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  3. The Palaces of Carrara
  4. TTZO: The Palaces of Carrara - Micro Review

TTZO: The Palaces of Carrara - Micro Review

The Palaces of Carrara
  • avatar
    Rodrigo Neves04/08/16 11:00
    avatar
    Rodrigo Neves
    04/08/16 11:00
    1716 mensagens MD

    Por: Rodrigo Neves.

          https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/045/0jg44h.png 


    Ficha do Jogo: 

    The Palaces of Carrara é um euro bacana, de baixa complexidade, dos designers Michael Kiesling e Wolfgang Kramer, famosos por jogos como El Grande, Tikal e Mexica, entre tantos outros em seus portfólios. É um jogo de construção de cidades, baseado simples disputas econômicas e ambientado no cenário medieval. Publicado em 2012 pela Hans im Glück, é possível se encontrar vez ou outra cópias em alemão dele a venda aqui pelo Brasil. Mas não se preocupe, pois é um jogo independente de idiomas. Feito para partidas de 2 a 4 jogadores, leva em torno de 1 a 2 horas uma partida, contando a explicação.


    Sinopse do Jogo:

    Palaces é um jogo de regras simples, curta duração e de explicação mediana. Os jogadores precisam comprar mármores a partir a famosa região de Carrara na Itália o mais barato possível, mas qualquer redução no preço vai beneficiar os adversários também. E seguida devemos usar nossos recursos para construir edifícios nas cidades para angariar nossos pontos de vitória ou conseguir mais dinheiro para continuar a aquisição de mármores.




    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/238/fzcx00.jpg





    Cada jogador recebe no início do jogo: 1 biombo, 7 marcadores da sua cor, 20 de dinheiro e um playboard. E em seu turno, terá direito a uma ação dentre as 3 possíveis abaixo, e ainda pode opcionalmente comprar símbolos de madeira por 10 moedas.

    • Comprar cubos;
    • Comprar edifícios;
    • Pontuar.


     


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/066/3r00kr.jpg


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/862/y9h08v.jpg



    Optando por comprar cubos, o jogador gira a roleta 1 espaço para a direita e depois completa com cubos do saco no primeiro setor, até atingir os 12 totais do mercado. Em seguida, o jogador escolhe um dos setores e pode comprar os cubos que desejar pelo preço indicado. Há setores que não têm o preço de algumas das cores, e neste caso, ele poderá ficar com esses blocos sem pagar. Os cubos comprados vão para trás do biombo.

    Certamente precisamos comprar matéria prima, que são blocos de mármore de diversas cores. O bacana é o sistema da roda de demanda, que vai abaixando os preços dos blocos rejeitados a cada negociação. Ou seja, cada vez que você compra, é obrigado a deixar todos os demais mais atrativos aos seus adversários.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/961/t9ywij.jpg


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/309/3m48ck.jpg




    É possível se construir prédios entre os abertos na oferta, nas cidades cujos mármores você tem à disposição. Optando por comprar edifícios, o jogador escolhe um dos 9 a disposição no tabuleiro principal e paga o seu custo, que pode variar de 1 a 5. A colocação do edifício faz-se em função das cores pagas, pois cada cidade admite certos tipos de cores.

    Também é possível pontuar... o grande charme do jogo. O legal é que pontuar é uma das suas ações disponíveis. É preciso escolher o momento certo para as pontuações. O jogador tem desde o início do jogo 6 marcadores em madeira da sua cor, esses marcadores servem para marcar as 6 pontuações que poderá realizar ao longo de toda a partida. Eles podem pontuar de duas formas: por cidades ou por edifícios iguais. Se o jogador optar por pontuar por uma cidade, tem ter o número mínimo exigido da cidade desejada e colocar o seu marcador de madeira sobre ela no tabuleiro principal... Isto significa que cada cidade só poderá ser pontuada uma vez, ou seja, será de quem chegar primeiro... Por outro lado, pontuar por edifício deve ser feito em seu próprio tabuleiro de jogador. Isto permite que cada um pontue seus próprios edifícios, independente dos demais jogadores. 




    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/485/vjhv6u.jpg


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/789/8tkxbd.jpg


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/573/smm1n6.jpg




    Os pontos obtidos são calculados pelo total do valor dos edifícios que o jogador tem na respetiva cidade, vezes o ícone indicado na cidade. De forma interessante, os símbolos são de pontos de vitória ou de moedas. Isto mesmo... a única forma de conseguir mais dinheiro neste jogo é pontuando nas cidades certas e abrindo mão de pontos de vitória para isto. Lindo não?!
    O jogo termina quando um dos jogadores conseguir atingir os 3 objetivos do tabuleiro de objetivos, que são:

    • Pontuar pelo menos 4 vezes;
    • Possuir 8, 7 ou 6 objetos para 2, 3 ou 4 jogadores respectivamente;
    • Atingir 30, 25 ou 20 pontos para 2, 3 ou 4 jogadores respectivamente, entre todos os edifícios já construídos pelo jogador.






    Avaliação:

    Como a duração do jogo é curta, muitos jogadores na primeira partida perdem o time e pontuam muito pouco, o que pode ser frustrante. Por isto, apesar de leve, não é um bom gateway, pelo menos na minha opinião. Bem estratégico, remete a linha de jogos clássicos do Kramer e Knizia. Boa rejogabilidade e desafiador. Fica bem apertado no planejamento com 4 jogadores na mesa.

