Produtora: Fantasy Fligth Games
Numero de Jogadores: 2 a 5
Duração: 120 Minutos
Ranking da Ludopedia: 49
Ranking na Boardgames Geek: 171
Minha Nota para o Jogo: 8.0
Olá galera, de volta com mais uma resenha para vocês, dessa vez com um dos jogos que eu possuo e que acho mais interessante, o Mansion of Madness, um jogo ambientado no universo de H.P. Lovecraft onde investigadores terão que solucionar vários problemas durante a partida para resolver um caso. O jogo é para 2 a 5 jogadores, onde pelo menos um desses jogadores deve assumir o papel do keeper (jogador que controla os monstros) e os demais ficam com o papel dos investigadores. A partida do jogo tem uma duração média de 2 horas, podendo variar dependendo da missão. O jogo foi lançado pela Fantasy Flight.
Temática
Em Mansion of Madness os jogadores assumem o papel de investigadores que vão tentar impedir os planos malignos do keeper, que pode ser levar os jogadores a insanidade total até a realização do fim do mundo. O keeper coloca medo e pânico nos jogadores através de cartas e hordas de monstros no cenário onde eles estão jogando.
O jogo cria uma história envolvente e que de acordo com as decisões dos jogadores pode desenrolar-se de muitas maneiras diferentes e emocionantes.
Mecanicas
O jogo possui muitas mecânicas, mas acredito que as principais são os personagens com diferentes habilidades e o jogo em equipe.
Inicialmente quando um jogador escolhe um investigador para jogar ele deve escolher entre dois arquétipos, cada um possuem habilidades e equipamentos inicias diferentes, essa escolha e bem importante no começo do jogo, pois pode fazer uma diferença boa dentro do jogo.
E a mecânica mais importante no jogo e o jogo em equipe, meu amigo se os jogadores não colaborarem uns com os outros nesse jogo, eles nunca vão ganha nenhuma partida contra um keeper experiente, então e sempre bom uma boa colaboração entre os jogadores.
Objetivo
Cada grupo de jogadores possui um objetivo próprio, os jogadores que assumiram o papel dos investigadores devem coletar pistas e itens para resolver o enigma da missão e assim vencer o keeper, por sua vez, o keeper deve tentar impedir de todas as maneiras possíveis que os jogadores consigam estragar os seus planos antes do tempo. Os investigadores jogam em grupo e podem trocar informação durante todo o jogo, e caso consigam derrotar o keeper todos compartilham da vitória. Já o keeper é um jogador solitário, ele joga sozinho com as suas cartas de efeitos e suas hordas de monstros, ele deve tentar ganhar tempo suficiente para que os seus planos sejam completados com sucesso.
Sequência do Turno
O jogo é dividido em duas etapas, a fase dos investigadores, onde cada um dos investigadores vai poder fazer as ações dos seus personagens em jogo, e a fase do keeper, onde ele vai poder movimentar as suas criaturas e poder jogar as suas cartas de ações. A sequência de ações de cada grupo de jogadores está descrita brevemente abaixo.
Ações dos jogadores
Os jogadores possuem no começo do seu turno duas ações de movimento e uma de ação, as duas ações de movimento podem ser usadas para mover os investigadores de uma área para outra dentro do jogo, já a fase de ação pode ser usada de várias formas diferentes descritas abaixo.
Ação Correr: o jogador pode se movimentar novamente seguindo as regras de movimento padrão.
Ação Habilidade de carta: o jogador pode usar uma habilidade de seu investigador.
Larga Itens: o jogador pode jogar itens que ele possui na área onde ele está.
Ação de Ataque: o jogador pode atacar uma criatura que esteja em sua área de ação (dependendo da arma que ele está usando) usando as regras de combate.
Ação de Exploração: o jogador pode explorar uma área onde ele está, a quantidade de vezes que o jogador pode explorar um local é determinada pela quantidade de cartas no local.
O turno de ação do keeper já segue uma linha diferente dos jogadores investigadores, as ações que ele pode fazer são determinadas pelas suas cartas de ações, que são entregues a ele no começo da missão, ele só poderá fazer ações a partir destas cartas ou jogando as suas cartas de trauma e mythos, a sequência de turno do keeper está descrita brevemente logo abaixo.
