a) Sendo atear fogo em um acampamento uma ação de episódio, você não tem direito ao dado verde extra da habilidade Luta, pois ela é válida apenas em ações de atacar.
b) Está confusa sua pergunta. Se puder postar o descritivo da carta em questão facilita.
c) Tirado do manual de regras, página 16:
1. EFEITOS DE FIM DO TURNO Quaisquer efeitos que aconteçam no fim do turno, exceto efeitos do Ancião, acontecem agora, em qualquer ordem que o jogador ativo escolher.
4. RESOLVA O FIM DO TURNO
1. Efeitos de Fim do Turno
2. Fogo! - Role 1 por em você, então descarte-os.
3. Verifique a Pilha de Descarte do Mito - Se houver 3, o Ancião avança. Aplique os efeitos do Ancião e da carta do Episódio; em seguida, reembaralhe o baralho do Mito.
4. Verifique a Invocação do Ancião - Se um espaço vermelho for alcançado ou o ritual for impedido, mova a carta do Estágio 1 para o lado e resolva os efeitos de Revelação do Estágio 2, invocando o Ancião.
5. Efeitos de Fim do Turno do Ancião - Resolva todos os Estágios revelados em ordem
Em outras palavras, a resolução do fogo sempre virá depois de quaisquer outros efeitos de final de turno, como receber um de vida conforme citado. Quanto aos efeitos do Ancião, é sempre a última coisa a ser resolvida em seu turno.
d) Página 8 do manual de regras:
- Subindo o nível das habilidades
Quando o marcador atingir um (Limiar de Insanidade), depois de ativar sua insanidade, o investigador sobe o nível de 1 das suas habilidades. Escolha 1 habilidade e mova seu marcador 1 espaço para a direita.
Você morre antes de adquirir a habilidade em questão.
e) Fica subentendido que as decisões em caso de empate são escolhidas pelos jogadores, nesse caso você pode invocar os cultistas nos espaços de R'lyeh que quiser.
f) Isso, absorve o primeiro efeito completamente e toma apenas 1 de sanidade no segundo efeito.