Post original: https://www.boardseyeview.net/post/nebula
Nebula da Fractal Juegos estava entre os jogos que a equipe Board's Eye View trouxe da Spiel Essen 2023. Com um tema vago em torno das estrelas e constelações da galáxia, Nebula é essencialmente um jogo de estratégia abstrato onde os jogadores compram estrelas de várias cores e as colocam no seus tabuleiros individuais, a fim de cumprir vários objetivos de pontuação.
Na sua vez, você pode escolher até três estrelas; no máximo uma para cada um dos conjuntos de três estrelas. Você seleciona, movendo seu marcador, um total de exatamente cinco espaços ao redor dos três conjuntos (então, por exemplo, você pode mover um marcador três espaços, outro dois espaços e o terceiro nenhum espaço). Você deve então colocar duas estrelas em seu tabuleiro (não necessariamente as que você acabou de comprar), mas se você comprou e colocou uma estrela que corresponda à cor atual da estrela central, poderá colocar três estrelas em vez de apenas duas.

Ao colocar estrelas em seu tabuleiro, você deve começar do centro e todas as colocações subsequentes devem ser adjacentes a outra estrela. As estrelas podem estar conectadas por órbita, por linha direta (sólida) ou podem ter uma conexão 'indireta' (linha tracejada). De qualquer forma, você nunca pode ter duas estrelas da mesma cor em posições adjacentes. Dentro dessas restrições, você tentará colocar estrelas para que atendam ao seu objetivo pessoal e ao maior número possível de objetivos compartilhados.

Todos os objetivos estão em cartas, portanto são aleatórios e variam a cada partida, mas os objetivos compartilhados se enquadram em duas categorias distintas; aqueles objetivos mais difíceis de alcançar que concedem um número maior de pontos ao jogador que for o primeiro a atingir o objetivo (por exemplo, completar uma órbita específica usando exatamente três cores de estrela) e aqueles que podem ser potencialmente marcados várias vezes ( por exemplo, ter uma estrela laranja conectada a uma estrela azul). As estrelas pretas não são colocadas no seu campo de estrelas, mas sim em uma trilha de pontuação no topo do seu tabuleiro individual. Aqui, elas contribuem diretamente para a pontuação final do jogo, mas sempre que você coloca uma estrela preta, você também pode mover um marcador em uma trilha de pontuação central que pode determinar quais cores, quais constelações e quais dos múltiplos objetivos serão pontuados.
Com design de Cristian Bustos e Bernardo Vásquez e arte de Luna Vargas,
Nebula é um atraente jogo de otimização de quebra-cabeças que certamente recompensa o planejamento futuro. Há um elemento de disputa por posição na trilha de pontuação controlada pela estrela preta e você certamente estará em uma corrida com os outros jogadores pelos objetivos com maior pontuação para o primeiro jogador a completá-los.

O jogo tem uma presença atraente na mesa e é bem produzido, com tabuleiros de camada dupla para que todas as estrelas se encaixem em recortes. É uma pena que não existam recortes semelhantes para os marcadores que indicam quais estrelas você está pegando; tudo isso é facilmente movimentado durante o jogo. Quando você coloca uma estrela em seu tabuleiro individual, você encobre a indicação de em qual constelação ela está; isso geralmente não é um problema, exceto que alguns dos objetivos de pontuação exigem que você saiba quais estrelas estão em qual constelação. Também é lamentável que as estrelas laranja e vermelhas possam ser difíceis de distinguir em condições de luz nada perfeitas. Todas essas são pequenas queixas para um jogo que é fácil de aprender e ensinar, e que oferece uma experiência satisfatória para 2 a 4 jogadores em seu tempo de jogo de 30 a 40 minutos.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.