Salve galera, Descolado na área (e na mesa) trazendo para vocês TUDO sobre as expansões ULTIMATE BADASSES e WE'RE IN THE PIPE FIVE BY FIVE, as 2 últimas (assim espero...) lançadas nesta 2a edição do ALIENS - ANOTHER GLORIOUS DAY IN THE CORPS.
Estas 2 expansões trazem para a Campanha mais 8 personagens sendo 2 deles uma novidade pois não haviam aparecido na 1a edição. Não só isso, agora podemos evoluir nossos personagens com CARTAS DE EXPERIÊNCIA além de poder acrescentar alguns Alienzinhos "marotos" na partida para tornar tudo mais apimentado (como se isso fosse necessário...).
Calibrem seus Rifles de Pulso, preparem seus Lança-Chamas e venham comigo trucidar esses Xenomorfose e mostrar que a humanidade ainda manda nessa bagaça!

EXPANSÃO ULTIMATE BADASSES
Um jargão para "caras fodões", esta expansão traz 6 personagens novos que fizeram parte da incursão em Hadley's Hope. Tirando o Carter Burke, todos os demais foram "trucidados" pelos Aliens logo na metade do filme, razão pela qual muita gente não sabe o nome de quase ninguém. Então bora lembrar nossos "heróis":
- Sgt. Al Apone
- Pvt. Tim Crowe
- Pvt. Trevor Wierzbowski
- Cpl. Cynthia Dietrich
- Pvt. Mark Drake
- Carter Burke
Eu só lembrava do SGT. AL APONE, nosso famigerado CARTER BURKE, o "vilão" do filme e o MARK DRAKE, o companheiro da VAZQUEZ com aquele "canhão" maravilhoso nas mãos.
As miniaturas ainda mantém aquele mesmo formato de peças grudadas em quadros que vão exigir que sejam cortados, montados e colados. E para chover no molhado, temos que destacar a incrível qualidade dessas miniaturas, que estão perfeitas, cada uma com poses diferentes e com seus nomes na base permitindo distinguí-los facilmente um do outro.
GF9, eu te odeio!!!
GF9, eu te amo!!!
Um personagem que a galera vai curtir bastante é o MARK DRAKE. No filme ele era parceiro da VASQUEZ e ambos podem equipar a deliciosa M56 SMART GUN! Sim, agora temos 2 personagens portando a arma mais insana e devastadora do jogo pois ambos tem a mesma habilidade - exaurem apenas 2 cartas quando atacam com ela.
Mark Drake (esquerda) tem mira pior, mas tem movimento extra após atacar.
Aqui "bichanos", venham, tem comidinha aqui pra vocês: Chumbo!
Outro personagem que chama atenção é o CARTER BURKE, o "vilão" do filme, que não tinha a menor necessidade de aparecer neste jogo no entanto a produtora GALE FORCE 9 costuma ser bem fiel aos filmes que simula. Suas habilidades são bem interessantes e seus atributos de combate são bons (o que é óbvio caso contrário quem vai querer jogar com ele), porém ele pode reciclar cartas HAZARD em algumas situações (não temos como evitar isso) o que vai trazer problemas para os heróis. É pra dar aquela descontraída e poder zoar durante a partida.
E COM O QUE VAMOS ENFRENTÁ-LOS? PALAVRÕES?
Sem dúvida esta é a "trufinha" desta expansão: CARTAS DE EXPERIÊNCIA. Aqui temos 8 decks de habilidades com os mais variados focos onde cada deck contém 8 cartas, sendo três cartas de NÍVEL 1, três de NÍVEL 2 e duas de NÍVEL 3 que permitem aos heróis evoluírem seus personagens durante a Campanha (ou cenários BUG HUNT).
64 cartas de experiência com habilidades das mais variadas.
Tratam-se de cartas que dão novas habilidades a um personagem (Grunts não podem ser evoluídos) e permitem a um jogador especializar seu herói com habilidades focadas num determinado tipo ou permitem a ele escolher cartas de vários decks diferentes sendo um Mariner mais "genérico". A cada nova missão uma nova carta pode ser adquirida gratuitamente porém não é possível escolher uma carta de nível superior sem antes ter uma de nível inferior. As especialidades são as mais variadas: Suporte, Foco no Deck dos Aliens, Controle dos Grunts, Aumento no poder de fogo, etc. Obviamente que algumas cartas são bem fraquinhas, porém outras se mostram extremamente poderosas e prometem aliviar bastante a situação para o lado dos heróis.
