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  4. Dúvidas de Momento e Dano

Dúvidas de Momento e Dano

O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média
  • avatar
    hscharper09/01/24 11:00
    avatar
    hscharper
    09/01/24 11:00
    36 mensagens MD

    1) Carta Fofoca (Manipulador 4): Quando você ou um herói próximo testar sabedoria, você pode descartar esta perícia para que o herói que realizou o teste ganhe 1 vantagem.

    Guia de Referência - Momento: Se o momento de uma habilidade usar a palavra “quando”, o efeito da habilidade é resolvido ao mesmo tempo que o evento descrito. Efeitos que acontecem “quando” um evento ocorre têm precedência sobre efeitos que acontecem “depois” desse mesmo evento.

    Guia de Referência - Conflitos: É possível que múltiplos efeitos de jogo ocorram ao mesmo tempo. Quando isso acontecer, os jogadores determinam, em grupo, a ordem em que esses efeitos serão resolvidos.

    O herói foi realizar o teste de sabedoria, ele recebe sua vantagem após o teste ser resolvido? Na carta diz "para que o herói que realizou o teste" da a entender que é após o teste. Mas a carta não diz DEPOIS que você ou herói próximo testar... e sim QUANDO. Na nossa jogatina o herói revelou as cartas, ficou determinado e trocou as cartas que quis naquele mesmo teste de sabedoria. Vocês acham que jogamos errado? Se fosse depois, a carta não deveria especificar com DEPOIS?

    2) Carta Palavra da Sorte (Ladrão 4): Quando você ou um herói próximo realizar um teste de Esperteza, você pode descartar esta perícia para adicionar 1 sucesso e examinar 1. Dúvida: 

    Eu posso examinar 1, preparar a carta X e ainda utilizar a carta X no mesmo teste? (se o momento dela for condizente).

    Ex: Teste esperteza atacando, viro 4 cartas, obtenho 1 sucesso, descarto Palavra da Sorte preparada, adiciono mais um sucesso, examino uma perícia com Golpear 2, preparo ela e uso no mesmo ataque. 

    3) Ferimento Amaldiçoado (Dano): Mantenha virada para cima. Se for descartar um dano virado para cima, vire-o para baixo em vez disso. 

    E se eu for descartar a própria carta Ferimento Amaldiçoado? O efeito dela vale e então viro ela para baixo? Ou só vale se eu for descartar outro dano. Fiquei na dúvida pois a carta não diz "se for descartar outro dano" e sim "um dano".

    4) Alguém poderia explicar o que são os bônus de alguns monstros de Elite? Eu realmente não consigo entender alguns. Exemplo:

    Bem-equipados: cada inimigo ganha vida extra e armadura extras. Os outros inimigos que já estão em jogo aumentam suas vidas/armaduras ou o limite deles? Ou os inimigos que virão? Eu não entendi nada.

    Campeão Orc: quando este monstro ataca, o dano e medo dele são aumentados. Também não entendi nada

    Entre outros... Existe algum tópico ou documento que explique todos os bônus?

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  • dydimocosta
    106 mensagens MD
    avatar
    dydimocosta09/01/24 13:45
    dydimocosta » 09/01/24 13:45

    1. Jogou certo.

    2. Jogou certo. Algumas cartas desse jogo parecem ser inocentes, fracas e até inúteis, mas podem ter um efeito devastador se usadas no "timming" e da forma correta. Veja esse exemplo que você citou: uma única carta (e uma bem básica e simples) mudou o cenário de uma jogada desastrosa de apenas UM sucesso para uma jogada de DOIS sucessos + DOIS acertos!! Isso é quase um CRÍTICO (se existisse isso nesse jogo)!!

    3. Vale para qualquer dano virado para cima, inclusive o próprio Ferimento Amaldiçoado.

    4. Essa é uma das (poucas) coisas ruins desse jogo: ele não explica muito bem essas "habilidades" de alguns inimigos (geralmente os do tipo Elite e do tipo Chefe), mas para quem é observador, é possível perceber as diferenças.
    Essas habilidades (bônus) se aplicam APENAS à criatura, ou grupo de criaturas, que as possui (ou o Elite ou o Chefe), não se aplica aos outros que não pertencem ao "esquadrão". 

