Resposta 1: Podem ser ativadas novamente todas as cartas de patentes (ou seja, de todos os baralhos, menos o da Fila dos Colonizadores - ignore essa excecao se nao está usando o modulo 2). Como elas voltarão dependerá de sua cor:
- Uma carta em seu lado branco pode voltar ao mapa ao realizar uma operacao de lançamento, colocando-a ou no acervo do LEO ou (se usar o módulo 2) no acervo de seu bernal ancorado em Órbita Inicial.
- Uma carta em seu lado preto pode voltar ao mapa se produzida numa fabrica cuja letra seja a mesma da carta preta. DE MANEIRA NENHUMA voce pode lancar em orbita no acervo do LEO (ou do Bernal Inicial) uma carta preta desativada. Vale lembrar algumas situacoes excepcionais:
* Se usar o modulo 1, algumas cartas pretas de cargueiro nao possuem letra e podem ser produzidas em qualquer fabrica.
* Se usar o módulo 2, se tiver uma carta de colonizador robô e este estiver emancipado (obteve direito de voto), se ele for desativado ele NAO vai para a mão, mas sim vai para o fundo do baralho da Fila dos Colonizadores, como um colonizador humano. Voce nao o produzirá novamente, mas sim ocorrerá a manobra de exomigração. Mas isso é uma situacao de jogo avançado.
* Se usar o módulo 2, se fizer uma operacao de Assentamento, a carta preta que utilizou nesta operação NAO é destivada, mas sim descartada (ela vai para o fundo do baralho respectivo)
- Se utilizar o Modulo 1 ou 2, uma carta do lado roxo nao pode voltar ao mapa de imediato. Se for uma carta de bernal promovido, é preciso primeiro lançá-la em órbita e depois rebocá-la, ancorá-la a uma colônia apropriada e só entao pode promovê-la para ter novamente o lado roxo. Se for uma carta de cargueiro promovido ou propulsor TW, é preciso primeiro produzir em seu lado preto e depois levá-la a uma colônia capaz de promovê-la ou como alternativa, a um bernal promovido (laboratório) para promover e virar ao lado roxo. As cartas roxas de colonizadores que sao desativadas sao perdidas (vao para o fundo do baralho da Fila dos Colonizadores) e ocorre uma exomigracao. A excecao a esse caso é se for um colonizador robô NÃO-emancipado, que aí é tratado como mercadoria e pode ser produzido e posteriormente promovido da mesma forma que cargueiros e propulsores GW.
Resposta 2: Aquas ganhas sao utilizadas diretamente apenas no acervo do LEO ou (se usar o modulo 2) no acervo do bernal ancorado em Órbita Inicial. Não há teleporte de Aqua no jogo! O único uso de Aquas fora desses acervos é se gastá-las para realizar a manobra "Falhar Não É Opção" (FNO), o qual voce simula o consumo de 4 Aquas como se fosse um enorme gasto dinheiro, pagando um esforço de emergencia para guiar um veículo espacial que atravessa um Ponto de Perigo no mapa (com o símbolo da caveira) e que nao quer arriscar rolar o dado. Por isso esse custo é um investimento monstruoso nas equipes tecnicas para garantir que seu foguete (ou bernal ou cargueiro) nao seja destruído (desativado) ao passar por este perigo.