Olá Thiago, tudo bem?
Sim, como você disse, o jogo foi testado centenas de vezes e em determinado ponto, ainda no começo, nós percebemos que fazia mais sentido os salários serem pagos no final do dia de trabalho (que era uma prática comum para trabalhadores contratados por período não determinado). O rendimento, por sua vez, era gerado somente no começo do dia seguinte.
Por uma questão de fluxo do jogo, nós trouxemos o rendimento do começo do dia seguinte para o final do dia, justamente porque facilita para os jogadores o fluxo do jogo e não confunde os jogadores que poderiam esquecer de pegar a tenda final na última rodada, ou poderiam pegar a renda erroneamente na primeira rodada, que não tem renda inicial (que já começa com 20 réis).
Você então poderia interpretar da seguinte maneira: cada jogador começa o jogo com 15 moedas e já recebe uma renda de 5 no começo do dia. Nas rodadas seguintes, sempre recebe a renda antes de começar a rodada. Na última rodada, ainda recebe uma renda adicional, como se fosse começar uma 13a rodada.
Não é mais fácil nesse caso só pegar a renda no final de cada rodada e acabou? O fluxo do jogo fica mais simples e mais difícil de ser esquecido. 