Daniel Frenda::Fala pessoal, bom dia!
Quero começar a jogar com meu filho de 11 anos e a pergunta é: o que comprar dada a quantidade de itens disponíveis?!
Temos uma coleção de cerca de 120 jogos de tabuleiro e outros card games, estamos há alguns anos no hobby e curtimos muito 1x1.
Obrigado!
Antes de meter o pau no meu jogo favorito que me arrancou muito dinheiro (no futuro vou rifar minha coleção que é toda torta), vou dar minhas dicas. Pois pretendo seguir as mesmas pra introduzir minha namorada no jogo.
1) não pretendo usar o mtg arena. Apesar dele poder ajudar a deixar o jogo mais direto, por fazer as marcações da rodada, tenho a impressão que essa automação pode deixar o jogo confuso no IRL (in real life - fora do digital). Ele talvez valha a pena pra aprender depois de vocês terem sofrido um pouquinho com ele na mão.
2) como um colega sugeriu acima, os duel decks parecem interessantes. Mas acho que estão caros pro que proporcionam. O único que achei que valia a pena comprar (e eu comprei) foi o de Merfolks vs Goblins (na época uns R$ 200). Porém , pra essa introdução, eu acabei comprando o que eles chamam hoje de KIT INICIAL. Pois as cartas geram menos complexidade ao longo do jogo.
3) Saiba diferenciar os tipos de jogos. Vou separar em duas grandes vertentes hoje. Vou chamar uma de Magic "Padrão" e a outra é o Commander (ou EDH / ou cEDH na versão competitiva).
(I) Magic "Padrão" é a versão consagrada do jogo. Onde você usa um baralho de 60 cartas com no máximo 4 cópias de cada carta que não seja um terreno comum. Aqui, existem diversos formatos ao gosto do freguês, que basicamente vão dizer quais coleções são válidas pra usar nos baralhos. Os formatos mais comuns aqui são Standard, Pioneer, Historic, Modern, Legacy e Pauper.
Uma breve descrição de cada um, fontes da minha cabeça sem checagem estrita das coleções envolvidas e pra não trazer info desnecessária pro momento
a) Standard - são as coleções mais recentes apenas. Ela "rotaciona" anualmente (ou 2x por ano, não importa na vdd) e envolve apenas os cards mais recentes. Conforme entra coleção nova, a anterior sai (não é exatamente assim via de regra, mas de novo, não importa agora).
b) Pioneer - uma versão ampliada do Standard. Com exceção de que ele traz colecões de 2012 em diante. Não há "saída" de coleções aqui.
c) Historic - um "pioneer" exclusivo do MTG Arena (versão digital) com coleções específicas, que tiram proveito do formato digital e não existem IRL.
d) Modern - coleção que permite cartas a partir de 2003 até hoje
e) Legacy - permite "todas" as coleções. Aqui entram os cracudos das antigas ou os cheios da grana com baralhos com muitas cifras de dinheiro. Não que não haja nos outros, mas aqui a proporção é bem maior.
f) Pauper - versão pobre ou "sacola". Feita somente com cartas comuns. Não quer dizer que é tudo barato, pois tem carta antiga comum que vale uma grana. Mas acaba sendo bem mais barato que as outras opções. Porém bem mais restrita por usar somente cards comuns.
(II) Magic Commander / EDH / cEDH
Aqui, os baralhos possuem 100 cartas + 1 comandante. Cada carta pode ter somente 1 cópia no baralho. A ideia é criar uma estratégia em torno das cores e da habilidade de seu comandante.
Eu sempre gostei do caos do Magic e jogar por diversão. Este formato me agradou pois eu posso fazer isso com mais liberdade. As partidas acabam sendo mais longas também. Ah, esse formato também é muito utilizado pra jogar o famoso mesão, onde existem mais de 2 jogadores jogando entre si. Porém é possível jogar 1x1 sem problema algum.
Dito isso, veja o que pode lhe ser mais agradável. Jogos mais rápidos (Magic Padrão) onde vocês focarão mais na dinâmica e estrutura do jogo Aprendendo mais rapidamente a como responder os movimentos do seu oponente (considerando 1x1 entre voces dois apenas). Ou jogos mais demorados, onde vocês podem viajar mais no funcionamento das cartas e brincar com as possibilidades. Eu acredito que o commander seja mais bacana quando já tiverem uma boa ideia do funcionamento do jogo, pois com tanta carta diferente, voces vão gastar muito tempo lidando com as cartas + as regras do próprio jogo.
4) Enquanto escrevo fui matutando: o melhor lugar pra encontrar por onde começar, vai ser uma loja de Magic local. Não é incomum eles montarem decks baratinhos pra desovar cartas toscas das coleções. Por exemplo, decks de R$ 20 pra você comprar e jogar. Pra voce que, pelo que comenta, quer só jogar com seu filho e experimentar o magic, esta me parece a melhor opção. Abaixo vou dizer as questões financeiras por trás do jogo e pq fugir delas. Ah, esses decks são para o magic "padrão".
Agora pq todo mundo te mandou pular fora? Pq é poço sem fundo de dinheiro rs
Eu comecei nos boardgames há uns 3 anos. Depois de anos colecionando magic (mais gastando do que jogando). A política de FOMO gerada pela Wizards + marketplace unificado na web + mesquinharia dos jogadores (o raça pra passar pernas nas pessoas. Nunca vi igual em outros meios) me desmotivou a continuar colecionando. Eu gosto de jogar por jogar. Sinto MUITA saudade da época que raspava minhas cartas na mesa de concreto da escola. Esse negócio de ficar comprando a melhor carta, ou seguir numa trend de comprar pra investir salga demais o hobby. Quando conheci os boardgames, fiquei de cara que eu podia ter um jogo completo sem ficar comprando sempre. Por esse motivo eu nem recomendo LCG também. Acho que jogos de cartas em geral são muito caros para o que entregam, apesar de achar que nada substitui Magic. Mas assim que vender minha coleção vou comprar o Ascension hahahaha
De qualquer maneira, os colegas estão certos. Cuidado ao introduzir o filho no hobby de TCG. Ele é bem ilusório. Mas também não é nada que uma boa educação e um acompanhamento próximo não mitigue. Saber jogar Magic me facilitou a vida em aprender qualquer jogo de tabuleiro justamente por ser algo tão complexo. Inclusive, joguei uns 10 anos da minha vida de um jeito bem errado, me baseando somente no manual de regras da 7a edição hahahaha e fui muito feliz.
Recomendo não ficar comprando coleções pq a arte ou o tema é legal. A Wizards aprendeu a administrar isso muito bem. Pra quem acompanha lançamentos de Magic há anos, eu te garanto uma coisa: SEMPRE vai ter algo novo, mais legal do que já tem hoje. Voce sempre vai querer a novidade, pq vai mudar a dinamica do jogo etc.
Não é algo muito diferente de quem compra muitas expansões pra jogos de tabuleiro sem nem ter jogado direito...
Espero que se divirtam com o Magic e joguem de uma maneira saudável. Acho que é bacana estipular alguns limites de quantidade de cartas ou quanto voce gostaria de gastar nessa aventura.