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  2. Fora da Redoma
  3. Jogos inspirados e jogos copiados...Qual o limite

Jogos inspirados e jogos copiados...Qual o limite

  • avatar
    difes09/06/16 11:46
    avatar
    difes
    09/06/16 11:46
    295 mensagens MD

    Bom dia gostaria de saber aqui quais jogos de tabuleiros que voces consideram que são inspirados em outros jogos e quais jogos sao copias 
    descaradas...O que torna um jogo de tabuleiro algo unico???

    3
    0
    1
  • Margosto
    16 mensagens MD
    avatar
    Margosto09/06/16 12:18
    Margosto » 09/06/16 12:18

    Acho que a maioria dos jogos tiveram inspirações no Catan, Puerto Rico e Carcassone, os quais podem ser considerados os pais dos jogos de tabuleiros moderno.

    Agora "cópia", só consigo me lembrar de Cuba, o qual foi "inspiradíssimo" no Puerto Rico. 
    Adoro ambos!

    Na minha opinião, o que torna um jogo de tabuleiro algo único é a inovação. Pensar em algo totalmente original que nunca ninguém pensou antes, como por exemplo o Catan.

    2
  • Rhedrun
    428 mensagens MD
    avatar
    Rhedrun09/06/16 12:32
    Rhedrun » 09/06/16 12:32

    Rapaz, único pra mim é um jogo que cria uma mecânica, ou que "dê vida" a uma mecânica que antes era usada de forma singular (geralmente misturando ela com outra mecânicas, de uma forma original, ainda não tratada), ou ainda, um jogo que misture várias mecânicas de uma forma inspiradora, complexa, do tipo que um mero amador de BGs jamais conseguiria criar, e você sente que o jogo foi feito por uma pessoa muito dedicada e estudiosa, com conhecimentos avançados no assunto. Grandes Designers como como o Petersen, Corey ou o Vlaada, por exemplo, costumam criar ideias "únicas" de misturas.

    Pro primeiro caso (uma mecânica inovadora isolada), o problema é que, com o atual crescimento do mercado de BGs, o jogo que vai dar vida a uma mecânica pra você é basicamente o primeiro que você jogar naquele estilo, que não necessariamente será aquele que realmente trouxe a ideia como original.

    Não sou especialista pra dizer, mas acho que o primeiro grande deck Building foi o Dominion. Qualquer pessoa que jogue o Ascension antes dele pode dizer que "é um jogo único, com uma idéia sensacional", simplesmente por ainda não ter jogado nada parecido, mas na verdade, o Dominion me parece ser o grande criador da mecânica. E pra essa pessoa, não importa o que veio primeiro, o que importa é que, pra experiência dela, Ascension foi o grande transformador, o grande "Bringer of good news". E isso marca a pessoa, se ela realmente curttir a tal mecânica.

    Pro segundo caso, já creio que seja questão de gosto pessoal. Geralmente são jogos que te conquistam, por algum motivo que você às vezes não sabe nem como explicar. Nesses casos ocorrem de você inclusive tentar correr atrás de outros semelhantes ("Galera, joguei o jogo X, e achei sensacional, quais jogos nesse mesmo estilo vocês recomendam?"), e isso pode acarretar em frustrações. Você acaba jogando outros jogos indicados, mas percebe que só aquele primeiro realmente te dá a sensação que você queria, e que, novamente, não sabe explicar qual é.

    Assim foi pra mim com diversos jogos. Depois de achar um estilo que me apaixono, fico procurando outros jogos no mesmo estilo, e descubro que na verdade não é o estilo em si, mas a forma como um jogo específico apresenta aquele estilo. Num exemplo bobo, logo no início da minha carreira de viciado, eu conheci o Arte Moderna, e me apaixonei. Depois dele joguei pelo menos outros 15 jogos de leilão, e nenhum chegou nem aos pés dele pra mim. Não sei explicar o que ele tem que os outros não tem, mas ele tem algo que me fisgou.