    O primeiro exemplo que você citou: Bem Equipado: mais vida e mais armadura APENAS para a criatura que possui a habilidade. Suponhamos que a criatura é um Goblin (não me lembro exatamente dos stats dele), mas digamos que eles têm dois de vida e um de armadura, cada, normalmente. Se aparecer um Elite Goblin com a habilidade Bem Equipado, ele terá quatro de vida e dois de armadura (não me lembro se essa habilidade aumenta um número fixo +1, +2, +3 etc ou se é calculado dobrando, triplicando etc os stats), mas é isso, o bicho é mais difícil de matar.

    O segundo exemplo que você citou: Campeão: mais dano e mais medo causados pela criatura que possui a habilidade. Mais uma vez, citando os Goblins, que se não me engano (não me lembro dos stats deles), causam ou 2 de dano, ou 2 de medo ou 1 de dano + 1 de medo. O Goblin Campeão vai causar mais, tipo ou 4 de dano, ou 4 de medo ou 2 de dano + 2 de medo (também não me lembro se o acréscimo é fixo ou é em proporção para os danos).

    Depois de perceber e de aprender isso, fica claro que Elites e Chefes, nesse jogo, são perigosos!! Portanto, ataque-os rapidamente (antes que eles tenham oportunidade de atacá-lo) e de preferência, em grupo e à distância!!




    1
  • hscharper
    36 mensagens MD
    avatar
    hscharper09/01/24 14:28
    hscharper » 09/01/24 14:28

    Obrigado @dydimocosta. 


    Agora faz todo sentido quanto aos monstros. Então o tipo de criatura sempre vem com a mesma quantidade de vida/armadura/feitiçaria. Se o jogo quer dificultar, ele bota ela como Elite e usa os bônus pra diferenciar do mesmo tipo comum.

    Eu joguei muito Mansions, onde o mesmo monstro não tem pontos de vida "padrão", depende do time da missão, dificuldade, número de jogadores... Então tava jogando SdA achando que era a mesma coisa, mas agora faz todo sentido.

    Isso abre brecha até para decidir se provoca ou não, e interage com um token, porque já sabe previamente o máximo de dano/medo que o inimigo causa. Vi aqui no BGG que que já listaram tudo isso pra todos os monstros. Não sei se é legal isso. Acho que é legal ir jogando e conhecendo e tentando entender e decorar os "padrões" de cada monstro.

    0
  • dydimocosta
    106 mensagens MD
    avatar
    dydimocosta09/01/24 15:32
    dydimocosta » 09/01/24 15:32

    hscharper::Obrigado @dydimocosta. 


    Agora faz todo sentido quanto aos monstros. Então o tipo de criatura sempre vem com a mesma quantidade de vida/armadura/feitiçaria. Se o jogo quer dificultar, ele bota ela como Elite e usa os bônus pra diferenciar do mesmo tipo comum.

    Eu joguei muito Mansions, onde o mesmo monstro não tem pontos de vida "padrão", depende do time da missão, dificuldade, número de jogadores... Então tava jogando SdA achando que era a mesma coisa, mas agora faz todo sentido.

    Nunca joguei Mansions of Madness, mas sei que os aplicativos dele e do Jornadas na Terra Média são meio que primos, com muitas semelhanças.

    Sei que no Jornadas na Terra Média, os pontos de vida, de armadura e de dano das criaturas são fixos, de acordo com cada criatura. Se em Mansions of Madness os stats dos inimigos variam de acordo com o número de jogadores e a dificuldade, no Jornadas na Terra Média, essas variações se dão no número de inimigos, no tipo de inimigo, na frequência de aparições e, se não me engano, na trilha de escuridão (o tempo passa mais rápido e/ou os jogadores têm menos tempo para resolver a missão).

    1
Responder
O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média - Dúvidas de Momento e Dano
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