    A versão alemã deste jogo traz uma expansão que é bem interessante, pois adiciona condições de fim de jogo variáveis e formas de pontuação extras no fim do jogo, Sem contar que será possível construir e/ou melhorar edifícios já construídos com os novos edifícios mais valiosos.  Para uma primeira partida, somente o módulo básico o jogo já encanta pela beleza e mecânicas. Há uma dinâmica que exige avaliação constante das ações dos outros jogadores. Os componentes são de boa qualidade, e a arte muito bacana. Como já li aqui no portal, se enquadraria em um categoria de "filler de luxo" para os euros.























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    Comentários:

  • Filosofo_R
    383 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R04/08/16 11:58
    Filosofo_R » 04/08/16 11:58

    Dizem que com a expansão o jogo melhora consideravelmente e fica mais interessante. Euros assim são atrativos. Kramer é um bom designer, e apesar desse ser um pouco inferior aos seus outros jogos, jogaria uma ou duas partidas dele, sem dúvida. Parabéns pela resenha!

    2
  • alex2306
    296 mensagens MD
    avatar
    alex230604/08/16 12:47
    alex2306 » 04/08/16 12:47

    Excelente resenha novamente, mas não curti esse jogo. Joguei uma vez em 2 pessase não tive uma experiência boa, quem sabe jogando mais e com mais pessoas possa mudar minha opinião.

    2
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves04/08/16 13:08
    Rodrigo Neves » 04/08/16 13:08

    Filosofo_R::Dizem que com a expansão o jogo melhora consideravelmente e fica mais interessante. Euros assim são atrativos. Kramer é um bom designer, e apesar desse ser um pouco inferior aos seus outros jogos, jogaria uma ou duas partidas dele, sem dúvida. Parabéns pela resenha!

    Obrigado meu amigo. Realmente não é um jogo fantástico ou imperdivel, mas é um bom jogo que vale a pena conhecer para quem gosta do estilo ou autor. Como você disse, vale uma partida. Abs

    2
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves04/08/16 13:15
    Rodrigo Neves » 04/08/16 13:15

    alex2306::Excelente resenha novamente, mas não curti esse jogo. Joguei uma vez em 2 pessase não tive uma experiência boa, quem sabe jogando mais e com mais pessoas possa mudar minha opinião.

    Muito obrigado pelo retorno. Sobre o jogo, eu joguei com 3 e 4 jogadores, nunca com 2 apenas, então não tenho parâmetros para comparar se existem diferenças significativas na experiência. Mas posso dizer que tiveram pessoas que jogaram comigo e não gostaram do jogo... Ele tem um tempo de pontuação diferente e o jogo termina de forma abrupta, deixando uma sensação de "coito interrompido" para quem não se programar de forma adequada. Hehe... pode ser realmente frustrante 

    2
  • thiagogowillvp
    15 mensagens MD
    avatar
    thiagogowillvp05/08/16 09:32
    thiagogowillvp » 05/08/16 09:32

    Eu tenho o jogo,mas joguei somente uma vez.ajudaria muito se as regras desse jogo estivessem traduzidas. 

    2
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves05/08/16 10:23
    Rodrigo Neves » 05/08/16 10:23

    thiagogowillvp::Eu tenho o jogo,mas joguei somente uma vez.ajudaria muito se as regras desse jogo estivessem traduzidas. 

    Em português e diagramada não tem... mas se ajudar em espanhol é possível baixar no BGG:

    https://boardgamegeek.com/boardgame/129948/palaces-carrara/files

    Existe um review em português bem completo também, do canal "Jogo Eu", de Portugal senão me engano. Bem completo:

    https://jogoeu.wordpress.com/2013/06/28/die-palast-von-carrara/

    2
  • thiagogowillvp
    15 mensagens MD
    avatar
    thiagogowillvp05/08/16 11:51
    thiagogowillvp » 05/08/16 11:51

    Rodrigo Neves::
    thiagogowillvp::Eu tenho o jogo,mas joguei somente uma vez.ajudaria muito se as regras desse jogo estivessem traduzidas. 

    Em português e diagramada não tem... mas se ajudar em espanhol é possível baixar no BGG:

    https://boardgamegeek.com/boardgame/129948/palaces-carrara/files

    Existe um review em português bem completo também, do canal "Jogo Eu", de Portugal senão me engano. Bem completo:

    https://jogoeu.wordpress.com/2013/06/28/die-palast-von-carrara/

    Muito obrigado,  ajudou bastante. 

    2
  • MarcusVss
    412 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss30/08/16 11:12
    MarcusVss » 30/08/16 11:12

    Eu tenho ele mas só joguei uma vez, mas gostei bastante. Essa questão do timing vc tem que avisar e explicar bem pra todo mundo, pq ela é o cerne do jogo. É muito interessante que o ritmo do jogo é totalmente ditado pelos jogadores, se vc ficar tentando pontuar demais enquanto alguém está correndo pode não dar tempo de fazer valer seu planejamento. E as cartas de objetivos e pontuação variadas parecem deixar cada partida realmente muito diferente uma da outra.

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves28/11/16 16:38
    Rodrigo Neves » 28/11/16 16:38

    MarcusVss::Eu tenho ele mas só joguei uma vez, mas gostei bastante. Essa questão do timing vc tem que avisar e explicar bem pra todo mundo, pq ela é o cerne do jogo. É muito interessante que o ritmo do jogo é totalmente ditado pelos jogadores, se vc ficar tentando pontuar demais enquanto alguém está correndo pode não dar tempo de fazer valer seu planejamento. E as cartas de objetivos e pontuação variadas parecem deixar cada partida realmente muito diferente uma da outra.

    "É muito interessante que o ritmo do jogo é totalmente ditado pelos jogadores"... cara, perfeito apontamento. E disse tudo, se o dono do jogo não explicar muito bem sobre o timing, vai acabar frustrando a galera ao fim da partida, aquela sensação de cortar o barato exatamente na hora do climax. Hehehe 

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