    Quanto a plágios, arrisco dizer que é algo muito delicado, e quase subjetivo. Existem algumas coisas que não tem como ser muito diferentes. A própria mecânica de Deck Building pra mim é absurdamente repetitiva. Todos os jogos que joguei de DB são iguais, mesmo feeling, mesma ideia, mesma forma de implementação da mecânica, como plágios mesmo, mas ainda assim existem pessoas que dizem que "são jogos diferentes, com sensações diferentes". O mesmo ocorre pra mim com Dungeon Crawlers: acho a maioria muito igual - um ou outro detalhe diferentes, mas as ideias finais, os feelings, idênticos! Mas mesmo assim não chegam a ser plágios. Se você parar pra criar um DC hoje, não tem muito pra onde correr, é um padrão a se seguir: tiles de mapa, corredores e salas, monstrinhos, heróis, regras de movimento, combate, exploração, etc. Um jogo tem sistema de XP, o outro de loot, outro tem os dois, e outro jogo nenhum dos dois, mas no geral, todos eles tem um feeling muito parecidos.

    3
  • MOITA1980
    983 mensagens MD
    avatar
    MOITA198009/06/16 13:07
    MOITA1980 » 09/06/16 13:07

    Margosto::Acho que a maioria dos jogos tiveram inspirações no Catan, Puerto Rico e Carcassone, os quais podem ser considerados os pais dos jogos de tabuleiros moderno.

    Agora "cópia", só consigo me lembrar de Cuba, o qual foi "inspiradíssimo" no Puerto Rico. 
    Adoro ambos!

    Na minha opinião, o que torna um jogo de tabuleiro algo único é a inovação. Pensar em algo totalmente original que nunca ninguém pensou antes, como por exemplo o Catan.

    Eu não consideraria Cuba uma cópia.  Ele é bem parecido na questão de coletar bens e despachar no porto, mas as mecânicas são bem distintas.
    Acho que os jogos estilo Resistence, Lobisomem, acabam por ser grandes cópias uns dos outros.  O mais original destes ainda acho o Saboteur.

    1
  • Margosto
    16 mensagens MD
    avatar
    Margosto09/06/16 14:43
    Margosto » 09/06/16 14:43

    MOITA1980::
    Margosto::Acho que a maioria dos jogos tiveram inspirações no Catan, Puerto Rico e Carcassone, os quais podem ser considerados os pais dos jogos de tabuleiros moderno.

    Agora "cópia", só consigo me lembrar de Cuba, o qual foi "inspiradíssimo" no Puerto Rico. 
    Adoro ambos!

    Na minha opinião, o que torna um jogo de tabuleiro algo único é a inovação. Pensar em algo totalmente original que nunca ninguém pensou antes, como por exemplo o Catan.

    Eu não consideraria Cuba uma cópia.  Ele é bem parecido na questão de coletar bens e despachar no porto, mas as mecânicas são bem distintas.
    Acho que os jogos estilo Resistence, Lobisomem, acabam por ser grandes cópias uns dos outros.  O mais original destes ainda acho o Saboteur.


    Em relação ao Cuba/Puerto Rico eu concordo MOITA1880. Claro que não é uma "cópia descarada", mas eu diria uma "leve cópia"...rs, afinal ambos se passam em ilhas do Caribe, possuem a mecânica de seleção de papéis (com exceção do capataz e minerador, os papéis são os mesmos), os produtos são quase idênticos (trocando-se frutas cítricas por índico), o objetivo é o mesmo (embarcar e fazer pontos de vitória), com a diferença que o mercado no Cuba é mais sofisticado e o sistema de votos/compra de votos propicia um charme a mais.
    Ou seja, uma leve cópia :)

    0
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor09/06/16 15:24
    Victor » 09/06/16 15:24

    Discordo fortemente do termo "leve cópia". Estou sendo incisivo talvez porque esteja cansado desse discurso cansado "Cuba cópia de Puerto Rico" que volta e meia aparece. 

    O que concordo: Cuba tem similaridades de mecânica com o PR, mas o termo "cópia", mesmo que seja amenizado como "leve" é algo demais, IMHO.

    Quanto ao que colocou:

    1) Ambos se passam em ilhas do caribe : similaridade de tema, mas nada demais para ajudar no termo "cópia". É o mesmo que tentar equacionar eurogames de tema de comércio no mediterrâneo ou ameritrashes com tema de zumbis.