Etapa de Negociação dos investigadores: logo no começo do turno do keeper, os investigadores na mesma área de jogo podem trocar itens entre eles. Os dois jogadores devem estar cientes da negociação e devem querer fazê-la.
Etapa de receber tokens de ameaça: o keeper recebe um número de tokens de ameaça igual ao número dos jogadores investigadores.
Etapa de ação: o keeper gasta seus tokens de ações para realizar ações das suas cartas de ações.
Etapa de ataque: o keeper ataca com cada um dos monstros que esteja no mesmo espaço com um investigador.
Etapa de evento: o keeper coloca um token de tempo na carta de evento.
A fase de ação é bem complexa, com muitas opções de ações tanto para os investigadores quanto para o keeper, isso pode atrapalhar bastante quando se está aprendendo o jogo, fazendo com que o manual na página de ações esteja sempre de lado da mesa nas primeiras partidas. Esse jogo é altamente não recomendado para jogadores iniciantes, de maneira alguma coloque um jogador que tenha pouco conhecimento para jogá-lo logo de cara.
Investigadores
O jogo base vem com 8 investigadores diferentes, cada um desses investigadores tem uma miniatura para representá-lo dentro do jogo, além de vir com dois arquétipos diferentes para serem escolhidos para jogar. Os arquétipos dos investigadores que podem ser escolhidos no começo pelos jogadores trazem habilidades e equipamentos iniciais diferentes, podendo fazer uma diferença considerável dentro do jogo, de acordo com a missão que os jogadores estão jogando.
Miniaturas dos investigadores (elas não vem pintadas).
Alem dos arquétipos que os jogadores podem escolher no começo de uma partida, cada investigador tem uma carta com seus atributos básicos, que são a sua sanidade, saúde e pontos de habilidades. Esses atributos serão sempre iguais independente de qual arquétipo o jogador tenha pego no começo do jogo.
Cartas de Investigador.
Cada investigador é bem direcionado a algum tipo de função dentro do jogo, então é sempre bom manter um equilíbrio entre o grupo para iniciar uma partida, pois muitas vezes vai ser preciso um investigador com mais capacidade em achar as coisas e outras vezes vai ser necessário ter um investigador com mais capacidade ofensiva para derrotar as criaturas, tente sempre fazer um grupo o mais equilibrado possível.
Setup inicial de um investigador com sua miniatura, e cartas de arquétipo escolhidas.
As Criaturas
O jogo base vem com 24 miniaturas de criaturas de 9 tipos diferentes, cada uma dessas criaturas vem com uma base onde pode ser encaixada a miniatura, um token com a descrição do seu ataque e valor de pontos de vida, e um pequeno gancho para encaixar os danos recebidos pela criatura.
Algumas miniaturas das criaturas.
Nem sempre serão usadas todas as criaturas durante uma partida (na verdade acho que nunca serão usadas todas elas na mesma partida), e quando uma criatura é colocada em jogo você deve pegar um token da criatura e encaixar na base dele, nesse token tem o valor de pontos de vida da criatura e a descrição do seu ataque, cada criatura possui mais de um tipo desses tokens, podendo dá uma variação de ataques e vida de um para outro, o que torna o jogo bem mais diversificado.
Uma breve visão de todas as miniaturas de criaturas do jogo.
As criaturas do jogo são divididas em três tipos diferentes, horror, fera e humanoide, cada um desses tipos de criaturas tem um deck com cartas para combate que devem ser reveladas quando se está em combate contra um investigador.
Miniaturas de monstros pintadas.
Cartas (muuuuuuuitas cartas)
O jogo possui muitas cartas de vários tipos e tamanhos diferentes, e quando eu digo muitas cartas são muitas mesmo, um total de 350 cartas entre feitiços, exploração, itens iniciais, características, bloqueio, obstáculos, mythos, trauma, combate, investigador, eventos, ação keeper e objetivos.
Geralmente eu tento descrever um pouco de cada um dos tipos de cartas que vem dentro das caixas do jogo, mas como nesse caso, além de serem muitas cartas, também são muitos tipos, então vou dá uma breve descrição de algumas cartas apenas, vou deixar passar algumas, não que elas não sejam importantes dentro do jogo, só estou tentando diminuir um pouco a resenha que iria ficar muito grande caso eu fosse descrever como funciona cada tipo de carta.
