Fala galera, beleza? Seguindo com a primeira série do meu novo projeto, Jogos de Cartas & Afins, mas como postagem, além de postar o vídeo, queria adicionar algumas coisas aqui sobre o Dealt!/Krass Kariert que não entraram no vídeo mas podem ser legais pra galera aqui na Ludopedia:
A primeira coisa é que Dealt! e Krass Kariert são a mesma coisa, apesar de aqui na Ludopedia ter dois cadastros. Resolvi colocar o tópico do vídeo aqui porque a edição que tenho é a do Krass e é onde tem mais informação do jogo por aqui. Lá fora ele teve um sucesso bem maior do que aqui e isso cai no que estava comentando no tópico anterior sobre o SCOUT. Hoje que os jogos são mais difundidos por aqui, jogos que lançam lá fora rapidamente tem os olhos dos brasileiros voltados para eles, porém, esse jogo, que está alto no ranking do BGG para climbings, como foi lançado a cerca de 6 anos, pouquíssimas pessoas tem conhecimento sobre ele por aqui.
O segundo ponto é o que eu comentei no vídeo sobre vaza x escalada. A classificação trick-taking (vaza) veio bem antes do termo climbing (escalada) entrar para o vocabulário do BGG e dos boardgueimeiros, entretanto, esse jogo especificamente usa uma estrutura de vaza no que diz respeito dos "mini-games", mas na hierarquia e na forma de jogar ou passar, ele se utiliza da mecânica de climbing. Conheci esse jogo lá trás como uma vaza e ainda acho que ele é uma vaza por conta da estrutura, mas também acho que ele pode ser sim considerado um jogo de escalada. E aí, o que você acha? É uma coisa, é outra, é meio a meio ou isso é pura cagação de regra?