Você vai "viciar" nestas cartas pois elas permitirão matar Xenomorfos com muito mais facilidade.
Gostei bastante do deck GUNNER, que melhora significativamente o poder de fogo de um herói, sendo um de deck indicado para qualquer personagem, mas obviamente que é melhor associar suas cartas aos personagens mais porradeiros, como VAZQUEZ e DRAKE.
EXPRESSO PARA O INFERNO
Aqui vou falar sobre a expansão WE'RE IN THE PIPE FIVE BY FIVE, uma expresão americana para "tudo dentro do previsto", mas que na versão do jogo em Espanhol recebeu o curioso título "Expresso para o Inferno", o que não deixa de ser verdade.
Esta expansão trás para o jogo os 2 últmos personagens que completam o elenco do filme ALIENS - O RESGATE: Capitã COLLETTE FERRO e DANIEL SPUNKMEYER. Há também mais Cartas de Experiência, cartas de Aliens para o modo HIVE (da expansão GAFHYB), alteração em algumas missões da campanha e uma nova variante que acrescenta 4 Aliens com habilidades diferentes.
Cpl. Colette Ferro e Pvt. Daniel Spunkmeyer
Destaque para a habilidade de DANIEL SPUNKMEYER, que permite remover cartas HAZARD de qualquer Mariner (não da Ripley) descartando 2 cartas, uma habilidade de extrema utilidade.
Apesar dos ótimos atributos da Colette Ferro, como SPEED "5" e TECH "7", quem rouba a cena é Daniel Spunkmeyer com sua habilidade extremamente valiosa para a campanha.
Esta expansão trouxe mais 2 decks de Cartas de Experiência: PILOT e QUARTERMASTER. Elas podem ser usadas por qualquer personagem pois não fazem referência à pilotagem. Destaque para o deck QUARTERMASTER, com várias habilidades para ajudar companheiros próximos.
Dois novos decks de Cartas de Experiência.
PILOTE E DIRIJA
Para introduzir os personagens na Campanha do ALIENS, a expansão WE'RE IN THE PIPE trouxe uma Missão 2.5 CHASE (que pode ser usada em substituição à Missão #2 que vem na expansão GAFHYB). Neste missão os Mariners estão em fuga dentro de um veículo militar e devem sobreviver até o destino e paralelamente será preciso também tentar salvar os 2 pilotos que estão em pleno voo sendo atacados por Xenomorfos. Apesar dos 2 personagens estarem armados apenas com PISTOLAS, esta missão é extremamente curta o que não deve trazer grandes dificuldades.
Curiosamente salvar estes 2 personagens não é o objetivo desta missão e se ambos morrerem, nada será alterado (nem na missão, nem na campanha). Salvar estes 2 personagens apenas vai permitir utilizá-los nas missões subsequentes, o que pode ser importante principalmente na Missão #3.
Missão CHASE original (à esquerda) e sua alteração (à direita): Os jogadores deverão combater enquanto dirigem (o veículo) e enquanto pilotam (a nave).
A Missão #3: SURVIVE sofreu uma pequena alteração e passou a permitir a simulação da fuga dos heróis utilizando os DUTOS DE AR (como ocorre no filme). Desta forma tanto será possível atravessar as salas enfrentando hordas de Aliens ou tentar chegar na saída utilizando os dutos. Os DUTOS são legais porque podem criar um atalho gigantesco na missão caso a saída seja encontrada rapidamente. O problema é que se o personagem for surpreendido por um Alien neste local, terá pouquissimas chances de sobreviver pois é quase impossível ser auxiliado por amigos próximos devido ao formato de "labirinto".
ELES CORTARAM A ENERGIA?
Por fim, WE'RE IN THE PIPE trouxe 4 novas miniaturas de Aliens "especiais" que se comportam de forma diferente dos demais e podem ser inseridos em todas a missões mas aparecem apenas 1 vez por missão. Trata-se de uma variante opcional com o objetivo de tornar as coisas um pouco mais difíceis para os heróis.
