MatosCaio::pra galera que fica abrindo reclamação com os Correios e/ou lojas gringas: vocês são o motivo pelo qual praticamente nenhum financiamento coletivo envia mais pro Brasil, e a maioria das lojas gringas também não.
Se a Receita Federal recusou a encomenda, os Correios não tem NADA a ver com isso, e nem tampouco a loja lá fora. É praticamente impossível um gringo saber fazer uma declaração fiscal da maneira como a RF brasileira exige. O lojista la fora não tem a obrigação de ter que fazer a encomenda chegar na porta da sua casa. Se acha tão ruim o serviço de frete internacional pede pra enviar por DHL ou Fedex então, que eles mesmos fazem todo o desembaraço aduaneiro e são responsáveis por todas as etapas do envio/entrega
Opa, boas colocações amgio, mas discordo em alguns trechos de seus comentários. O cidadão tem o pleno direito de reclamar com qualquer orgão (correios ou receita federal ou ate mesmo site remetente), a reclamação vai como pressão para que corrijam erros e melhorem o sistema haja vista que seu produto não tenha chegado ou algum problema tenha acontecido. Inclusive o cidadão tem o pleno direito de recorrer dos excessos e absurdos erros de impostos que ultimamente estão sendo cobrados. Tenho alguns amigos que recentemente receberam impostos ultrapassando a casa dos 10 mil reais por erro no calculo final de impostos.
Não é novidade que nesse Desgoverno a tributação está em seu mais elevado patamar. A falta de informação clara sobre o método e sistema aduaneiro no país é que espanta os gringos lá fora e não a reclamação de consumidores. Aqui uma simples virgula nas informações do pacote é suficiente pra seu pacote ser recusado, jogado a 5 metros de altura junto com outros e retornar para o remetente. O descaso com as mercadorias é absurdo. A RF precisa de uma equipe de apoio com eficiente desembaraço aduaneiro para resolver os diferentes problemas do cotidiano. Infelizmente nosso serviço aduaneiro é precário, falta funcionários, falta equipamentos, falta padronização e modernização e isso acaba deixando uma verdadeira bagunça generalizada, falo isso com grande conhecimento pois tenhos amigos analistas e auditores nesse órgão ! Grande parte dos problemas recaem sim sobre erros da própria Receita Federal mas não podemos deixar de registrar aqui os constantes erros de envios, atrasos ou falta de cuidados nos transportes das mercadorias por parte dos correios. Até hoje o serviço 0800 ou suporte via e-mail dos correios não funciona ! La fora, varios sites também enviam os objetos sem os mínimos cuidados necessários, seja no cuidado com a embalagem ou declarações em total desacordo com as regras da legislação brasileira.
Não obstante que a cada dia mais pessoas se interessam em importar mercadorias pela facilidade que os sites brasileiros oferecem, temos um enorme desafio pela frente nessa área alfandegária, vejo que a maior causa e culpa de todo esse caos é sim do Governo Federal em não reestruturar e dar mais atenção devidamente à esses órgãos federais.
Em relação aos kickstarters, ainda por sorte temos vários que enviam para o Brasil, mas aqueles que não o fazem, em uma pesquisa passada foi constatado que alguns preferem não incluir o Brasil na lista de destinatários exatamente pela alta carga tributária que temos no país e tremenda burocracia de desembaraço aduaneiro elevando o preço final do produto em 5x ou 6x mais, que fazem na maioria das vezes o consumidor desistir da encomenda e gerar prejuízos pra eles, mas nada em relação necessáriamente as reclamações do usuário. Eles tem conhecimento que o Brasil, vergonhosamente e absurdamente, é um dos países com a maior carga de impostos no mundo. Uma solução que estamos vivenciando na prática é editoras nacionais entrando nesses kickstarters e se responsabilizando por todo o serviço de desembaraço aduaneiro, aproveito e deixo aqui registrado minha enorme gratidão a essas editoras e que os amigos apoiem na medida do possivel pois só assim, teríamos de fato uma solução.