Recentemente entrei para o universo dos RPG, nunca tinha tido nenhum contato prévio, minha infância era em uma cidade do interior de 12mil habitantes, e eu nunca tive conhecimento de ninguem na decada de 90 e 2000 que jogasse por lá. Então RPG sempre foi um misterio para mim.
Ai meu filho nasceu, comecei a ler muito sobre o uso do RPG para o estimulo a imaginação de crianças, entrei no ranking da ludopedia, vi qual era o melhor rpg, era o Old Dragon, e fui atrás de mais detalhes, e me encantei.
Inicialmente tentei ficar só com os pdf gratuito, mas não aguentei, e hoje já tenho todos os livros kkkkkkk
Mas aonde surgi a Arvore Morta nessa historia? Assim que comecei a ler e estudar as aventuras, os cenários para mestra para minha esposa, minha irmã e o marido dela, comecei a procurar aventuras interessantes, e o cenário de Valansia me atraiu demais. Planejava começar com o TU1 A Última Caravana do Outono, porém, eu achava que faltava algo no começo, os aventureiros não iriam estar em uma vila no meio do nada atoa, algo os tinha que levar para lá.
E ai, tive a ideia de todos começarem na capital do Ducado de Vanória, se encontrarem em uma Taverna, partirem para o norte, e assim as coisas irem acontecendo. E nisso, consegui encaixar a aventura da Arvore Morta como praticamente o início dessa campanha.

Após mestrar, comecei a escrever a historia que havia desenvolvido, como encaixei a aventura original, e modifiquei, e serão essas modificações que trago aqui para vocês hoje.
Com a modificação que eu fiz, transformei a aventura original que havia sido escrita para o OD1, para o OD2, tornando-a compatível com essa nova versão. Usei a IA do deepdreamgenerator para gerar essa nova imagem, para a capa do aventura. E todo o arquivo está disponível para
download aqui.
Nesse arquivo você encontrará além do pdf da aventura, os mapas para impressão, os monstros, os herois, e fichas de personagens prontos.
Na aventura, as modificações que fiz em relação à aventura clássica original foram os seguintes:
- Premissa e abordagem inicial para justificar os aventureiros irem para a cidade para investigarem o sumiço das criança.
- Posicionei a aventura dentro do cenário/mapa de Valansia.
- Ajustei alguns testes e descrições no texto para ficarem mais Específicos e melhor contextualizado com a aventura como um todo.
- Atualizei os monstros utilizados nessa missão, para serem monstros do OD2.
- Alterei o deus antigo caótico da aventura, que inicialmente era o Cthulhu, e coloquei o Orcus, divindade de oposição a Artheus, da mitologia de Valansia.
- Especifiquei como seria a abordagem do Kobold valentão Turok e os seus capangas, para não ficar muito genérico.
- Especifiquei como funcionará a aderência de um dos fungos do cenário nas mãos do aventureiro, quais as consequências e como se livrar.
- Especifiquei detalhes sobre como seriam as armadilhas das gosmas de dentro das estatuas do Templo do nivel 3.
- Aprimorei o tesouro encontrado no lago de piranhas, e não o deixei tão roubado e forte, porém, muito interessante, mas com um requisito.
- Detalhei como é o cenário do Inferno, local do confronto final.
- Criei mais um monstro novo para o Bestiário do OD2, que são as Ooze Incandescente, presentes no Inferno.
- Possibilidade de encontrar pergaminhos de magia em uma das ilhas do Inferno.
- Criei a finalização da aventura, como funciona o processo final de resgate das crianças.
- Como serão as recompensas recebidas no final da missão.
- Um link para a aventura subsequente, criando assim uma Campanha por Valansia.
- Alterações das magias do chefão final, Khalathor, que não mais existem no OD2, por isso Toque Chocante foi alterado para Toque Sombrio, e Névoa Fétida alterada para Névoa Mortal. As demais se mantiveram.
Ficou muito dinâmico tudo, e com as conexões para a continuidade da aventura, muito mais envolvente.
Se mestrar essa versão na sua mesa, conte aqui o que achou