Cartas de Exploração
As cartas de exploração são os itens que os investigadores adquirem durante uma partida, os itens podem variar muito entre tomos, armas, pistas para se resolver o enigma da missão, entre outras coisas.
Cartas de Feitiços
Alguns investigadores já podem começar o jogo com cartas de feitiços, outros feitiços podem ser conseguidos durante o jogo. As cartas de feitiços ajudam os investigadores de várias formas diferentes, como fornecendo bônus a eles ou prejudicando algum inimigo.
Cartas de Mythos e Traumas
As cartas de mythos são acontecimentos sobrenaturais que o keeper pode usar contra os jogadores durante uma partida. Já as cartas de traumas são selões ou loucuras que também podem ser lançadas pelo keeper para dificultar ainda mais a partida dos investigadores.
Cartas de Combate
As cartas de combates são divididas em 3 tipos diferentes, um tipo para cada tipo de criatura que existe no jogo (Bestas, humanoides e horror). Sempre que uma criatura ou investigador entrar em combate ele deve puxar uma carta do tipo correspondente ao que ele está enfrentando, a carta é dividida em duas partes, uma para a descrição de ataque do investigador e outra para descrever o ataque do monstro.
Cartas de Ações Keeper
As cartas de ações keeper são basicamente as ações possíveis que o keeper pode usar durante uma partida, sempre que uma aventura for montada o keeper deve separar quais as cartas de ação keeper estão disponíveis para aquela missão, cada carta de ação keeper fornece a ele uma forma de agir diferente, como a invocação de criaturas, possibilidades de jogo de traumas e mythos, entre muitas outras formas de ações.
Tiles da Mansão
Para mim essa é uma das partes mais legais do jogo, os tiles de mansão são muito bonitos e repletos de detalhes e com uma possibilidade muito grande de maneiras que podem ser montados. O livro básico vem com 5 missões que podem ser jogadas de várias formas diferentes, mas um jogador experiente pode inventar e fazer muitas outras missões.
Uma tile da mansão.
Ao total vêm 15 tiles dupla face para montar um cenário de interior e exterior de uma mansão, podendo ser feitas inúmeras formas para missões customizadas por jogadores.
Mais alguns tiles da mansão.
Tokens
Além de muitas cartas o jogo também possui uma grande quantidade de tokens de vários tipos, assim como as cartas não vou detalhar para que serve cada token, pois deixaria muito extensa a resenha, mas vou dá uma pequena detalhada em alguns aqui para vocês.
Token de Dano e Horror
Assim como em praticamente todos os jogos de Love Craft, os investigadores podem chegar ao seu fim trágico de duas maneiras, pelos danos físicos sofridos ou pela sua sanidade sendo arrancada até a última gota. Na caixa básica vêm tokens para os dois tipos de danos que os investigadores podem sofrer durante uma partida.
Caixa organizadora com varios dos tokens do jogo.
Marcadores de Sala
Os marcadores de sala são basicamente uma variedade de marcadores que podem ser incluídos durante uma missão, esses marcadores podem ser cadáveres, baús, armários e altares. Cada um desses marcadores servem de maneiras diferentes dentro do jogo, conforme a missão que esteja sendo jogada.
Tokens de salas.
Peças de Enigmas
Outra parte do jogo que me chamou muito atenção foram os enigmas que vêm nele, os investigadores ocasionalmente vão encontrar pelo seu caminho vários enigmas que deverão ser solucionados para que novas cartas e locais possam ser explorados. Os investigadores terão que resolver por completo o enigma, para que esses novos locais ou objetivos fiquem disponíveis para eles explorarem.
Existem 3 tipos principais de enigmas, os enigmas de fios, onde os investigadores deverão interligar uma sequência de fios da mesma cor de uma caixa de força a outra caixa de força; enigmas de pinturas, que basicamente consiste em os jogadores montarem uma figura específica, a quantidade de peças de uma figura pode variar de um enigma para outro tornando-o mais difícil; e por último, há o enigma de runas, onde basicamente na base do enigma o jogador vai ter duas runas e os investigadores vão ter que fazer uma ligação de runas iguais sempre adjacentes uma a outra, da base até a ponta do enigma de runas.
