Rapaz, único pra mim é um jogo que cria uma mecânica, ou que "dê vida" a uma mecânica que antes era usada de forma singular (geralmente misturando ela com outra mecânicas, de uma forma original, ainda não tratada), ou ainda, um jogo que misture várias mecânicas de uma forma inspiradora, complexa, do tipo que um mero amador de BGs jamais conseguiria criar, e você sente que o jogo foi feito por uma pessoa muito dedicada e estudiosa, com conhecimentos avançados no assunto. Grandes Designers como como o Petersen, Corey ou o Vlaada, por exemplo, costumam criar ideias "únicas" de misturas.
Pro primeiro caso (uma mecânica inovadora isolada), o problema é que, com o atual crescimento do mercado de BGs, o jogo que vai dar vida a uma mecânica pra você é basicamente o primeiro que você jogar naquele estilo, que não necessariamente será aquele que realmente trouxe a ideia como original.
Não sou especialista pra dizer, mas acho que o primeiro grande deck Building foi o Dominion. Qualquer pessoa que jogue o Ascension antes dele pode dizer que "é um jogo único, com uma idéia sensacional", simplesmente por ainda não ter jogado nada parecido, mas na verdade, o Dominion me parece ser o grande criador da mecânica. E pra essa pessoa, não importa o que veio primeiro, o que importa é que, pra experiência dela, Ascension foi o grande transformador, o grande "Bringer of good news". E isso marca a pessoa, se ela realmente curttir a tal mecânica.
Pro segundo caso, já creio que seja questão de gosto pessoal. Geralmente são jogos que te conquistam, por algum motivo que você às vezes não sabe nem como explicar. Nesses casos ocorrem de você inclusive tentar correr atrás de outros semelhantes ("Galera, joguei o jogo X, e achei sensacional, quais jogos nesse mesmo estilo vocês recomendam?"), e isso pode acarretar em frustrações. Você acaba jogando outros jogos indicados, mas percebe que só aquele primeiro realmente te dá a sensação que você queria, e que, novamente, não sabe explicar qual é.
Assim foi pra mim com diversos jogos. Depois de achar um estilo que me apaixono, fico procurando outros jogos no mesmo estilo, e descubro que na verdade não é o estilo em si, mas a forma como um jogo específico apresenta aquele estilo. Num exemplo bobo, logo no início da minha carreira de viciado, eu conheci o Arte Moderna, e me apaixonei. Depois dele joguei pelo menos outros 15 jogos de leilão, e nenhum chegou nem aos pés dele pra mim. Não sei explicar o que ele tem que os outros não tem, mas ele tem algo que me fisgou.
Quanto a plágios, arrisco dizer que é algo muito delicado, e quase subjetivo. Existem algumas coisas que não tem como ser muito diferentes. A própria mecânica de Deck Building pra mim é absurdamente repetitiva. Todos os jogos que joguei de DB são iguais, mesmo feeling, mesma ideia, mesma forma de implementação da mecânica, como plágios mesmo, mas ainda assim existem pessoas que dizem que "são jogos diferentes, com sensações diferentes". O mesmo ocorre pra mim com Dungeon Crawlers: acho a maioria muito igual - um ou outro detalhe diferentes, mas as ideias finais, os feelings, idênticos! Mas mesmo assim não chegam a ser plágios. Se você parar pra criar um DC hoje, não tem muito pra onde correr, é um padrão a se seguir: tiles de mapa, corredores e salas, monstrinhos, heróis, regras de movimento, combate, exploração, etc. Um jogo tem sistema de XP, o outro de loot, outro tem os dois, e outro jogo nenhum dos dois, mas no geral, todos eles tem um feeling muito parecidos.