Boa dia pessoal,
semanas atrás estava eu aqui me ambientando no RPG, sem saber o que fazer para começar, perdidão mesmo. Porém, nada como a internet, vídeos, e um pouco de leitura, e nesse meio tempo aprendi a mecânica, e já comecei algumas aventuras para minha esposa, minha irmão e o marido dela, e junto a isso, uma construção de cenário com as aventuras em sequência, criando assim uma Campanha e construção de cenário, dentro do mapa de Valansia, que é o cenário original do OD2.
Sem mais delongas, deixe-me fazer a apresentação da Campanha, e como você também pode mestrar essa aventura gradativa construtiva, aonde os jogadores terão que começar a pensar no cenário, no mapa, meios de ir para um canto ou outro, buscando informações nas vilas e cidades.

Com o trecho acima do mapa de Valansia, e sabendo que Vanória é conhecida como a Cidade dos Aventureiros, defini como o ponto de partida da Campanha.
No momento de criação dos personagens, falo para os jogadores que eles estão em Vanória, porém, precisam de um motivo para saírem da cidade rumo ao norte, sejam fugindo, sejam buscando tesouros ou aventuras, enfim, criatividade de cada um.
Logo na saída norte de Vanoria, no Distrito dos Anões, fica localizada a Taverna "Pulo da Cobra", e os aventureiros se encontram lá, e a partir daí, definem que seguiram ao norte para uma aventura.
Por volta de 12km ao norte de Vanória, seguindo na trilha principal, em uma encruzilhada, veem um carroça lotada de mulheres e crianças, várias delas chorando e rezando. Ao ser abordados pelos aventureiros, o condutor da carroça informa que essa já é terceira viagem que faz essa semana, pois as famílias estão muito preocupadas e temerosas pelos seus filhos, já que crianças de 1 a 4 anos estão desaparecendo. Não se sabe ao certo se estão sendo sequestradas, assassinadas, ou simplesmente fugindo, porém, os pais estão muito preocupados, e abandonando a vila com sua família, para evirar o pior.
COM ISSO TEMOS A DEIXA PARA INICIAR COM A PRIMEIRA AVENTURA DESSA CAMPANHA, A AVENTURA DO OLD DRAGON DAY 2011, A CLÁSSICA A ÁRVORE MORTA DOS KOBOLDS INFERNAIS.
Nesse arquivo aqui você encontrará a conversão da aventura para o Old Dragon 2ª edição, com vários ajustes necessários, exatamente para inclui-la na Lore de Valansia.
Se os aventureiros quiserem ajudar as famílias, eles estão desviam da trilha, para a direita, rumo as montanhas, em por volta de 3km da encruzilhada, chegam na pequena Vila, e a aventura começa, conforme está no arquivo.
Para fins de localização no mapa, como mostrado na imagem acima, quando os aventureiro forem atrás da árvore morta, ela estará nas montanhas a cerca de 3km à noroeste da Vila,
PS: Resolvi começar com essa aventura, porque vai apresentar alguns monstros e inimigos bem interessantes para a Lore. E mesmo tendo uma alta taxa de mortalidade de aventureiros, por ter pontos bem sérios, ela foi nivelada para o Nível 1, então caso algum aventureiro venha a morrer, é só o jogador construir outro, e ingressar na aventura de novo.
Após a conclusão dessa aventura, e caso os aventureiros saiam vitoriosos resgatando as crianças, chegarão na cidade, serão recompensados pelo administrador da vila, e um dos pais, os chamará em um canto. Em um local secreto, lhes entregará um mapa, rabiscado em um pedaço de casca de árvore. E lhes falará: "Demorei anos para localizar esse Templo Perdido, na Floresta de Cogumelos do Fungal a 12km ao Leste daqui, de uma entidade ancestral descendente do Rei Sapo, chamada Umpahnug, e que segundo lendas da região, possui tesouros inimagináveis. Acontece que na noite em que localizei a entrada, consegui abrir a porta de acesso, já era tarde da noite, e retornei para casa. Ao chegar, minha esposa me informa que meu filho havia sumido, que fora sequestrado... Achei que nunca mais o veria... Muito obrigado... Vocês salvaram a minha família... Fique com esse Templo, ele é amaldiçoado, não quero nem passar mais perto dele... Não quero correr o risco de passar por essa sensação de perder alguém da família outra vez..."
ESSA ENTÃO É A DEIXA PARA INICIAR A SEGUNDA AVENTURA DESSA CAMPANHA, PRESENTE NO FAST PLAY INTRODUTÓRIO PARA NOVOS JOGADORES, O SOLO HERÉTICO DE UMPAHNUG.
Nesse arquivo aqui você terá acesso à aventura e suas dungeons. O mestre precisará preencher alguns detalhes da história, mas fique a vontade, uma vez que o material possui pouquíssimas informações.
Para fins de localização, como mostrado no mapa da imagem acima, o Templo está à Leste da Vila, adentrando 6km nas colinas, e depois 6km para dentro da Floresta de Cogumelos, nos limites Noroeste do Fungal, próximo às margens do Rio do Ferro.
Conduza a aventura tranquilamente, ela é bem leve, sem muitos riscos, e justamente por ser uma espécie de tesouro para a equipe, já que a primeira missão foi bem desafiadora.
Após concluir, siga o descrito na finalização da aventura. Os personagens saem do Templo, por um local desconhecido, que ninguém faz a menor ideia de onde seja, começam a caminhar no meio da floresta por horas, quando encontram um fazendeiro com a sua família, encima de uma carroça repleta de cereais, e lhes informam que estão a caminho de Farleen, e que com o fim do Outono, sempre há caravanas na região, e é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro. Os aventureiros embarcam com o fazendeiro, e partem em direção a Farleen.
Chegando na Vila de Farleen, os aventureiros tomam conhecimento da presença de uma Grande Caravana, com oportunidades de trabalho e grandes recompensas.
E ESSA É A DEIXA PARA INICIAR A CLÁSSICA AVENTURA TUTORIAL, A ÚLTIMA CARAVANA DE OUTONO.
Aventura essa que pode ser encontrada aqui, já que foi lançada oficialmente, com um trabalho editorial incrível.
Para por aqui, e numa próxima sessão, vou relatando a progressão da aventura ao longo de Valansia, construindo um mapa com todos as aventuras lançadas até o momento.
Espero que tenham gostado da narração, e da construção de mundo que tenho feito!
Abraço,