    2) Há uma diferença de papéis um pouco diferente do que colocou, mas sim, a escolha dos papéis é uma das similaridades. Não existe ação de settler do PR no Cuba nem o papel do Mayor do PR como recrutador de colonos em Cub (o Mayor do Cuba está relacionado com o Capitão, ou até o prospector se pensar na ação secundária). 

    3) Os produtos quase idênticos é outro argumento temático que não me apetece. Dos 5 produtos do PR (milho, anil, açucar, tabaco e café), só dois encontram-se no Cuba. E desculpe, relacionar fruta citrica com indigo é forçar a barra :D. Para mim, especialmente no PR, o tema é irrelevante. Podia ser uma colônia espacial que extrai oxigênio/lítio/titânio/paládio/urânio que não sentiria a menor diferença  :)  

    4) A citação "o objetivo é o mesmo: embarcar e fazer pontos de vitória" está apenas 50% correto, IMHO. Tanto no PR como no Cuba pode-se fazer estratégias que não focam no embarque. No PR, costumo focar mais em construções e no meu ultimo jogo de Cuba os pontos de vitória de embarque foram um adendo, não a estratégia principal (foquei mais na ativação de prédios e maximização das leis).

    Pode parecer preciosismo meu cismar com o termo que usou e pode bem ser que para você "cópia leve" sirva exatamente para o que descrevi, mas eu discordo respeitosamente.

    Em tempo: adoro os dois jogos. 

    2
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur09/06/16 16:32
    yscalybur » 09/06/16 16:32

    Acho que podemos dizer, sobre o quanto os jogos são similares, pois cópia nunca será.  Se você dizer para um fan de baftlefield que call of duty são iguais, vc poderá ser linchado, ele vai dizer que não tem nada haver um com outro.

    Pra quem nunca jogou ou não curte cardgame, vai ver duas pessoas jogando yu gi oh e outras duas jogando magic, e dizer que os jogos são iguais.

    É tudo questão de visão pessoal.


    0
  • Findreans
    421 mensagens MD
    avatar
    Findreans09/06/16 18:10
    Findreans » 09/06/16 18:10

    Salve
    Essa é uma questão complexa mesmo.

    Primeiro é preciso saber até que ponto algo é considerado cópia e até que ponto, pode-se dizer que é inspirado.

    Todo jogo que possui as mesmas mecânicas são vistos como "clones" ou "variantes" de um jogo no qual é
    considerado o pioneiro naquela mecânica.

    Por exemplo :
    Todos deck buildings são considerados variações do Dominion.
    Todo microjogo é considerado variação do Love Letter.
    E por ai vai.

    No entanto, nem sempre esses jogos são realmente os pioneiros, uma vez que a origem é muito relativa,
    como por exemplo acima o Love Letter, na realidade é um jogo japonês e que sabe-se lá se foi o
    primeiro no Japão, mas é o que fez mais sucesso ( e desconfio que tenha sido o primeiro nos EUA ).

    Então creio que essas definições são coisas mais pessoais do que algo que tenha uma regra comum especifica.

    0
  • Margosto
    16 mensagens MD
    avatar
    Margosto09/06/16 18:48
    Margosto » 09/06/16 18:48

    Victor::Discordo fortemente do termo "leve cópia". Estou sendo incisivo talvez porque esteja cansado desse discurso cansado "Cuba cópia de Puerto Rico" que volta e meia aparece. 

    O que concordo: Cuba tem similaridades de mecânica com o PR, mas o termo "cópia", mesmo que seja amenizado como "leve" é algo demais, IMHO.

    Quanto ao que colocou:

    1) Ambos se passam em ilhas do caribe : similaridade de tema, mas nada demais para ajudar no termo "cópia". É o mesmo que tentar equacionar eurogames de tema de comércio no mediterrâneo ou ameritrashes com tema de zumbis.

    2) Há uma diferença de papéis um pouco diferente do que colocou, mas sim, a escolha dos papéis é uma das similaridades. Não existe ação de settler do PR no Cuba nem o papel do Mayor do PR como recrutador de colonos em Cub (o Mayor do Cuba está relacionado com o Capitão, ou até o prospector se pensar na ação secundária). 

