. Alcançar um único objetivo pode ser bastante fácil, mas você será desafiado a completar dois e depois três objetivos, todos nos mesmos 12 turnos. Você pode então passar para o desafio avançado de cumprir objetivos enquanto está sujeito a restrições que impedem o uso de certas cartas. Finalmente, você pode progredir para jogar Tacmento sozinho no modo Campanha, onde trabalhará em uma sucessão de sete desafios, representando batalhas na história espanhola de Cerinola (1503) até Empel (1585) e até mesmo a muito posterior Batalha de Rocroi (1643).

Há uma tentativa de humor no livro de regras que não funcionou para nós, mas talvez fosse mais engraçado no idioma original em espanhol. No entanto, o livro de regras para
Tacmento é louvavelmente claro, incluindo alguns exemplos ilustrados de forma útil. Embora seja uma abstração da guerra do período, Tacmento agradará aos jogadores de jogos de guerra que procuram um jogo completo e/ou desafio solo, mas qualquer um que goste de resolver quebra-cabeças se divertirá com este título.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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