Confesso que nunca joguei com nenhuma expansão, só li os manuais.
Na expansão Tuscany existe o tabuleiro extendido, onde os jogadores colocam e movem marcadores de influência, quem tiver mais influência em cada região ganha os respectivos pontos (1 ou 2, dependendo da região) ao final da partida. Mas não vai ser uma surpresa, porque todos estão vendo quem controla as regiões do tabuleiro.
Pela minha experiência com o jogo base, cerca de uma dúzia de partidas sem contar solo, o que vejo em partidas onde os jogadores estão bem nivelados é que o jogo é decidido na última rodada. Geralmente quando um jogador faz 20, os outros estão proximos e muitas vezes acabam por vencer que disparou o fim da partida com as ações finais. Teve uma partida que fiz 30 pontos, 10 além do requisito de fim de jogo, todos na última rodada. Com mais experiência o final vai ser mais imprevisível, ao menos na minha percepção hoje. Então eu não acho que o jogo precise de mecanismos de pontuação de fim de jogo muito fortes.
OBS: Na primeira versao da exp Tuscany tinha o modulo dos "Patrocínio", as cartas de Patrocinadores poderiam render entre 3-5 pontos no final da partida se as condições fossem atentidas. Mas esse modulo foi removido da versão final (Essencial Edition).