Post original: https://www.boardseyeview.net/post/agent-who
Criado por Isik Nevo e publicado pela Unique Board Games (UBG),
Agent Who é um jogo de cartas de dedução no estilo
Adivinha Quem? para 2 a 5 jogadores com um cenário da Guerra Fria. Cada jogador possui um 'cartão de agente' exclusivo que mostra três ícones em posições específicas (A, B e C). Principalmente através de um processo de eliminação, todos os jogadores tentam descobrir a carta de agente uns dos outros. A vitória vai para o jogador que identificar corretamente dois agentes oponentes, mas há uma condição alternativa de vitória definida como descobrir informações vitais.

Os jogadores tentam determinar a carta de agente dos seus oponentes passando-lhes cartas de informação que mostram um, dois ou três ícones, nomeando uma posição (A, B ou C) e perguntando se algum dos ícones está nessa posição. Você pode fazer uma consulta pública usando apenas um cartão de inteligência, mas os outros jogadores podem se beneficiar com a resposta sim ou não, pelo menos tanto quanto você. Alternativamente, você pode fazer uma consulta privada para que apenas você se beneficie da resposta, mas precisará passar dois cartões de informação para uma consulta privada. Talvez a equipe do Board's Eye View seja um grupo excessivamente reservado, mas em nossas partidas parecíamos fazer perguntas quase exclusivamente privadas para não compartilhar informações valiosas com outros jogadores. Os jogadores que recebem uma consulta têm a opção de permanecer em silêncio, mas precisam pagar por isso dando ao questionador um de seus cartões de informação. Os jogadores podem fazer suposições sobre por que um oponente se recusou a responder, mas aí residem oportunidades para blefe...

Todos os jogadores têm uma folha que mostra o agrupamento único de ícones em cada uma das 20 cartas de agente, portanto cada resposta - positiva e negativa - pode ajudar a eliminar cartas e assim ajudá-lo a identificar as cartas de agente dos seus oponentes. As cartas de agente não alocadas são embaralhadas com o baralho de informações, para que possam aparecer no display de cartas de informações. Algumas delas são reservadas como um 'cofre', mas todos os jogadores têm uma carta de 'Espionagem' de uso único que pode ser usada para espiá-las e eliminá-las de sua ficha. Você também pode usar sua carta de espionagem para pegar uma carta do display de cartas de inteligência voltada para cima, mas é muito improvável que você queira usá-la dessa forma, a menos que seja para completar seu conjunto de descoberta de informações vitais.

Em nossas partidas, achamos a vitória da coleção de conjuntos bastante difícil de conseguir, porque quando você “descobre informações vitais”, você inevitavelmente revela informações sobre seu próprio cartão de agente. É certamente uma opção a seguir se você acha que outros jogadores já deduziram que seu ícone compartilhado de descobrir informações vitais já é de conhecimento comum para os outros jogadores.
Existem regras especiais para facilitar jogos para dois jogadores (entre outras coisas, ambos terão duas cartas de agente), mas este é um jogo que achamos que funciona melhor com quatro ou cinco jogadores. Mesmo com cinco,
Agent Who joga rapidamente: nossas partidas duravam principalmente de 20 a 30 minutos, então elas atingiram aquele ponto ideal para um jogo de dedução. E é uma grande vantagem que não haja eliminação de jogadores: mesmo que o seu agente seja identificado, você continua a jogar e ainda tem a chance de garantir duas descobertas bem-sucedidas antes de qualquer um dos seus oponentes.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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