As miniaturas vem com poses diferentes e com os nomes dos Aliens na base.
São 4 novas miniaturas de Aliens: BRUTE (rola 2 dados quando ataca um herói e usa o maior resultado), SCOUT (quebra barricadas com 3+ ao invés de 5+), GUARD (sempre que for morto, revive caso obtenha 4+ num D6) e SKULKER (pode ficar imune à "Defensive Fire" em algumas situações). Dessa trupe ai, com certeza os Aliens GUARD e SKULKER são extremamente perigosos e requerem bastante atenção.
GUARD e SKULKER: Essa dupla pode acabar com sua missão...
CONCLUSÃO
ULTIMATE BADASSES já havia sido lançada em 2020, ao contrário da WE'RE IN THE PIPE, FIVE BY FIVE, que é um lançamento exclusivo de 2023. Em essência o que estas 2 expansões fazem é agregar ao ALIENS - ANOTHER GLORIOUS DAY IN THE CORPS novos elementos de DUNGEON CRAWLER, não se importando muito com o contexto no qual estas novidades estão sendo inseridas (o "contexto" no caso seria o roteiro do filme). Tanto a caixa base quanto a expansão GET AWAY FROM HER YOU BITCH seguiam fiéis ao roteiro do filme usando personagens que efetivamente participaram das missões do filme.
Com estas 2 novas expansões teremos a disposição 16 personagens diferentes para realizar a Campanha, nos permitindo saber o que aconteceria se ninguém tivesse morrido no confronto contra os Xenomorfos.
É claro que a despeito de tantas novidades, algumas se destacam mais que outras. De tudo o que pude experimentar nestas 2 expansões (até o momento), vale destacar o personagem MARK DRAKE (expansão ULTIMATE BADASSES), que fazendo dupla com a VAZQUEZ vão acrescentar um belo poder de fogo à suas partidas e poderão ficar ainda mais "anabolizados" pelas Cartas de Experiência, que aliás são uma das melhores coisas desta expansão e uma vez que se jogue com elas, dificilmente você conseguirá evitar de usá-las. Os benefícios táticos que elas trazem são imensos. Claro que nem todos os decks são bons, mas pelas habilidades apresentadas eu salvaria uns 5 deles (dos 8 apresentados na expansão ULTIMATE BADASSES). Dentro de cada deck você fatalmente irá encontrar cartas inúteis e outras bastente "overpower", mas como se trata de um item opcional, se achar que está desbalanceando, basta botar a carta de lado ou dar uma nerfada nelas.
Vai ser bem complicado saber o quanto estas cartas afetarão o balanceamento da Campanha (nas missões BUG HUNT essa preocupação não existe), pelo simples fato de que este é um jogo que tem muitas variáveis (local de invocação dos Aliens, posicionamento tático, pontaria dos Mariners, cartas compradas no Motion Track Deck). Como o jogo oferece um vasto arsenal de incremento de dificuldade (missões BUG HUNT, variante HIVE, quantidade de Cartas de Aliens compradas por turno, etc), elementos para balanceamento é o que não vai faltar.
ULTIMATE BADASSES é uma expansão que eu recomendo bastante não importando se você já possui qualquer outra. Mesmo que você não goste de nenhum personagem novo, vai amar a possibilidade de evoluir seu personagem atribuindo a eles ótimas habilidades, algo que agrada tanto jogadores veteranos quanto jogadores casuais.
Já WE'RE IN THE PIPE não agrega tantas coisas interessantes então só pegue se você for um entusiasta.
MANDA BEM
- Miniaturas de ótima qualidade;
- Novos elementos de Dungeon Crawler como novos personagens e evolução dos heróis contribuem para tornar o jogo mais divertido;
- Alteração em algumas missões aumentam a diversão;
- Possibilidade de jogar com TODOS os personagens que fizeram parte do elenco do filme;
- Caixas pequenas tornam o frete mais barato;
MANDOU MAL
- Miniaturas precisam ser montadas e coladas;
- Algumas Cartas de Experiência trarão problemas de interpretação e conflito com as regras;