Boa noite, pessoal
Sei que não necessariamente os comentários são voltados para mim, individualmente, mas que respondem à thread e até a outros tópicos por aqui. Mas quero só ressaltar alguns pontos em resposta aos comentários.
1. Só descobri a existência do grupo de WhatsApp recentemente. Eu, pessoalmente, considero o uso de um grupo de WhatsApp para comunicação problemático por vários motivos que não cabem aqui, mas só pontuando isso. Também não acompanhei de perto os updates via catarse. Explico no próximo ponto.
2. Nem todo mundo apoia um financiamento coletivo com os mesmo objetivos. Eu, pessoalmente, apoio diversos projetos porque quero vê-los chegar à sua conclusão com sucesso, bem como usufruir do produto destes financiamentos. Especialmente quando são criadores brasileiros e com ainda mais entusiasmo quando são criadores independentes. No entanto, eu não tenho, de modo geral, nem tempo, nem interesse nos meandros da produção daquilo o que apoio ou em participar da produção de qualquer forma. Sei que para muitos isso é um valor agregado, mas, para mim, não. Imagino que haja mais pessoas como eu por aí. Pontuo isto apenas para situar aqueles que oferecem o argumento de que houve atualizações e possibilidade de feedback etc.: nem todo mundo tem a mesma relação com o projeto e, para quem não acompanhou de perto a produção, contentando-se em ver o projeto concluído, encontrar o produto final com problemas é um susto.
3. Revisão dá trabalho, especialmente a revisão que vai além do meramente gramatical e avalia a coesão e coerência de um texto, dando sugestões que são efetivamente editoriais. É uma profissão, é algo especializado etc. Acho bacana que haja abertura para "revisão" pelos apoiadores, apesar de eu, particularmente, não ter tempo (infelizmente) ou interesse (em consequência mesmo da falta de tempo) para participar disso nos projetos que apoio. Mas, uma coisa não substitui a outra. Ou seja, não se pode pôr os problemas do Manual inteiramente na conta do "descaso" dos apoiadores no processo coletivo de "revisão", apesar de a existência desse processo poder ser oferecida como uma mitigação parcial.
4. Não acho que o problema do Manual tenha sido má-fé, nunca disse isso. Entendo que houve limitações de recursos, tempo etc. Mesmo assim, acho salutar expressar a insatisfação com o produto final, até para que os desenvolvedores o saibam.
5. Concordo que os criadores "merecem todo respeito e apoio", não entendi o porquê de comentar isto (presumindo que o sentido que se pretende é que sugerir uma versão revisada do manual e apontar que ele tem defeitos é faltar com esse respeito e apoio, um sentido que se pode depreender do comentário neste contexto). Espero não ter faltado com o respeito. Se não achasse que os desenvolvedores têm interesse em entregar o melhor produto possível, nem teria aberto este tópico.
6. Relacionado ao ponto anterior, apontar problemas, criticar construtivamente e sugerir cursos de ação para o aprimoramento não são ataques. Crítica não é ataque.
7. Também vejo o esforço que os criadores estão fazendo junto à comunidade. Isso demonstra, em minha visão, uma postura de respeito aos apoiadores. Como disse, considero que um manual seria a culminação dessa postura, pois demonstrariam que, apesar de ter havido o problema, eles estão efetivamente preocupados em resolvê-lo. A ideia dos vídeos de game play também cumpre esse papel, de certa forma. Só achei necessário criar o tópico aqui para incentivá-los a dar uma confirmação oficial desse intento, pois, até antes disso, aqui, não havia algo assim. Havia o tópico de faq, mas isso é outra coisa.
8. Por fim, acho que o último comentário resume bem a sensação. É frustrante ver um jogo nacional, de produtores independentes, de ótima produção, com esforço ativo de comunicação cordial e respeitosa com o público, apresentar um problema em um componente tão importante quando o manual de regras. Além do que, torna-se "um pouco cansativo essa sensação que você não sabe se está realmente jogando certo algumas coisas", fazendo minhas as palavras do último comentador.
Enfim, achei importante comentar isto aqui porque senti que dois dos comentários retratavam a reivindicação sugerida neste tópico como algo desrespeitoso em relação aos desenvolvedores, o que espero não ter sido; ou como displicência em relação a uma postura ativa de acompanhamento e participação no desenvolvimento do jogo, argumento com o qual, pelo que já apresentei, discordo.