    3) Os produtos quase idênticos é outro argumento temático que não me apetece. Dos 5 produtos do PR (milho, anil, açucar, tabaco e café), só dois encontram-se no Cuba. E desculpe, relacionar fruta citrica com indigo é forçar a barra :D. Para mim, especialmente no PR, o tema é irrelevante. Podia ser uma colônia espacial que extrai oxigênio/lítio/titânio/paládio/urânio que não sentiria a menor diferença  :)  

    4) A citação "o objetivo é o mesmo: embarcar e fazer pontos de vitória" está apenas 50% correto, IMHO. Tanto no PR como no Cuba pode-se fazer estratégias que não focam no embarque. No PR, costumo focar mais em construções e no meu ultimo jogo de Cuba os pontos de vitória de embarque foram um adendo, não a estratégia principal (foquei mais na ativação de prédios e maximização das leis).

    Pode parecer preciosismo meu cismar com o termo que usou e pode bem ser que para você "cópia leve" sirva exatamente para o que descrevi, mas eu discordo respeitosamente.

    Em tempo: adoro os dois jogos. 


    Exatamente isso Victor! Tudo isso que vc descreve acima, na minha opinião, é uma "cópia leve".

    Assim como Killer Instintict é uma leve cópia de Mortal Kombat;
    Assim como A Viagem de Chihiro é uma leve cópia de Alice no país das Maravilhas;
    Assim como Shurato é uma leve cópia de Cavaleiros do Zodíaco... (se bem que esse é uma cópia descarada...hahaha).

    Apenas minha opinião meu amigo ;)

    0
  • MOITA1980
    983 mensagens MD
    avatar
    MOITA198010/06/16 14:28
    MOITA1980 » 10/06/16 14:28

    Victor::Discordo fortemente do termo "leve cópia". Estou sendo incisivo talvez porque esteja cansado desse discurso cansado "Cuba cópia de Puerto Rico" que volta e meia aparece. 

    O que concordo: Cuba tem similaridades de mecânica com o PR, mas o termo "cópia", mesmo que seja amenizado como "leve" é algo demais, IMHO.

    Quanto ao que colocou:

    1) Ambos se passam em ilhas do caribe : similaridade de tema, mas nada demais para ajudar no termo "cópia". É o mesmo que tentar equacionar eurogames de tema de comércio no mediterrâneo ou ameritrashes com tema de zumbis.

    2) Há uma diferença de papéis um pouco diferente do que colocou, mas sim, a escolha dos papéis é uma das similaridades. Não existe ação de settler do PR no Cuba nem o papel do Mayor do PR como recrutador de colonos em Cub (o Mayor do Cuba está relacionado com o Capitão, ou até o prospector se pensar na ação secundária). 

    3) Os produtos quase idênticos é outro argumento temático que não me apetece. Dos 5 produtos do PR (milho, anil, açucar, tabaco e café), só dois encontram-se no Cuba. E desculpe, relacionar fruta citrica com indigo é forçar a barra :D. Para mim, especialmente no PR, o tema é irrelevante. Podia ser uma colônia espacial que extrai oxigênio/lítio/titânio/paládio/urânio que não sentiria a menor diferença  :)  

    4) A citação "o objetivo é o mesmo: embarcar e fazer pontos de vitória" está apenas 50% correto, IMHO. Tanto no PR como no Cuba pode-se fazer estratégias que não focam no embarque. No PR, costumo focar mais em construções e no meu ultimo jogo de Cuba os pontos de vitória de embarque foram um adendo, não a estratégia principal (foquei mais na ativação de prédios e maximização das leis).

    Pode parecer preciosismo meu cismar com o termo que usou e pode bem ser que para você "cópia leve" sirva exatamente para o que descrevi, mas eu discordo respeitosamente.

    Em tempo: adoro os dois jogos. 

    Sou tem fã Victor.  Pr e Cuba são meus preferidos, mas Cuba ganha por pouco.  Acho Cuba um pouco menos fura olho que PR.  Eu jogo melhor Cuba, e minha parceira e esposa é o demônio no PR, é sério.

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