Tokens de enigma de fios.
Tokens de um dos tipos de enigmas de imagens.
Tokens de enigma de runas.
Componentes do Jogo
O jogo é repleto de ótimos componentes, como de costume do padrão Fantasy Flight Games. A caixa do jogo é do tipo das caixas grandes de jogos da empresa (seguindo o tamanho de Gear of War, Zombicide e dos boards de D&D), o jogo tem muitos, muitos e muitos componentes, chegando a ficar muito complicado até de guardá-los depois de destacados, componentes que muitas vezes chegam a não serem usados em algumas missões, mas mesmo assim estão lá para quando for necessário.
Miniaturas dos investigadores.
As miniaturas do jogo são um show à parte, são muito bonitas, bem-acabadas e de um material muito bom. As criaturas em especial são muito bonitas, ricas em detalhes, o que dá uma cara muito interessante ao jogo logo de cara, deixando a mesa sempre muito chamativa durante uma partida.
Tiles da mansão.
As peças de tiles da mansão são outro ponto forte do jogo. Como conheço poucos jogos que tenham tiles seguindo esse estilo, com interior de uma grande construção, as tiles são repletas de detalhes e muito bonitas visualmente, com cores muito bem encaixadas e ilustrações de um padrão muito bonito.
Mesa montada para jogar.
Por último, vamos falar da arte do jogo, que como de costume dos jogos da linha é muito bacana, para mim não chega a ser as melhores ilustrações do tema, acredito que as do Eldricht Horror sejam melhores que a do Mansion, mas isso não implica em nada na jogabilidade. As tiles do jogo, como já disse acima, são uma obra prima, todas as tiles têm uma arte muito bacana chegando a encher os olhos quando o mapa da mansão está montado.
Visão geral dos componentes.
Considerações Sobre o Jogo
Mansion of Madness é para mim um dos melhores jogos (se não for o melhor) baseado na obra de Love Craft, a imersão no jogo quando se está jogando é muito grande, bem melhor que a do Eldricht Horror e Elder Sign (não cheguei a jogar o Arkhan Horror). Sempre quando jogamos aqui no grupo, os jogadores ficam realmente aflitos quando algo está para ser invocado pelo keeper ou quando cartas de traumas e mythos são jogadas, a tensão está sempre presente em todos os momentos da partida, fazendo os jogadores se sentirem sempre em clima de investigação e na tensão de não dar de cara com criaturas do outro mundo.
No entanto, por mais que Mansion of Madness seja um dos melhores jogos no estilo, ele tem os seus problemas, assim como todos os jogos, começando pelo seu setup inicial, que acredito que seja um dos maiores no mundo dos boardgames. Sempre que nós marcamos de jogá-lo eu começo a montar o setup uns 30 minutos antes do pessoal chegar, pois é realmente muito demorado, chegando a ser exaustivo em alguns momentos, isso para mim é um ponto muito negativo no jogo, e muitas vezes já cheguei a deixar de jogá-lo quando lembrava que tinha que montar todo aquele setup demorado.
Um outro ponto negativo para mim é a quantidade excessiva de componentes no jogo, em alguns momentos você pode se perder em meio a tantos componentes que o jogo lhe fornece, isso pode atrasar um pouco as partidas que já são bem demoradas, mas a organização em caixas organizadores pode facilitar um pouco a sua vida quanto a isso, pois é bem complicado lidar com a grande quantidade de componentes desse jogo.
Por fim, Mansion of Madness não é de maneira alguma um jogo para iniciantes, e algumas vezes nem mesmo para jogadores intermediários, a sua quantidade de regras pode confundir até a cabeça de jogadores bem experientes. Aqueles jogadores que conhecem muitos jogos, mas que muitos deles sejam partygame ou algo com regras bem simples ainda vai sentir alguma dificuldade com a quantidade de regras que o jogo fornece logo de cara para ele, então mantenha esse jogo longe de qualquer jogador iniciante.
P.S.: eu tenho todas as expansões do jogo, e assim que possível eu vou começar a fazer um laboratório do mestre detalhando mais algumas delas, aguardem!